Consórcio para realizar a festa do seu casamento

Setembro 2015

6 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Muita gente procura por opções de financiamento de casamento para realizar a festa dos sonhos. Afinal, a cerimônia é o desejo de pessoas apaixonadas que querem celebrar o amor. O detalhe é que, como os custos envolvidos na produção da festa não são nada baixos, é preciso fazer um bom planejamento.

Seja para uma cerimônia simples ou uma celebração mais luxuosa, as decisões devem sempre ser tomadas pensando nos gastos envolvidos. Levando isso em conta, o consórcio de serviços pode ser a melhor opção para aplicar seus recursos, evitando o acúmulo de dívidas e, consequentemente, os prejuízos à sua vida financeira logo após o casório.

Quer conhecer melhor essa opção para transformar em realidade a sua festa de casamento dos sonhos? Continue acompanhando para tirar todas as dúvidas!

CTA_Rodobens_Guia da organização financeira_final

Como planejar o financiamento de casamento?

Antes de mais nada, lembre-se: casar é um processo, e não um evento de um único dia. Você começa a tomar decisões que vão mudar sua vida desde o momento em que planeja viver com outra pessoa. E a parte prática impacta diretamente o convívio do casal. Por isso, preocupações com dívidas e dificuldades financeiras podem sim atrapalhar os primeiros anos, quando tudo deveria trabalhar a favor da adaptação.

É importante planejar o casamento com muita antecedência, sem fazer nada de forma impensada. Os gastos devem ser colocados na ponta do lápis, mesmo que os valores não sejam exatos. O começo exige fazer pesquisas e ter ao menos uma ideia de quanto é preciso (e possível) gastar para cada item da festa.

Até aí, tudo bem. Mas e agora, ciente de quanto será o gasto, o que fazer? Simples: procurar opções para financiar sua cerimônia! A essa altura, você já está planejando tudo para a futura casa, desde a compra de um imóvel até a decoração da sala. Será preciso conciliar todos esses gastos e buscar alternativas mais econômicas para manter a organização financeira em dia.

Pensou em um empréstimo pessoal? Pois saiba: esse geralmente é um gasto muito alto, com juros bancários pesados. E isso não muda nem se você for cliente antigo. Por essas e outras, cada vez mais pessoas têm buscado o consórcio de serviços para concretizar projetos pessoais — como reformasfestas e até procedimentos cirúrgicos.

Como o consórcio funciona?

O consórcio é uma modalidade de compra que reúne um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam obter um mesmo tipo de bem ou serviço. O grupo faz uma espécie de poupança conjunta, pagando mensalidades previamente definidas. Esses pagamentos financiam a entrega mensal do bem ou serviço escolhido para um ou mais participantes, até que todos sejam contemplados.

Para receber a carta de crédito com o valor equivalente ao bem ou serviço desejado, os consorciados precisam ser sorteados em assembleias realizadas uma vez por mês. Ou podem oferecer lances (formas de antecipação de parcelas) para aumentar suas chances de contemplação. Todo esse processo é coordenado por administradoras de consórcio.

Como é o consórcio para casamentos?

O consórcio de serviços vem com tudo para transformar o sonho de uma festa de casamento em realidade. Com a carta de crédito em mãos, é possível cobrir parcial ou totalmente os gastos do evento, de acordo com a escolha e as necessidades dos noivos. Você pode pagar, por exemplo:

  • o buffet;

  • a decoração;

  • a segurança;

  • o fotógrafo;

  • a filmagem;

  • a iluminação;

  • o sistema de som;

  • o DJ.

Não existe uma regra para dividir o valor do crédito entre os serviços. É você quem escolhe! E nem precisamos dizer que essa flexibilidade ajuda a fazer a festa exatamente do jeitinho que você queria, certo?

Quais são os benefícios do consórcio?

Muita gente opta pelo consórcio porque ele ajuda a reduzir as preocupações nos mais diversos aspectos. Se ainda não está totalmente convencido, confira a seguir algumas de suas vantagens!

Ausência de juros

Diferentemente dos financiamentos bancários, consórcios não têm juros. Você tem um custo relativo à taxa de administração, mas o valor é bem inferior ao dos juros de empréstimos.

Variedade de prazos e parcelas

Com várias opções de prazos e parcelas mensais, você pode escolher aquela que se encaixa melhor no seu bolso, não precisando se apertar para dar conta de pagar. Isso ajuda até a não prejudicar um período tão importante de adaptação: os primeiros anos da vida de casado.

Poder de compra e negociação

Entenda: a carta de crédito que você recebe quando contemplado equivale ao pagamento à vista. Assim, como o fornecedor não precisará esperar para receber a remuneração pelos serviços prestados, você pode negociar descontos e condições especiais — da mesma forma que faria se estivesse pagando em dinheiro.

Possibilidade de adiantamento

Se tiver um dinheirinho extra — seja graças ao décimo terceiro salário, ao pagamento das férias ou a um merecido bônus —, você pode tentar antecipar o recebimento da sua carta de crédito por meio de um lance, adiantando sua contemplação.

Flexibilidade no uso do crédito

A administradora não limita o que você pode fazer com o crédito. Se quer dedicar a maior parte para pagar por uma festa cara, fique à vontade. Se quiser economizar com o evento para gastar mais na lua de mel, você também tem total liberdade. A única orientação a ser seguida é realizar seus sonhos!

Qual é o segredo para acertar nos prazos do consórcio?

Sabemos que a festa de casamento sempre gera muita ansiedade não só para os casais, mas também para os familiares e convidados em geral. Mesmo assim, é importante lembrar que o consórcio de serviços é um investimento de médio prazo. Lembre-se, portanto, de que vai levar um tempinho entre a contratação e a contemplação.

Aproveite esse intervalo para se planejar! Vá reservando a igreja, sondando sobre o local da festa e pesquisando a respeito das possíveis datas para a lua de mel. Faça tudo isso levando em conta os prazos do seu grupo. Os consórcios de serviços têm prazos que variam de 12 a 36 meses, com diversas alternativas de parcelas mensais. Em geral, quanto maior é o prazo do grupo, menores são os valores das mensalidades — e vice-versa.

Como planejar a festa de casamento dos sonhos?

Defina o orçamento

Antes de começar a planejar os detalhes, é preciso saber qual será o orçamento disponível. Para isso, é interessante fazer um levantamento de tudo o que os noivos gostariam de ter na festa, como o buffet, as atrações (banda e DJ) e o local da cerimônia.

Assim, é possível ter uma noção de qual seria o valor final da festa e, se os noivos também quiserem, da lua de mel. Esse levantamento é importante para definir onde é possível cortar gastos para deixar o orçamento mais enxuto.

Depois de estipular um valor máximo, é hora de começar a planejar os detalhes da festa de casamento.

Escolha o tipo de festa

Existem vários tipos de cerimônia, e a escolha depende exclusivamente da preferência dos noivos. Alguns casais, por exemplo, gostariam de realizar a cerimônia de dia, o que pode ser feito em um sítio ou na praia. Já outros preferem que a festa de casamento seja à noite, em um salão próprio. É importante definir esse ponto para iniciar a busca pelo local ideal.

O tipo de festa também está relacionado à quantidade de convidados, afinal, o local escolhido depende de quantas pessoas estarão presentes. Sendo assim, faça uma lista de todos os amigos e familiares que não podem deixar de receber um convite para o casamento.

Defina a decoração e o buffet

Grande parte do sucesso de um casamento deve-se à beleza da festa. É imprescindível escolher uma empresa que faça uma decoração bonita. Essa escolha também depende do gosto do casal, que pode priorizar uma decoração minimalista ou mais rebuscada.

O buffet é outro ponto imprescindível para ter um casamento dos sonhos. Para escolher a melhor opção, a dica é pesquisar bastante os preços, pedir dicas a amigos e familiares, além de degustar os menus antes de realizar a contratação.

Pesquise sobre foto e filmagem

A festa dos sonhos precisa ter seus momentos eternizados, não é mesmo? É por esse motivo que é tão importante contratar fotógrafos e uma equipe de filmagem de qualidade. A dica é dar preferência a empresas que já fizeram serviços para conhecidos que ficaram satisfeitos.

Contabilize todos os serviços contratados

A maioria dos fornecedores trabalha com o parcelamento como forma de pagamento. A dica nesse caso é pagar o que puder à vista, para evitar que os gastos se acumulem. Afinal, em meio à contratação de tantos serviços, é fácil se confundir e gastar mais do que o orçamento previa.

Para evitar que isso aconteça, monte uma planilha com todos os gastos, sem exceção. Essa prática possibilita que os noivos sigam rigorosamente o orçamento e evitem possíveis dívidas.

A festa de casamento é o sonho de muitos casais e, se for bem planejada, será uma lembrança maravilhosa. Para solucionar a questão do financiamento e comemorar sua união com uma celebração inesquecível, aposte no consórcio de serviços!

Na loja online da Rodobens, é possível fazer simulações para calcular valores e prazos adequados à sua necessidade. Entre em contato conosco!

Comentários