Por mais que muita gente não saiba, é possível sim fazer um consórcio de carros seminovos. E pode acreditar: essa oportunidade de compra de um automóvel pode ser bastante vantajosa. Você talvez já saiba, porém não custa lembrar que o carro seminovo tem como grande vantagem o fato de ter passado pela fase mais acentuada da depreciação, que é mais gravemente sentida nos modelos novos.
Tendo como características até 3 anos de uso, único proprietário e média de 15 mil quilômetros rodados anualmente, o veículo seminovo proporciona uma excelente relação entre custo e benefício tanto para quem quer trocar de carro como para quem vai adquirir o primeiro. Mas como escolher o melhor consórcio para a sua realidade a fim de realizar esse sonho? Pois é o que você vai descobrir a partir de agora!
É provável que você já tenha visto que o consórcio funciona como uma espécie de financiamento coletivo, em que a reunião de várias pessoas possibilita que determinados bens sejam adquiridos ou serviços sejam contratados. Assim, em vez de pedir um empréstimo convencional para comprar o veículo, é só aderir a um grupo de consórcio de carros seminovos!
A cada mês, os membros pagam suas parcelas e, desse modo, um determinado número de consorciados é contemplado com a carta de crédito para a aquisição do automóvel. Vale lembrar que o grupo, via de regra, é gerenciado por uma administradora de consórcios, empresa que é responsável por assegurar as contemplações.
É de grande importância, por isso, checar o histórico da empresa para ver se ela respeita de fato os compromissos assumidos. Além do mais, procure averiguar se a administradora está registrada no Banco Central do Brasil, entidade que supervisiona o funcionamento dos consórcios no país.
Hoje em dia, o interessado na compra de um automóvel seminovo pode encontrar diversos planos de consórcio só de pesquisar na internet. Geralmente, essas possibilidades se diferenciam em termos do valor da parcela e do prazo de atividade. Para que a aquisição programada não pese no seu orçamento, escolha um grupo de consórcio esteja adequado à sua realidade.
Se você não tem pressa para pegar o veículo e quer ter liberdade nas finanças, por exemplo, pode optar por um plano com duração um pouco mais estendida, como 48 ou 60 meses. Já se você quer obter o carro o quanto antes, pode inclusive usar o dinheiro da venda do seu modelo antigo para dar como lance e, assim, antecipar a contemplação. Note que tal possibilidade depende das condições de cada grupo, ok?
O consórcio de carros seminovos é uma forma eficiente para comprar esse tipo de bem, uma vez que a pessoa não terá que pagar os juros excessivos de um financiamento tradicional. Entretanto, é preciso ressaltar que a modalidade tem determinadas regras que devem ser seguidas pelos integrantes dos grupos.
Se por um lado não há necessidade de dar entrada em um consórcio de carros seminovos, por outro, nem sempre é possível determinar quando a pessoa será contemplada. Também é bom atentar para possíveis reajustes nas parcelas, a fim de garantir o poder de compra da carta de crédito em virtude da inflação.
Quer receber mais dicas para adquirir seu próximo carro sem dor de cabeça? Então assine a nossa newsletter para não perder as novidades de agora em diante!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários