Ter conta digital é seguro? Confira!

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

As contas digitais caíram mesmo na graça do povo. Com redução ou inexistência de taxas e soluções como Pix e outras facilidades, cada vez mais pessoas têm recorrido a essa alternativa para administrar as próprias finanças. Você sabe o que muda com uma conta digital e se ela é mesmo segura?

Neste post, vamos ajudar você a entender melhor o que é, como funciona e de que maneira você pode utilizar de forma segura. Fique de olho!

O que é uma conta digital?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é uma conta digital. Ela é uma conta convencional, como aquela que você tem na agência bancária, mas possibilita que faça todas as suas movimentações pela Internet, em um aplicativo ou no site do banco. 

A melhor parte é: você não precisa ir até uma agência para abrir a conta ou efetuar suas transações. Essa é a maior vantagem das contas digitais, porque manter um espaço e uma infraestrutura física é algo caro para o banco. 

Esses custos precisam ser cobertos de alguma maneira, então, o banco embute os gastos com infraestrutura no valor que ele cobra em forma de taxas e tarifas.

Aqui, vale destacar que as contas digitais podem ser oferecidas tanto por bancos tradicionais, como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que permitem o saque em dinheiro em terminais eletrônicos, como por bancos digitais, que oferecem como parte de seus serviços as transações online e, caso o cliente queira realizar o saque, precisa pagar uma taxa e procurar um terminal 24 horas.

Como funciona a conta digital?

Abrir uma conta em um banco digital é muito simples, assim como utilizá-la no dia a dia. É claro que o procedimento vai variar de banco para banco, mas, em geral, basta você encontrar uma instituição que ofereça essa opção, baixar o aplicativo do banco no seu smartphone e seguir os passos indicados.

Você terá que apresentar alguns dados, além de enviar fotos dos seus documentos pessoais, como RG, CPF e um comprovante de residência atualizado. Depois disso, seu cadastro passará pela aprovação e você já terá um número de conta para utilizar.

Com a senha cadastrada e os dados da sua conta, você poderá fazer saques em um caixa 24h ou em uma agência da rede do banco, efetuar pagamentos de boletos, fazer transferências eletrônicas, visualizar seus extratos e assim por diante. Em algumas instituições, é possível até mesmo contratar crédito pessoal e fazer investimentos diretamente do aplicativo.

Quais são as vantagens da conta digital?

Quer saber quais são as vantagens de ter uma conta digital? Então, olha só!

Mais descomplicada

A conta digital é mais simples e menos burocrática. Os bancos digitais servem para agilizar sua vida financeira. Além disso, os aplicativos são intuitivos e vão instruindo você em um passo a passo lógico, para efetuar qualquer operação.

Menos taxas que uma conta comum

Na conta digital, como não é preciso tantas instalações físicas, guichês de caixas ou mesmo um número alto de funcionários, os custos para a operacionalização do negócio são menores. Assim, o banco pode oferecer soluções financeiras com preços bem mais atrativos — alguns deles são até zerados, como as anuidades dos cartões, na maior parte dos casos.

Atendimento online

Se você tiver alguma dificuldade ou dúvida ao utilizar os serviços, pode recorrer a um atendimento online. Para as dúvidas mais simples, você provavelmente contará com um chat automatizado. Se isso não resolver o seu problema, pode conversar diretamente com um atendente, sem sair de casa.

A conta digital é segura?

Os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central, o que significa que eles são seguros e contam com uma proteção extra fornecida pelo Fundo Garantidor de Crédito, que devolve para você até R$ 250 mil caso a instituição sofra uma intervenção, liquidação ou falência. Então, o risco desse tipo de conta é o mesmo que o de uma agência física.

Além disso, esses bancos adotam medidas de proteção de dados que são bastante seguras, principalmente por causa das informações criptografadas. É claro que você também precisa fazer sua parte, como:

  • utilizar senhas mais difíceis e trocar as combinações periodicamente;
  • não instalar aplicativos suspeitos no seu celular;
  • não usar o Internet Banking em redes públicas de Internet;
  • acompanhar seu extrato constantemente e acionar o banco em caso de atividades suspeitas.

Você tem muito a ganhar abrindo uma conta digital. Então, que tal avançar nos seus conhecimentos e descobrir mais sobre o Open Banking?

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários