Consórcio de imóveis: planejamento financeiro para compra do primeiro imóvel do casal

Janeiro 2016

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

21.01.2016_-_Facebook_E_BLOG.jpg

Oficializar a união com a pessoa amada é um dos momentos mais desejados para muitas pessoas. Depois do casamento, então, o principal objetivo do casal normalmente é o de morar na casa própria.

A compra do primeiro imóvel é um importante passo na vida, e, além de ser a realização de um sonho, é um grande investimento. Para concretizá-lo, é imprescindível organizar as finanças pessoais e fazer um planejamento orçamentário. Este post também vai mostrar como o consórcio pode ser vantajoso para comprar um imóvel.

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Para evitar problemas logo início de sua vida de casado, o primeiro passo é ter um controle apropriado de gastos e rendas. É recomendável, portanto, fazer um planejamento financeiro para administrar recursos e se organizar economicamente. Com este tipo de planejamento, é possível conhecer a sua situação orçamentária, determinar objetivos a serem atingidos e definir os caminhos e medidas para alcançar essas metas.

Para começar a se planejar financeiramente, procure pensar nas seguintes questões:

  • Qual é o meu objetivo?
  • Quando pretendo alcançá-lo?
  • Quanto de dinheiro eu preciso para alcançar este objetivo?
  • Qual a forma de conseguir esta quantia?

 

ELIMINE GASTOS E DESPESAS DESNECESSÁRIAS

Depois de ter conhecimento de qual é a situação financeira do casal, uma inciativa importante é eliminar os gastos desnecessários, passando a aplicar este dinheiro para atingir o objetivo de compra do imóvel.

Especialistas em finanças pessoais fornecem algumas recomendações que podem ajudar a poupar dinheiro. Veja abaixo:

  • Prefira o pagamento à vista e peça descontos;
  • Seja moderado com o cartão de crédito;
  • Viva de acordo com a sua renda.

 

VANTAGENS DO CONSÓRCIO

Existem diversas modalidades financeiras com as quais é possível adquirir um imóvel, e o consórcio é uma delas. Ele possui características que podem tornar a negociação mais vantajosa para clientes.

No consórcio, o pagamento do bem é feito de forma parcelada, mas sem a cobrança de juros, IOF e sem pagamento de entrada. Além disso, as parcelas geralmente são de valores mais baixos e os prazos mais extensos do que as do financiamento tradicional. Veja os benefícios do consórcio abaixo:

  • Solução mais econômica: parcelas mais baratas do que as do financiamento, não há cobrança de juros, nem IOF e não é exigido o pagamento de um valor de entrada. 
  • Flexibilidade: Planos com prazos e créditos variados. Além disso, há a possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar parcelas a qualquer momento oferecendo um lance. O FGTS pode ser utilizado para isso!
  • Segurança: o sistema de consórcio brasileiro ganhou lei própria em 2009 e é regulado pelo Banco Central do Brasil
  • Compra programada: consumidores têm a oportunidade de comprar bens e contratar serviços de forma planejada, de acordo com suas necessidades e capacidade de pagamento.

 

Viste a loja online da Rodobens Consórcio para conhecer as ofertas de consórcio de imóveis. A plataforma também permite fazer simulações para você calcular os melhores prazos e valores de acordo com sua necessidade.

Nova chamada à ação

Comentários