Por que consórcio e planejamento a curto prazo têm tudo a ver? Descubra!

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Afinal de contas, consórcio e planejamento a curto prazo formam uma boa combinação? Essa é uma curiosidade comum para muitos consumidores, pois o consórcio costuma ser associado apenas a investimentos de longo prazo. Porém, saiba desde já que sim, eles têm tudo a ver!

Para isso, listamos e respondemos às principais dúvidas no tema. Neste artigo, explicamos o conceito, o funcionamento e as vantagens do consórcio, além de uma novidade exclusiva da Rodobens para aquisição de veículos nessa modalidade. Então, não perca a oportunidade de acelerar a sua conquista e acompanhe!

A relação entre consórcio e planejamento

Toda jornada de compra exige um bom planejamento financeiro. Nessa etapa, você deve ampliar o seu campo de visão, examinando todas as alternativas disponíveis no mercado para viabilizar a aquisição desejada. E é aqui que entra a importância de conhecer, entender e participar de um consórcio!

O consórcio é uma modalidade de compra mais acessível, prática e previsível no mercado, por não existirem taxas de juros que pesam sobre o Custo Efetivo Total (CET) da compra. Mas então, a pergunta: como isso é possível?

O funcionamento do consórcio

O consórcio é formado por grupos de consorciados, consumidores que têm o mesmo objetivo que você — a aquisição de um bem em determinada faixa de preço.

Para formar esses grupos, existe uma administradora, normalmente referenciada como a consorciadora. Essa instituição é responsável pela formação dos grupos, realização dos sorteios mensais, assembleias e contemplações das cartas de crédito.

Para conseguir a aquisição do bem, o consorciado conta com três opções:

  1. ser sorteado em algumas das assembleias mensais;
  2. dar um lance vencedor (maior lance) em algumas das assembleias mensais;
  3. quitar a totalidade das parcelas de seu contrato.

Quando a contemplação ocorre por qualquer uma dessas circunstâncias, o consorciado recebe a carta de crédito, com o valor nominal e disponível para a aquisição do bem desejado.

Os bens que podem ser comprados na modalidade

Carros, imóveis, motos, embarcações, serviços e afins. Conforme a modalidade se populariza no mercado, o número de opções disponíveis cresce proporcionalmente, de modo que já é possível consorciar até viagens, festas de casamento e reformas.

As vantagens do consórcio

Economia, flexibilidade e previsibilidade. Sobre a economia, é importante entender que, essencialmente, o consórcio não é uma operação de crédito, ou seja, não é um empréstimo.

No consórcio, você participa ativamente da quitação da sua compra. Por não ser um empréstimo, não existem taxas de juros, reduzindo consideravelmente o CET da compra.

Em segundo momento, destacamos a flexibilidade. Caso não queira mais o bem no momento da contemplação, poderá trocar por outro modelo de valor equivalente ou até mesmo retirar o valor nominal da carta de crédito. Já a previsibilidade é resultado da flexibilidade e da economia oferecida à sua tomada de decisão. Você sabe quanto pagará do começo ao fim, podendo se planejar com muito mais tranquilidade.

O Plano Pontual Rodobens

Por fim, vale destacar a nossa mais recente novidade, o Plano Pontual. O objetivo dessa solução foi justamente antecipar a aquisição veicular dos nossos clientes.

Com esse plano inédito, os consumidores agora podem antecipar o carro 0 km já a partir da 6ª parcela integral paga. Ou seja, é mais uma chance de conseguir o seu carro quanto antes, além do sorteio e dos lances tradicionais do consórcio. Tendo até 60 meses para pagar e créditos de até R$ 297 mil, essa é uma solução que veio para ficar.

Curioso com a possibilidade? Então, confira a agora a nossa solução que combina consórcio e planejamento a curto prazo. Acesse o portal e fale com a nossa equipe!

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários