conheca-os-x-maiores-beneficios-do-consorcio-para-construcao

Conheça os maiores benefícios do consórcio para construção

Junho 2018

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você sabia que é possível usar uma carta de consórcio para construir seu imóvel? É isso mesmo! Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, essa alternativa financeira não serve somente para quem deseja comprar uma casa ou um apartamento. O consórcio para construção permite reformar ou construir do zero, realizando o sonho do novo lar de maneira planejada, cabendo direitinho no bolso.

Neste post, vamos mostrar como essa modalidade de consórcio funciona, quais são seus benefícios e o que você deve fazer se quiser aproveitar esse caminho. Para conferir todas essas informações, basta acompanhar os próximos tópicos!

CTA_Consórcio-para-construção_final

Como funciona o consórcio para construção?

Como você sabe, construir ou reformar uma casa pode ser bastante caro. Justamente por isso, pagar tudo à vista costuma ficar fora da realidade da maior parte das famílias. Já os financiamentos apresentam juros altos, criando dívidas perigosas que podem durar décadas. Nesse cenário, o consórcio aparece como uma alternativa interessante, podendo ser usado tanto para fazer obras de construção como para reformar.

A base

A base dessa modalidade é o próprio consórcio de imóveis tradicional. Basicamente, portanto, pessoas que têm um objetivo em comum (nesse caso, a casa própria) se unem para realizar uma compra planejada e, assim, poupar em conjunto. Os consorciados pagam uma parcela mensal à administradora do consórcio, que fica responsável pela gestão do dinheiro. Normalmente, os consórcios duram entre 10 e 15 anos.

A cada mês, um participante é sorteado e recebe a carta de crédito. E é aí que entra a possibilidade do consórcio para construção: o valor pode ser usado tanto para comprar um imóvel como para construir ou reformar uma casa.

As particularidades

Para usar a carta de crédito na construção de um imóvel, é necessário ter um terreno no Brasil. Dependendo do valor da carta, aliás, a pessoa pode usá-la até mesmo para adquirir o terreno! Já o prazo e o plano escolhido dependem do valor que será usado para construir, variando conforme a localização, o tipo e o tamanho do imóvel.

Quais são os principais benefícios da modalidade?

Economia

O consórcio se encaixa até mesmo em orçamentos apertados. É um processo que envolve planejamento, possibilitando que a pessoa tenha a casa própria sem arcar com juros exorbitantes, por exemplo. Sem fazer empréstimos, o consorciado acaba pagando o valor real da construção e não um preço inflacionado por taxas.

Flexibilidade

O consórcio permite que se use a carta de crédito como preferir. É possível escolher o tipo de construção, o tamanho do imóvel e a localização. Até lá, você pode até mesmo mudar de ideia e comprar um apartamento ou uma casa pronta, se achar melhor. Além disso, há várias alternativas de prazos e planos. Tudo isso sem juros e ainda com a possibilidade de usar o FGTS para complementar o valor da carta de crédito ou quitar parcelas em aberto.

Personalização

Ao construir, você tem um lar com a sua cara, do jeitinho que sempre sonhou. É possível escolher a arquitetura que preferir, o acabamento que mais agradar, a disposição de cômodos mais adequada para sua realidade e assim por diante. Bem melhor adaptar a casa a suas demandas e não o contrário, não concorda?

Como usar o consórcio para construção?

Para participar, basta procurar uma administradora de consórcio de confiança. Entrando em contato com a empresa responsável por reunir os interessados, você pode se informar sobre valor, prazo e parcelas. Quando o número mínimo de participantes é atingido, o consórcio se inicia. A partir daí, o pagamento é parcelado e sem juros. Fora isso, paga-se apenas uma taxa de administração.

Viu só como o consórcio para construção apresenta várias vantagens que podem ser úteis para quem deseja construir uma casa ou até mesmo reformar um apartamento? Ao aproveitar esses benefícios, é possível conquistar o imóvel dos sonhos sem mergulhar em dívidas ou criar desequilíbrios financeiros.

E então, gostou dessa alternativa? Entre em contato conosco e saiba como aproveitar um consórcio para construir seu novo lar!

 

Comentários