Muita gente ainda tem dúvida se o consórcio de carros é um bom investimento, principalmente diante de tantas possibilidades de aquisição de veículos existentes no mercado hoje em dia.
Se você também já fez esse questionamento, apresentamos ao longo deste post as 5 principais razões pelas quais o consórcio é, sim, uma excelente forma de aplicar o seu dinheiro com eficiência. Veja só por quê!
Um investimento, num sentido mais amplo, não precisa ser encarado apenas como um ativo financeiro, que faz o dinheiro render. Na verdade, se você “deixa de perder” recursos, por ter feito uma compra econômica, significa que poderá usar a quantia poupada para outras atividades. Logo, a utilização eficiente do dinheiro mostra que o consórcio de carros é um bom investimento.
Como você talvez já saiba, o consórcio não tem juros, justamente por ser uma espécie de poupança coletiva, em que várias pessoas se unem para somar forças e adquirir bens ou serviços. Nesse caso, o consorciado só paga uma taxa à administradora do grupo, para que ela cuide dos trâmites necessários para o funcionamento do plano.
No fim das contas, o carro comprado por consórcio sai por um preço bem abaixo do que se tivesse sido financiado.
A duração do plano de consórcio é escolhida pelo comprador e pode ter vários prazos, como 12, 24, 36, 48 meses, etc. Como num período mais estendido existe o efeito da inflação, é indispensável que a carta de crédito não perca o poder de compra.
Por esse motivo, a administradora faz os cálculos necessários para que o plano contemple o valor de mercado do bem. Para tanto, podem ser feitos reajustes nas parcelas, conforme condições previstas em contrato. Desse modo, o consorciado terá a certeza de que será capaz de adquirir o sonhado automóvel, seja qual for o prazo do plano.
Muitas pessoas não consideram o consórcio como opção de compra de um veículo, por acreditarem que vão demorar muito a ter a posse do bem. Entretanto, na prática, não é bem assim. Isso ocorre porque existe a possibilidade de se antecipar a contemplação, por meio de lance.
Nesse caso, é como se o indivíduo pagasse parcelas adiantadas do plano. Tal condição é muito útil, principalmente quando se recebe uma renda extra, como férias, 13º salário, etc.
Muita gente não consegue adquirir patrimônio próprio pelo fato de não dispor de todo o dinheiro para comprar os bens, principalmente os duráveis, como veículos e imóveis.
Nesse sentido, o consórcio de carros é um bom investimento porque a pessoa não precisa ter uma entrada para começar a realizar o sonho de ter um automóvel, já que fará a aquisição em parcelas.
Mais um benefício do consórcio é o uso da carta de crédito para pedir descontos nas concessionárias, pois ela equivale a um pagamento à vista. Além disso, o consorciado pode utilizar até 10% do valor da carta para despesas relacionadas à aquisição, como registro do bem nos órgãos competentes.
Depois de conhecer essas vantagens, você se convenceu de que o consórcio de carros é um bom investimento? Entre em contato, então, com a equipe da Rodobens e veja como é fácil começar a adquirir o seu automóvel!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.
Comentários