Mais do que nunca, o cenário de alta competitividade reforça a necessidade de poupar no dia a dia. Afinal, é praticamente só assim que a realização de investimentos estratégicos se torna possível! Portanto, para quem quer alcançar seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros, a economia deve se tornar rotina. E isso pode ser mais fácil do que você imagina! Especialmente se conseguir colocar em prática uma disciplina financeira cotidiana. Quer saber como fortalecer seu hábito de poupar? Então confira nossas dicas!
Essa dica pode ajudar muitas pessoas a manter um controle maior sobre os próprios gastos, já que assim é possível saber exatamente quanto tem na conta corrente e quanto gastou com cada compra. Quem tem o hábito de usar o cartão de crédito corre mais riscos de extrapolar o orçamento, uma vez que pode gastar além dos limites sem nem perceber. Afinal, a fatura só vem uma vez por mês!
Por mais que você leve alguns meses para colocar as contas em dia com esse hábito, não desanime. Lembre-se de que, com o tempo, essa mudança de atitude trará muitos benefícios para suas finanças. Por isso, já vá treinando a resposta para quando perguntarem se é crédito ou débito ao pagar uma conta!
Seja por meio da internet ou realmente indo de loja em loja, é sempre válido pesquisar bem antes de fazer suas compras. E essa dica se torna ainda mais importante quando a aquisição envolve valores maiores, como na compra de eletrodomésticos e passagens de avião. Comparar preços pode promover economias substanciais para seu orçamento mensal. Então o que está esperando para incorporar esse hábito no seu dia a dia?
Sair de casa para fazer compras sem saber ao certo o que ainda tem e o que falta é receita certa para gastar mais do que deve. Por isso, se previna ao ir às compras, montando previamente uma lista com os itens de que você precisa, sejam eles produtos de supermercado ou até mesmo bens mais supérfluos, como uma roupa nova ou um calçado, por exemplo. Assim você consegue fazer suas compras de forma mais objetiva e racional.
Tenha sempre em mente quais são os objetivos que pretende atingir por meio da economia. Você vai economizar para comprar um carro zero, investir em um imóvel, fazer uma viagem ou atingir maior estabilidade financeira? Anote ou crie um quadro de visualização (veja alguns exemplos aqui) com essas metas para servirem de motivação sempre que você fraquejar ou pensar em gastar mais do que deveria.
Muitas pessoas até têm uma planilha orçamentária e um planejamento financeiro, mas acabam negligenciando os pequenos gastos do dia a dia. Sabe aquele cafezinho na padaria e o cinema do final de semana? Devem ser contabilizados sim! Sem esse controle, o fim do mês chega e é bem possível que você não saiba para onde foi seu dinheiro. Aí fica difícil até mesmo pensar sobre quais áreas permitem uma maior economia! Acostume-se a anotar e computar até esses gastos menores, para que saiba exatamente quanto eles representam em seu orçamento e consiga verificar com precisão onde é possível reduzir despesas.
E você, como tem praticado o hábito de poupar em seu dia a dia? Aproveite para seguir a Rodobens no Facebook, Instagram e Twitter para continuar a receber postagens como esta!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários