Consórcio para composição de frotas de caminhões

Setembro 2015

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

02.09.2015_-_Cuidados-com-veculos-comerciais_Blog

Empresários que usam frotas em suas companhias geralmente vivem um dilema em relação a esse tipo de operacionalidade: terceirizar o serviço ou atuar com veículos próprios? Segundo o Carga pesada, a soma final dos juros de financiamento de caminhões pode chegar a 15% ao ano. Dentro desse cenário, o consórcio de caminhão tem sido uma ótima alternativa para solucionar o problema.

Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de investimento. Acompanhe para saber como o consórcio pode ser a estratégia certa para você criar, ampliar ou atualizar sua frota!

O que é um consórcio de caminhão?

O consórcio é formado por grupos de consumidores que desejam adquirir um mesmo tipo de bem ou serviço. É como se fosse uma poupança em conjunto. A partir do preço do bem ou serviço desejado, é estipulado o valor de cada cota, que também envolve uma taxa de administração (inferior à taxa de juros) usada para remunerar a empresa administradora. Nesse caso específico, o bem desejado é o caminhão.

Como funciona?

Os participantes pagam suas parcelas mensalmente. Eles podem receber a carta de crédito para a compra do veículo logo no início do consórcio, bem como no fim do plano ou, claro, ao longo do período de parcelamento. São basicamente 2 as formas de ser contemplado:

  • a cada mês é realizada uma assembleia, ocasião em que um ou mais consorciados são sorteados;
  • também existe a possibilidade de ofertar lances (antecipação de parcelas), o que pode resultar no adiantamento da contemplação.

Vale lembrar que, mesmo sendo contemplado antes do prazo final estipulado, é preciso pagar todas as mensalidades previstas. Tendo sido contemplado e recebido a carta de crédito, o participante deve informar à administradora quais são os modelos desejados para a frota. A empresa coordenará o processo de pagamento diretamente com a concessionária.

Como dar lances para antecipar a contemplação?

Os lances aumentam as chances de contemplação, podendo encurtar o trajeto até o recebimento da carta de crédito. Se você tiver um dinheirinho guardado e quiser dar um up na sua frota logo, vale usar essa estratégia. Os tipos de lances são:

Lance livre

O consorciado dá o lance que desejar, desde que seja acima de 1% do valor total do bem. Ganha quem oferecer o maior valor percentual;

Lance fixo

O percentual já é previamente definido pelos participantes e o desempate é feito por meio de sorteio. Aqui, você acaba aumentando as chances de contemplação, pois são poucos os que participam desse tipo de lance.

Lance automático

Trata-se do adiantamento das parcelas, que é visto como um tipo de lance.

Lance facilitado ou embutido

Nesse caso, o consorciado se compromete a usar parte da sua carta de crédito para dar o lance. Se contemplado, o valor é debitado do crédito total.

Que tipos de veículos podem fazer parte da frota?

O consórcio permite que você tenha à disposição o portfólio completo das concessionárias para a compra de modelos de toda a linha de caminhões Mercedes-Benz.

Lembre-se de que os veículos sugeridos pelo consórcio servem apenas como referencial de preços, o que não significa que você é obrigado a adquirir aqueles modelos específicos.

Ao ser contemplado, portanto, o consorciado tem a liberdade de escolher o modelo que desejar, contanto que seja dentro da categoria definida no grupo. Dá até para aproveitar feirões para encontrar ofertas mais interessantes.

E o consórcio de caminhão para pessoas jurídicas?

O consórcio de caminhões para pessoas jurídicas pode ser usado de modo estratégico pelas empresas. Sabemos que é muito importante manter um bom capital de giro para cobrir as despesas operacionais. O que pode acontecer é o empreendimento ficar sem dinheiro suficiente para fazer investimentos capazes de alavancar o crescimento do negócio ou aumentar sua produtividade.

Nesse e em tantos outros casos, o consórcio se apresenta como uma solução interessante, pois permite que o empreendedor programe seus investimentos com maia tranquilidade, uma vez que os prazos costumam ser mais longos, com parcelas que se encaixam mais facilmente no orçamento.

Escolhendo essa modalidade, portanto, a empresa consegue investir e ao mesmo tempo preservar seu capital de giro! Isso é especialmente importante quando a estratégia é aumentar ou atualizar a frota de veículos do negócio, uma ação que pode ser bem onerosa.

É possível usar o consórcio para abrir o próprio negócio?

É possível sim! Se você tem o sonho de ampliar seu patrimônio abrindo o próprio negócio, como uma transportadora, uma indústria ou um estabelecimento comercial, o consórcio pode ajudar. Não seria bom se, dentro de poucos anos, você conseguisse ter uma frota de caminhões para abrir uma transportadora? Deixe o consórcio te ajudar!

O que o consórcio tem a ver com a diversificação de ativos?

A verdade é que o consórcio para empresas não se limita à compra de caminhões. O empreendedor também pode usar essa estratégia para ampliar seus ativos de forma geral. O consórcio pode ser escolhido para:

  • investir em cursos para colaboradores;
  • adquirir outros tipos de veículos para a frota da empresa;
  • comprar imóveis;
  • comprar lotes para a ampliação da infraestrutura corporativa;
  • pagar por serviços diversos.

Dessa forma, a empresa consegue diversificar e ampliar seus ativos para aumentar sua participação de mercado.

Quais são os maiores benefícios do consórcio?

Feito com planejamento, o consórcio é sinônimo de investimento programado, que permite às empresas poupar capital, principalmente quando o objetivo é renovar a frota. Alguns dos principais benefícios do sistema são:

  • investimento seguro;
  • forma econômica de adquirir a frota (sem juros);
  • inexistência de pagamento de entrada;
  • possibilidade de quitar, antecipar ou reduzir parcelas;
  • prazos mais extensos que os dos financiamentos;
  • parcelas mais acessíveis;
  • facilidade de obtenção de descontos com o pagamento à vista proporcionado pela carta de crédito;
  • facilidade de obtenção do crédito.

Como escolher o melhor consórcio?

É importante verificar se o consórcio é autorizado pelo Banco Central. Afinal de contas, você não quer perder seus recursos, certo? Além disso, pesquise sobre as melhores ofertas, vantagens e prazos. Não esqueça que, como empresa, é fundamental que as parcelas não pesem no orçamento nem comprometam o operacional do negócio.

E então, o que ainda está esperando para aproveitar essa estratégia e usar o consórcio de caminhão para realizar seu sonho de abrir o próprio negócio, atualizar sua frota ou ampliar seu empreendimento? É um tipo de ação financeira que prepara sua empresa para o futuro!

Entre em contato conosco para mostrarmos os passos necessários para esse investimento!

 

Nova chamada à ação

Comentários