Muita gente ainda tem dúvida se o consórcio de carros é um bom investimento, principalmente diante de tantas possibilidades de aquisição de veículos existentes no mercado hoje em dia.

    Se você também já fez esse questionamento, apresentamos ao longo deste post as 5 principais razões pelas quais o consórcio é, sim, uma excelente forma de aplicar o seu dinheiro com eficiência. Veja só por quê!

    1. Custos menores

    Um investimento, num sentido mais amplo, não precisa ser encarado apenas como um ativo financeiro, que faz o dinheiro render. Na verdade, se você “deixa de perder” recursos, por ter feito uma compra econômica, significa que poderá usar a quantia poupada para outras atividades. Logo, a utilização eficiente do dinheiro mostra que o consórcio de carros é um bom investimento.

    Como você talvez já saiba, o consórcio não tem juros, justamente por ser uma espécie de poupança coletiva, em que várias pessoas se unem para somar forças e adquirir bens ou serviços. Nesse caso, o consorciado só paga uma taxa à administradora do grupo, para que ela cuide dos trâmites necessários para o funcionamento do plano.

    No fim das contas, o carro comprado por consórcio sai por um preço bem abaixo do que se tivesse sido financiado.

    2. Valor atualizado do bem

    A duração do plano de consórcio é escolhida pelo comprador e pode ter vários prazos, como 12, 24, 36, 48 meses, etc. Como num período mais estendido existe o efeito da inflação, é indispensável que a carta de crédito não perca o poder de compra.

    Por esse motivo, a administradora faz os cálculos necessários para que o plano contemple o valor de mercado do bem. Para tanto, podem ser feitos reajustes nas parcelas, conforme condições previstas em contrato. Desse modo, o consorciado terá a certeza de que será capaz de adquirir o sonhado automóvel, seja qual for o prazo do plano.

    3. Possibilidade de antecipar a contemplação

    Muitas pessoas não consideram o consórcio como opção de compra de um veículo, por acreditarem que vão demorar muito a ter a posse do bem. Entretanto, na prática, não é bem assim. Isso ocorre porque existe a possibilidade de se antecipar a contemplação, por meio de lance.

    Nesse caso, é como se o indivíduo pagasse parcelas adiantadas do plano. Tal condição é muito útil, principalmente quando se recebe uma renda extra, como férias, 13º salário, etc.

    4. Compra programada

    Muita gente não consegue adquirir patrimônio próprio pelo fato de não dispor de todo o dinheiro para comprar os bens, principalmente os duráveis, como veículos e imóveis.

    Nesse sentido, o consórcio de carros é um bom investimento porque a pessoa não precisa ter uma entrada para começar a realizar o sonho de ter um automóvel, já que fará a aquisição em parcelas.

    5. Poder de barganha da carta de crédito

    Mais um benefício do consórcio é o uso da carta de crédito para pedir descontos nas concessionárias, pois ela equivale a um pagamento à vista. Além disso, o consorciado pode utilizar até 10% do valor da carta para despesas relacionadas à aquisição, como registro do bem nos órgãos competentes.

    Depois de conhecer essas vantagens, você se convenceu de que o consórcio de carros é um bom investimento? Entre em contato, então, com a equipe da Rodobens e veja como é fácil começar a adquirir o seu automóvel!