Consórcio ou financiamento: o que é melhor e mais fácil para você?

Abril 2019

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

 

Comprar o primeiro carro ou trocar o atual é o desejo de muita gente, não é verdade? Mas, na prática, isso nem sempre é tarefa fácil, uma vez que o alto preço desse bem exige planejamento extra.

E é aí que entra a importância de escolher a forma de pagamento mais adequada para conquistar esse objetivo. Isso vale não só para a compra de automóveis, mas também para a de imóveis e outros bens de valor considerável.

Nesses casos, as alternativas mais populares são consórcio ou financiamento. Mas será que você sabe qual dessas opções é a melhor para suas demandas? Se está em dúvida a respeito dessa escolha e precisa de uma mãozinha para pesar prós e contras, leia agora mesmo este artigo!

Como funciona um consórcio?

O consórcio é feito por uma empresa administradora, responsável por reunir pessoas que desejam comprar um bem em comum de determinado valor. Todos os participantes contribuem com uma mensalidade e, quando esse montante é somado, é possível adquirir um bem por mês, no mínimo.

É feito um sorteio para escolher quem comprará o bem naquele mês. Os participantes devem manter o pagamento das mensalidades até o final do contrato, quando todos já terão sido sorteados. Também é possível ser contemplado oferecendo um lance — desde que seja o maior do grupo.

Quais são as vantagens do consórcio?

Pagamento parcelado

Aqui você paga parcelado sem subtrair sua reserva de emergência e sem se descapitalizar. Assim, não tem que apertar seu orçamento nem abrir mão de momentos de lazer para fazer uma economia mais pesada.

Planejamento facilitado

Como falamos, você vai escolher a parcela de acordo com sua capacidade mensal. Existe, então, a vantagem de poder se planejar com tranquilidade para os próximos anos.

E isso é bom também em outro aspecto: é possível começar a ter domínio do seu planejamento financeiro, fazendo seu orçamento mensal e observando seus gastos.

Ausência de juros

Se você ainda tem algum tipo de dúvida nesse sentido, vamos resolver agora: consórcio não é financiamento! Portanto, você não paga juros pelo valor do bem. O que entra nessa conta são outros custos, como a taxa de administração.

No fim das contas, somando esses gastos e distribuindo a quantia no valor mensal, o custo ainda é bem menor do que os juros que você pagaria em um financiamento.

Como funciona um financiamento?

Uma das modalidades de financiamento chama-se CDC, Crédito Direto ao Consumidor. A pessoa vai até o banco, pega um empréstimo e vai quitando de maneira parcelada. O bem fica em nome do proprietário, mas, se quiser vendê-lo, é preciso terminar de pagar todas as parcelas.

Há ainda o leasing, que é como se fosse um aluguel. Enquanto a pessoa paga as parcelas, o banco é o proprietário do bem. Quando os débitos forem quitados por completo, o bem vai para o nome do contratante.

Além de taxas, também há juros, cujo valor é combinado entre as partes.

Quais são as vantagens do financiamento?

Retirada do bem imediatamente

As pessoas que optam pelo consórcio podem ser contempladas no início ou apenas ao final do contrato. Como existem contratos que demoram vários anos para acabar, esse tipo de pagamento pode não ser interessante para quem precisa retirar o bem imediatamente.

Com o financiamento, a pessoa pode comprar um carro ou imóvel rapidamente.

Qual deles escolher?

É importante salientar que não existe uma forma de pagamento melhor que a outra. O consórcio ou financiamento são opções interessantes para comprar um bem quando não se tem o valor integral.

No entanto, é preciso pesar os prós e contras. Exceto se precisar do item com urgência, um consórcio bem escolhido garante melhores condições e é mais atrativo em qualquer situação. Basta encontrar uma administradora de excelência!

Pense sempre no que é vantajoso para seu bolso e mais seguro para você. Assim, você dificilmente vai fazer escolhas arriscadas demais. Ficou na dúvida ou já se decidiu entre o consórcio ou a compra à vista do seu próximo carro? Comente suas experiências e perspectivas conosco!

 
Voltar
 

Nova chamada à ação

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.