5 dicas para fortalecer o hábito de poupar

Março 2017

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Mais do que nunca, o cenário de alta competitividade reforça a necessidade de poupar no dia a dia. Afinal, é praticamente só assim que a realização de investimentos estratégicos se torna possível! Portanto, para quem quer alcançar seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros, a economia deve se tornar rotina. E isso pode ser mais fácil do que você imagina! Especialmente se conseguir colocar em prática uma disciplina financeira cotidiana. Quer saber como fortalecer seu hábito de poupar? Então confira nossas dicas!

1. Use o débito em vez do crédito sempre que possível

Essa dica pode ajudar muitas pessoas a manter um controle maior sobre os próprios gastos, já que assim é possível saber exatamente quanto tem na conta corrente e quanto gastou com cada compra. Quem tem o hábito de usar o cartão de crédito corre mais riscos de extrapolar o orçamento, uma vez que pode gastar além dos limites sem nem perceber. Afinal, a fatura só vem uma vez por mês!

Por mais que você leve alguns meses para colocar as contas em dia com esse hábito, não desanime. Lembre-se de que, com o tempo, essa mudança de atitude trará muitos benefícios para suas finanças. Por isso, já vá treinando a resposta para quando perguntarem se é crédito ou débito ao pagar uma conta!

2. Pesquise em diferentes estabelecimentos antes de comprar

Seja por meio da internet ou realmente indo de loja em loja, é sempre válido pesquisar bem antes de fazer suas compras. E essa dica se torna ainda mais importante quando a aquisição envolve valores maiores, como na compra de eletrodomésticos e passagens de avião. Comparar preços pode promover economias substanciais para seu orçamento mensal. Então o que está esperando para incorporar esse hábito no seu dia a dia?

3. Saia de casa já com uma lista de compras prontinha

Sair de casa para fazer compras sem saber ao certo o que ainda tem e o que falta é receita certa para gastar mais do que deve. Por isso, se previna ao ir às compras, montando previamente uma lista com os itens de que você precisa, sejam eles produtos de supermercado ou até mesmo bens mais supérfluos, como uma roupa nova ou um calçado, por exemplo. Assim você consegue fazer suas compras de forma mais objetiva e racional.

4. Foque em seus objetivos para se habituar a poupar

Tenha sempre em mente quais são os objetivos que pretende atingir por meio da economia. Você vai economizar para comprar um carro zero, investir em um imóvel, fazer uma viagem ou atingir maior estabilidade financeira? Anote ou crie um quadro de visualização (veja alguns exemplos aqui) com essas metas para servirem de motivação sempre que você fraquejar ou pensar em gastar mais do que deveria.

5. Mantenha controle sobre todos os gastos que realiza

Muitas pessoas até têm uma planilha orçamentária e um planejamento financeiro, mas acabam negligenciando os pequenos gastos do dia a dia. Sabe aquele cafezinho na padaria e o cinema do final de semana? Devem ser contabilizados sim! Sem esse controle, o fim do mês chega e é bem possível que você não saiba para onde foi seu dinheiro. Aí fica difícil até mesmo pensar sobre quais áreas permitem uma maior economia! Acostume-se a anotar e computar até esses gastos menores, para que saiba exatamente quanto eles representam em seu orçamento e consiga verificar com precisão onde é possível reduzir despesas.

E você, como tem praticado o hábito de poupar em seu dia a dia? Aproveite para seguir a Rodobens no Facebook, Instagram e Twitter para continuar a receber postagens como esta!

Comentários