Empresários que usam frotas em suas companhias geralmente vivem um dilema em relação a esse tipo de operacionalidade: terceirizar o serviço ou atuar com veículos próprios? Segundo o Carga pesada, a soma final dos juros de financiamento de caminhões pode chegar a 15% ao ano. Dentro desse cenário, o consórcio de caminhão tem sido uma ótima alternativa para solucionar o problema.
Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de investimento. Acompanhe para saber como o consórcio pode ser a estratégia certa para você criar, ampliar ou atualizar sua frota!
O consórcio é formado por grupos de consumidores que desejam adquirir um mesmo tipo de bem ou serviço. É como se fosse uma poupança em conjunto. A partir do preço do bem ou serviço desejado, é estipulado o valor de cada cota, que também envolve uma taxa de administração (inferior à taxa de juros) usada para remunerar a empresa administradora. Nesse caso específico, o bem desejado é o caminhão.
Os participantes pagam suas parcelas mensalmente. Eles podem receber a carta de crédito para a compra do veículo logo no início do consórcio, bem como no fim do plano ou, claro, ao longo do período de parcelamento. São basicamente 2 as formas de ser contemplado:
Vale lembrar que, mesmo sendo contemplado antes do prazo final estipulado, é preciso pagar todas as mensalidades previstas. Tendo sido contemplado e recebido a carta de crédito, o participante deve informar à administradora quais são os modelos desejados para a frota. A empresa coordenará o processo de pagamento diretamente com a concessionária.
Os lances aumentam as chances de contemplação, podendo encurtar o trajeto até o recebimento da carta de crédito. Se você tiver um dinheirinho guardado e quiser dar um up na sua frota logo, vale usar essa estratégia. Os tipos de lances são:
O consorciado dá o lance que desejar, desde que seja acima de 1% do valor total do bem. Ganha quem oferecer o maior valor percentual;
O percentual já é previamente definido pelos participantes e o desempate é feito por meio de sorteio. Aqui, você acaba aumentando as chances de contemplação, pois são poucos os que participam desse tipo de lance.
Trata-se do adiantamento das parcelas, que é visto como um tipo de lance.
Nesse caso, o consorciado se compromete a usar parte da sua carta de crédito para dar o lance. Se contemplado, o valor é debitado do crédito total.
O consórcio permite que você tenha à disposição o portfólio completo das concessionárias para a compra de modelos de toda a linha de caminhões Mercedes-Benz.
Lembre-se de que os veículos sugeridos pelo consórcio servem apenas como referencial de preços, o que não significa que você é obrigado a adquirir aqueles modelos específicos.
Ao ser contemplado, portanto, o consorciado tem a liberdade de escolher o modelo que desejar, contanto que seja dentro da categoria definida no grupo. Dá até para aproveitar feirões para encontrar ofertas mais interessantes.
O consórcio de caminhões para pessoas jurídicas pode ser usado de modo estratégico pelas empresas. Sabemos que é muito importante manter um bom capital de giro para cobrir as despesas operacionais. O que pode acontecer é o empreendimento ficar sem dinheiro suficiente para fazer investimentos capazes de alavancar o crescimento do negócio ou aumentar sua produtividade.
Nesse e em tantos outros casos, o consórcio se apresenta como uma solução interessante, pois permite que o empreendedor programe seus investimentos com maia tranquilidade, uma vez que os prazos costumam ser mais longos, com parcelas que se encaixam mais facilmente no orçamento.
Escolhendo essa modalidade, portanto, a empresa consegue investir e ao mesmo tempo preservar seu capital de giro! Isso é especialmente importante quando a estratégia é aumentar ou atualizar a frota de veículos do negócio, uma ação que pode ser bem onerosa.
É possível sim! Se você tem o sonho de ampliar seu patrimônio abrindo o próprio negócio, como uma transportadora, uma indústria ou um estabelecimento comercial, o consórcio pode ajudar. Não seria bom se, dentro de poucos anos, você conseguisse ter uma frota de caminhões para abrir uma transportadora? Deixe o consórcio te ajudar!
A verdade é que o consórcio para empresas não se limita à compra de caminhões. O empreendedor também pode usar essa estratégia para ampliar seus ativos de forma geral. O consórcio pode ser escolhido para:
Dessa forma, a empresa consegue diversificar e ampliar seus ativos para aumentar sua participação de mercado.
Feito com planejamento, o consórcio é sinônimo de investimento programado, que permite às empresas poupar capital, principalmente quando o objetivo é renovar a frota. Alguns dos principais benefícios do sistema são:
É importante verificar se o consórcio é autorizado pelo Banco Central. Afinal de contas, você não quer perder seus recursos, certo? Além disso, pesquise sobre as melhores ofertas, vantagens e prazos. Não esqueça que, como empresa, é fundamental que as parcelas não pesem no orçamento nem comprometam o operacional do negócio.
E então, o que ainda está esperando para aproveitar essa estratégia e usar o consórcio de caminhão para realizar seu sonho de abrir o próprio negócio, atualizar sua frota ou ampliar seu empreendimento? É um tipo de ação financeira que prepara sua empresa para o futuro!
Entre em contato conosco para mostrarmos os passos necessários para esse investimento!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários