duvidas-sobre-seguro-de-vida

Tiramos as 7 principais dúvidas sobre seguro de vida

Dezembro 2018

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Que o seguro de vida é essencial para garantir a tranquilidade nos momentos de adversidade, você já sabe, não é mesmo? No entanto, a complexidade do tema faz com que existam muitas dúvidas sobre seguro de vida na mente das pessoas.

Isso acontece por tratar-se de um produto com diversas particularidades e adaptável a diferentes perfis, além de representar uma decisão muito importante. Pensando nisso, decidimos responder neste post as 7 principais dúvidas sobre seguro de vida. Continue a leitura e fique por dentro!

1. O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um serviço prestado por uma empresa mediante o estabelecimento de um contrato, também chamado de apólice de seguro. Seu objetivo é garantir a proteção financeira dos segurados em situações de morte ou invalidez ao trabalho.

2. Como funciona o seguro de vida?

O titular deve indicar um ou mais beneficiários — que, muitas vezes, são seus familiares. Caso não o faça, o Artigo 792 do Código Civil prevê que a divisão seja de 50% para os herdeiros e de 50% para o cônjuge.

Na ocorrência de um sinistro previsto na apólice, o titular ou seus beneficiários devem entrar em contato com a seguradora e fornecer os documentos necessários para cada situação.

3. Como saber se sou beneficiário de um seguro de vida?

Caso você tenha dúvidas sobre os beneficiários indicados por determinada apólice de seguro de vida, basta solicitar essa informação junto à seguradora. Também é possível consultar pelo CPF do titular junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para descobrir quem sãos os beneficiários.

4. Quanto custa um seguro de vida?

No cálculo do valor da apólice de seguro de vida, diversos fatores são levados em consideração. Por isso, a tarefa de precificar esse serviço não é simples, já que cada contrato visa atender a um perfil de segurado.

Entre os pontos levados em conta nessa hora, podemos citar a faixa etária, o gênero, a profissão e se há algum problema de saúde. No entanto, para quem faz um bom planejamento, o valor de um seguro de vida vale muito a pena frente aos benefícios que ele oferece.

5. Quanto tempo demora para receber seguro de vida?

Após a solicitação da indenização junto à seguradora, será preciso apresentar a documentação exigida. A partir de então, o prazo máximo para pagamento não pode ultrapassar 30 dias. É importante lembrar que, em caso de sinistro, a solicitação da indenização deve ser feita em até 3 anos da data do fato.

6. Como declarar no IR?

Como o seguro é considerado um serviço, ele não faz parte do patrimônio do segurado. Por isso, nesse caso, não é necessário declarar a despesa no IR.

Já quem recebe indenização de seguro de vida deve sim registrá-la em sua declaração anual. No entanto, o valor é isento de tributação por não constituir aumento de patrimônio.

7. Como fazer um seguro de vida?

Para fazer um seguro de vida, basta procurar uma corretora de seguros da sua confiança. Contar com esse auxílio é fundamental para encontrar o plano ideal e com as melhores condições para você.

Viu só? São muitas as dúvidas sobre seguro de vida, mas agora você já está por dentro do assunto e entende melhor o quanto é importante procurar a opção que esteja mais alinhada com a sua necessidade.

Por isso, se você tirou todas as suas dúvidas e ficou interessado em adquirir a sua apólice, entre em contato conosco. Nossos corretores estão prontos para ajudá-lo a encontrar o seguro de vida certo, garantindo a sua tranquilidade e a de sua família!

CTA_Tudo-que-você-precisa-saber-sobre-seguro-em-um-só-lugar_final

 

Comentários