O que é consumo consciente e qual é a importância desse hábito

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você sabe dizer se o seu consumo é consciente? Esse termo tem estado bastante em pauta ultimamente, e não é para menos, especialmente em função da sua relevância para o futuro do nosso planeta.

Ainda assim, muitas pessoas não têm muita clareza sobre o que significa consumo consciente e quais são os impactos que ele é capaz de causar. Esse é o seu caso? Então, que tal descobrir um pouco mais sobre o assunto e entender como levar essa realidade para a sua vida? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é consumo consciente?

Consumo consciente é o termo encontrado para se referir a algo sustentável. Isso significa prestar atenção no que você compra no dia a dia e, principalmente, na relevância que isso tem para a maneira como você utiliza bens essenciais e bens supérfluos.

Hoje, vivemos uma realidade ambiental delicada, que pode ser resultado da rapidez com que as pessoas consomem itens não-duráveis. Isso significa que estamos sempre demandando a extração de elementos naturais da Terra, mais processos industriais e mais movimentação logística para fornecer esses itens.

Em geral, isso resulta em um certo grau de perdas ambientais, mesmo para quem busca soluções mais limpas. Então, qual é a saída, se não podemos parar 100% de consumir? Optar pelo consumo consciente e responsável, adotar essa mentalidade como um estilo de vida e fazer escolhas mais lúcidas no dia a dia.

Como essa mudança impacta no bolso e no meio ambiente?

Uma boa notícia é que o consumo sustentável pode estar entre as suas metas de economia. Isso não faz bem apenas para o planeta, mas para o seu bolso. Quantas vezes você compra algo que não precisa de verdade? Quantos alimentos acabam estragando na sua casa e você tem que comprá-los novamente para repor? Quantas contas você paga sem nem desfrutar daquele bem ou serviço, de fato?

O consumo consciente não é sobre cortar todo o seu consumo, mas sobre manter apenas o que é essencial. Assim, demandamos menos do mercado e as empresas podem se dedicar a entregar mais qualidade em vez de quantidade, destinando seus recursos aos processos mais limpos e à reversão dos danos ambientais, por exemplo.

Os benefícios disso são inúmeros e bastante variados, como:

  • menos trânsito nas cidades;
  • redução da emissão de CO2;
  • preservação dos rios, dos mares e do ar;
  • apoio às economias locais;
  • reciclagem e reuso de materiais e resíduos;
  • menor impacto ambiental.

Como praticar o consumo consciente?

Quer saber como levar isso para a sua vida de uma maneira simples? Então, fique de olho nas dicas que listamos abaixo.

Consuma o necessário

Desenvolva o hábito de fazer uma lista de supermercado com os itens que você não tem em casa, para evitar compras desnecessárias. Planeje a aquisição de eletrônicos, roupas, calçados e acessórios para evitar as aquisições por impulso.

Desligue os eletrônicos e as luzes de casa quando não estiver utilizando.

Separe o lixo

O lixo que não tem mais utilidade pode se tornar matéria-prima de novo. Separe-o de acordo com o material: lixo orgânico pode virar adubo, enquanto plásticos, vidros, metais e papéis podem ser reciclados. Esses hábitos facilitam o trabalho dos coletores.

Não compre produtos não originais

Consumir de forma consciente também diz respeito a escolher os fornecedores que você apoia. Comprar de marcas originais pode ser mais caro, mas é uma garantia de que o trabalho é legalizado, está de acordo com as regras do segmento e respeita as determinações quanto aos impactos ambientais do negócio.

O consumo consciente pode ser adotado aos poucos e por meio de atitudes simples, acessíveis a qualquer um. Fazer sua parte pode ser benéfico para você e para todo o planeta. Dê o próximo passo em busca dessa mudança! 

Gostou do que viu por aqui? Então, que tal se organizar financeiramente para conseguir comprar das empresas que você sempre quis apoiar? Aprenda a fazer um planejamento financeiro para iniciantes!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários