A contratação de seguro é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa. Para evitar possíveis dores de cabeça no futuro, porém, é preciso se certificar de que está contratando a opção mais adequada para suas necessidades. Além disso, é necessário ficar atento a alguns itens da apólice, como os termos do contrato, os valores das coberturas e das franquias, bem como o que não é coberto pelo seguro.

    Pronto para conhecer os principais cuidados que você deve ter no momento da contratação de seguro? Então fique de olho nas nossas dicas!

    1. Buscar informações sobre a seguradora e o corretor

    O ideal é contratar um seguro por meio de um corretor, profissional devidamente habilitado para esclarecer suas dúvidas e intermediar sua relação com a seguradora. O corretor também é responsável por apresentar as melhores condições e os produtos que considera mais adequados para atender a suas necessidades.

    É preciso verificar se o profissional tem registro na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regulamenta as atividades no país, e também se tem uma boa avaliação no mercado. O mesmo cuidado deve ser tomado em relação à escolha da seguradora, empresa responsável por prestar assistência no caso de alguma ocorrência ou sinistro.

    2. Comparar suas necessidades com o contrato

    Para evitar surpresas no futuro, é importante avaliar se os serviços considerados essenciais para sua realidade estão devidamente estipulados no contrato. Nada de escolher a opção mais econômica se itens essenciais não estão incluídos, ok? O ideal, assim, é identificar suas necessidades para verificar se elas foram consideradas no negócio.

    3. Observar a reputação da seguradora

    A internet é uma ferramenta poderosa para pesquisar sobre a reputação da seguradora no mercado. É fundamental, assim, pesquisar bastante, buscando referências sobre a companhia. Páginas de defesa do consumidor, redes sociais e buscadores com campos de comentários são fontes valiosas de informação. Não hesite em consultar a opinião de outros segurados para saber se está fazendo uma boa escolha ou não!

    4. Pesquisar sobre a assistência prestada

    Pense bem: de nada adianta investir na contratação de um seguro com diversos serviços e coberturas se quando você precisar de alguma assistência ela não for prestada de forma rápida e eficiente, não concorda? Antes de assinar qualquer contrato, portanto, pesquise sobre o apoio oferecido pela empresa.

    Busque informações tanto sobre a agilidade como sobre a qualidade do atendimento pós-venda, além de procurar se informar sobre a disponibilidade de canais para esclarecimento de dúvidas por parte da seguradora e ainda sobre a prestação de assistência em casos de sinistro.

    5. Entender os termos mais frequentes das apólices

    Basicamente, os termos mais vistos nas apólices são franquia, prêmio e sinistro. É importante entender o que cada um significa para fazer valer seus direitos em uma eventual necessidade.

    A franquia diz respeito ao valor mínimo pago pelo cliente em caso de sinistro, equivalente a uma coparticipação do segurado. Esse item é comum a todas as empresas do setor, variando apenas o valor.

    Por falar nele, o sinistro nada mais é que a concretização de algum fato previsto na apólice, tendo como resultado o pagamento de indenização, sempre de acordo com o contrato.

    Já o prêmio é o valor pago à companhia para efetivar a validade do seguro. Tem relação com a franquia no seguinte sentido: quanto menor é o valor da franquia, maior é o potencial prejuízo financeiro da empresa em caso de sinistro e maior é o valor do prêmio. A situação também pode acontecer no modo inverso.

    6. Verificar as possibilidades de desconto

    No momento da contratação de seguro, não deixe de avaliar os descontos que você pode ter. Algumas empresas consideram certos fatores para garantir reduções no valor, como bom histórico do condutor, em caso de seguro de veículo, ou equipamentos de segurança instalados no imóvel, em caso de seguro residencial.

    Muitas seguradoras também concedem descontos para clientes que mantêm um relacionamento de longo prazo ou que acabam não precisando usar os serviços durante a vigência do contrato.

    Por fim, agora que você já sabe como é fundamental considerar todos esses cuidados para fazer uma escolha segura e confiável, entre em contato com a Rodobens caso queira saber outras informações sobre a contratação de seguros e esclareça todas as suas dúvidas!