245consorcio-x-financiamento-qual-a-melhor-forma-de-comprar-um-caminhao

Consórcio x financiamento: qual a melhor forma de comprar um caminhão?

Outubro 2018

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Quem tem o caminhão como ganha-pão sabe que investir no veículo certo faz toda a diferença. Afinal, além de ser um patrimônio, um bom caminhão garante conforto e segurança nas estradas e ainda permite pegar fretes mais bem remunerados.

O problema é que comprar um caminhão exige um investimento tão alto que o pagamento à vista não costuma ser uma opção. Nesses casos, é preciso se decidir entre 2 modalidades de pagamento: o consórcio e o financiamento de caminhão.

Para ajudá-lo a resolver esse dilema, listamos aqui tanto os prós como os contras de cada opção e o que deve ser levado em consideração na hora de tomar essa decisão tão importante. Compare e tire suas próprias conclusões!

CTA_Consórcio-x-financiamento_final

Como funciona um financiamento de caminhão?

O financiamento funciona como um empréstimo: o banco ou outra instituição financeira libera o dinheiro necessário para você comprar seu caminhão e, em troca, recebe o pagamento do valor acrescido de juros. O pagamento pode ser feito em várias parcelas.

A grande vantagem do financiamento é o acesso rápido ao bem. Após cumprir os protocolos burocráticos exigidos, pagar as taxas de adesão e, muitas vezes, dar uma entrada, o comprador já pode escolher seu caminhão na concessionária. Nessa modalidade, quanto maior a entrada, melhores são as condições de pagamento oferecidas, o que abrange o valor da parcela e o prazo de parcelamento.

Além disso, há bastante flexibilidade: o motorista pode escolher o modelo que melhor combina com seu uso. Isso inclui até caminhões usados, desde que estejam em boas condições e com a documentação em ordem. Fora isso, os financiamentos são liberados de acordo com a renda do trabalhador, o que, em tese, garante parcelas coerentes com seu salário. 

No entanto, é preciso controle financeiro para evitar atrasar as mensalidades. No caso de atraso, são cobrados multas e juros sobre o valor da parcela e um longo período de inadimplência pode resultar até na perda do veículo.

Para garantir a segurança da transação, as instituições financeiras solicitam alguns documentos. É importante tê-los em mãos, todos devidamente atualizados, para agilizar o processo. Ter o nome limpo é o outro aspecto essencial, já que bancos não concedem financiamento a pessoas com pendências financeiras.

Por fim, vale ficar de olho em linhas de financiamento especiais para profissionais autônomos ou que tenham microempresas. Geralmente concedido por bancos estatais, esse crédito conta com condições um pouco melhores, ainda que algumas regras (como um limite de faturamento anual) tenham que ser respeitadas.

Como funciona um consórcio de caminhão?

O consórcio funciona como uma poupança conjunta: várias pessoas fazem contribuições mensais, que serão geridas por uma administradora. Por sua vez, a administradora faz sorteios mensais entre os consorciados para liberar as cartas de crédito — documentos que dão acesso ao bem.

O grande trunfo do consórcio é ausência de juros. Assim, as taxas mensais ficam mais previsíveis e simples de serem geridas. O consórcio também não exige valores de entrada e os trâmites para se tornar um consorciado são bem simples, sem burocracia.

O consórcio ainda permite que você mantenha seu poder de compra, já que os valores da carta de crédito e das mensalidades são corrigidos de acordo com a realidade do mercado. Além disso, ao receber a carta de crédito, você tem flexibilidade para comprar o caminhão do seu interesse, não importando o modelo, se ele é novo ou seminovo.

Outro ponto importante quanto ao uso da carta de crédito é que ela pode ser complementada com recursos próprios, caso o valor do caminhão escolhido seja maior que o crédito disponível. Acontecendo o oposto, com o valor do veículo desejado sendo menor que o crédito total da carta, até 10% do valor pode ser empregado para custos envolvendo questões burocráticas.

O fator negativo de um consócio é que essa modalidade pede um pouco de paciência. Afinal, você tanto pode ser contemplado com a carta de crédito no primeiro mês como pode ter que esperar até o último para chegar sua vez.

A boa notícia, no entanto, é que você pode efetuar lances para aumentar suas chances de contemplação e adiantar o recebimento da carta de crédito. O lance é uma espécie de adiantamento dos valores que seriam pagos de qualquer forma ao longo do consórcio.

Existem 3 tipos básicos de lance: livre, fixo e embutido. O lance livre permite ao consorciado oferecer qualquer valor. Já o fixo demanda como valor mínimo aquele estabelecido em contrato. Por fim, existe o lance embutido, que dá parte do valor da carta de crédito como adiantamento.

Todos os lances precisam ser feitos antes das assembleias, conforme estipulado pela administradora. Quem oferece o maior lance paga o valor e recebe a carta de crédito de forma antecipada. Em caso de empate, há um sorteio entre os consorciados que efetuaram os lances iguais.

É melhor escolher o consórcio ou o financiamento?

Diante das vantagens de desvantagens de cada forma de aquisição, é normal ficar em dúvida sobre qual escolher. Mas não se preocupe, porque uma reflexão cuidadosa certamente ajudará nisso.

No primeiro momento, é necessário analisar quais são as necessidades e o tempo disponível. Quem precisa de um caminhão de forma mais rápida, deve optar pelo financiamento. Ainda que mais burocrática e com a cobrança de juros, essa modalidade garante o acesso ao veículo em menos tempo.

Por outro lado, quem tem a possibilidade de esperar e fazer a compra pensando no longo prazo deve ter como prioridade o consócio. Ele permite a aquisição do caminhão por meio do pagamento de parcelas mensais sem juros. Sem contar que quem tem um dinheirinho guardado pode usá-lo para oferecer lances e antecipar a contemplação!

Está planejando comprar um caminhão em breve? O que você precisa saber é que não existe certo ou errado na hora de decidir entre um consórcio e um financiamento de caminhão. O importante é que suas necessidades sejam atendidas da melhor forma possível!

Quer saber mais sobre consórcios, incluindo de veículos pesados? Então entre em contato conosco! Aliás, no nosso site, você consegue até fazer uma simulação de consórcio, sabia? O que ainda está esperando?


 

Comentários