curso para caminhoneiro

Curso para caminhoneiro: 5 opções que você deve fazer

Abril 2019

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

A profissão de caminhoneiro está ficando cada vez mais exigente. Para conseguir melhores oportunidades de trabalho, é necessário se dedicar e buscar novos conhecimentos. Os profissionais precisam entender bem de mecânica, além de saber dirigir de uma forma segura e eficiente, economizando ao máximo os recursos. Um curso para caminhoneiro é a garantia de um bom desempenho e um rápido crescimento nos negócios.

Por isso, vamos apresentar neste post 5 cursos indispensáveis que podem ajudar você a aprimorar seus conhecimentos e, assim, ter sucesso em sua profissão. Vamos lá?

1. Noções de Direção Segura para Caminhoneiro

Segundo uma pesquisa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, metade dos acidentes de trânsito é causada por falhas humanas ou por desrespeito às leis. Por isso, o motorista precisa estar preparado para dirigir de forma segura, conduzir o veículo com responsabilidade e saber respeitar as normas, tanto nos centros urbanos quanto nas rodovias.

O Curso Noções de Direção Segura para Caminhoneiro é uma ótima opção, pois permite ao profissional ter maior confiança ao realizar sua função de uma maneira mais produtiva e segura. O conteúdo programático inclui:

2. Transporte de Produtos Perigosos

As cargas transportadas pelos caminhoneiros são muito variadas, e incluem diversos produtos que podem trazer graves riscos ao motorista e aos demais envolvidos no trânsito. Ter conhecimentos específicos sobre como transportar esses materiais vai abrir oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, esse treinamento pode salvar vidas.

O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) oferecem gratuitamente o curso de Movimentação de Cargas Perigosas. O objetivo é fazer com que condutores e auxiliares conheçam a fundo as normas que regem a atividade. No entanto, para ter a certificação, o motorista precisa se dirigir a centros de formação de condutores e outras instituições de ensino credenciadas.

3. Curso Gratuito de Finanças Pessoais

Como empreendedor e caminhoneiro, você precisa saber como desenvolver um bom planejamento pessoal. Pensando nisso, foi elaborado o Curso de Finanças Pessoais. Seu objetivo é ajudar o participante a aumentar suas chances de conquistar um emprego e a se organizar melhor dentro do negócio. Além disso, traz muitas informações de como iniciar com sucesso todas as etapas que fazem parte da educação financeira.

4. Manutenção e Segurança

Esse é um curso para caminhoneiro que não pode faltar no seu currículo. Afinal, ele ajuda você a manter o veículo funcionando perfeitamente, eliminando as ameaças que poderiam colocar sua vida em perigo. Quando o motorista tem conhecimentos de mecânica, consegue identificar possíveis riscos e evitar graves acidentes.

Para entender mais sobre o assunto, você pode fazer o curso de Manutenção e Segurança. Uma das instituições que oferecem esse curso é a Fabet. O programa é ministrado à distância e deixa você pronto para aplicar suas novas técnicas.

5. Gerenciamento de Riscos

Cada vez mais, os caminhoneiros devem saber identificar ameaças e fazer o possível para garantir a segurança. A ideia é que nenhum risco que ameace a segurança do motorista, do veículo ou da carga passe despercebido no processo logístico.

A boa notícia é que dá para se qualificar nessa área de forma gratuita ou com custos bem pequenos. O Sest e o Senat são programas que oferecem a capacitação necessária para esse objetivo. O curso Gestão de Projetos fornecido pela instituição qualifica o caminhoneiro não só a gerenciar os riscos das operações, mas a obter uma visão geral da sua relação com os clientes e a carga — o que inclui os custos, o planejamento e a viabilidade de todo o processo.

Se você quer acompanhar o rápido desenvolvimento do mercado de trabalho, busque novas especializações e experiências que vão valorizar sua atuação como profissional, garantir um diferencial que o destaque dos demais e trazer segurança para o seu dia a dia. Para isso, o melhor a fazer é escolher um bom curso para caminhoneiro, tornando muito mais fácil conseguir as melhores oportunidades na área.

Gostou das dicas? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outros caminhoneiros a se capacitarem ainda mais!

Comentários