consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário vale a pena?

Abril 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Está pensando em comprar um imóvel, não tem todo o capital para pagar à vista, mas também deseja fugir das taxas de juros praticadas pelos financiamentos oferecidos pelo mercado? Saiba que o consórcio imobiliário pode ser a solução para o seu questionamento.

Por meio dele, você estará fazendo uma espécie de poupança dirigida ao seu objetivo, o que ajuda na disciplina para guardar dinheiro e planejar melhor a sua conquista.

Você não sabe como funciona essa modalidade de consórcio? Então, confira este artigo e veja como ele pode beneficiar você na compra de um imóvel sem sustos no orçamento mensal.

O que é o consórcio imobiliário?

O consórcio de imóveis funciona como um autofinanciamento. Nele, uma instituição financeira reúne um grupo de pessoas que têm interesse na compra de um imóvel, ficando responsável pelo pagamento das parcelas correspondentes por um determinado período, totalizando o valor do bem.

Com o caixa formado pelo pagamento das prestações, todos os meses alguns participantes podem ser contemplados com a carta de crédito, documento usado para a aquisição do imóvel. Existem três formas de contemplação no consórcio imobiliário. Veja quais são elas!

Sorteio

Mensalmente, a administradora do consórcio realiza a assembleia, quando um número determinado de pessoas poderá receber a carta de crédito. Esse sorteio, no geral, corre pela Loteria Federal. O sorteado receberá o documento no valor do imóvel definido quando entrou no grupo e poderá comprá-lo, terminado de pagar as prestações depois.

Lance

Também é possível aos consorciados, na assembleia, oferecer um lance para receber o crédito. Dessa forma, você optará por um determinado número de parcelas para antecipação do pagamento. Se ninguém oferecer um lance maior do que o seu, a carta de crédito será sua, podendo adquirir o imóvel naquele mês, pagando as parcelas restantes em seguida.

Término do contrato

Caso você não ofereça nenhum lance vencedor nem seja sorteado durante as assembleias, a carta de crédito será sua quando quitar todas as parcelas do seu consórcio.

Quais são as vantagens e desvantagens da compra de um imóvel por meio do consórcio?

Vantagens

A principal vantagem do consórcio imobiliário em relação aos financiamentos é o fato de não haver juros nas parcelas. O que existe, nesse caso, é a taxa cobrada pela instituição responsável pelo consórcio para a administração do grupo — e ela é certamente muito mais baixa do que os valores cobrados nos financiamentos.

Outro benefício para os consorciados é que há muito menos burocracia no processo de aprovação para participar de um grupo, o que torna tudo mais fácil e rápido. Mas é importante saber que, no momento da contemplação da carta de crédito, você não poderá constar em uma lista de proteção de crédito, então é bom regularizar a situação se for o seu caso.

O consórcio financia o valor total da compra do imóvel, ao contrário do financiamento imobiliário, que exige que você tenha dinheiro para a entrada. Por fim, com a carta de crédito na mão, será como negociar o pagamento à vista, ou seja, há mais chances de conseguir descontos no momento da transação.

Desvantagens

Se você tem pressa para comprar o imóvel, o consórcio imobiliário pode não ser a sua melhor escolha, pois ele depende dos sorteios, dos lances ou da quitação de todas as parcelas para que você possa adquirir o seu bem. Isso pode levar meses ou até mesmo anos, dependendo do seu caso.

Também é importante entender que o dinheiro não terá rendimentos, como se estivesse em uma poupança. Portanto, é importante que você entre em um grupo em que o valor da carta de crédito seja suficiente para pagar o imóvel que você deseja daqui a alguns meses ou anos, segundo a sua organização até o término do contrato.

O consórcio imobiliário é, certamente, a melhor opção para quem tem um planejamento financeiro organizado e não tem pressa para mudar de vida. Por isso, é importante que você analise bem a sua situação antes de decidir como vai adquirir o seu imóvel.

Ficou interessado nessa possibilidade? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre consórcio imobiliário!

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.