Entender a diferença entre juros simples e juros compostos é um ponto importante para tomar boas decisões financeiras. Ambos os conceitos se referem à remuneração pelo uso dos recursos de terceiros, mas a forma de cálculo e o resultado obtido mudam bastante de acordo com a modalidade.
Os principais casos nos quais incidem são empréstimos e investimentos. Nos empréstimos, é preciso pagar uma taxa de juros para ter os valores disponibilizados por um banco, por exemplo, enquanto, nos investimentos, os recursos são alocados com a expectativa de remuneração.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura deste conteúdo e amplie seus conhecimentos de educação financeira!
Os juros simples consistem na remuneração sobre o capital, calculada sempre sobre o valor inicial. Ao realizar um financiamento de carro, por exemplo, você antecipa o crédito referente ao preço do veículo, e as parcelas são calculadas com os juros simples. A fórmula do juros simples é a seguinte:
Imagine um empréstimo de R$1.000,00, juros de 3% ao mês e divisão em 10 parcelas. O cálculo seria:
Os juros simples são aplicáveis principalmente em empréstimos e financiamentos. Diversos fatores podem reduzir ou aumentar essa taxa, como histórico do contratante, riscos da operação, valor do empréstimo e prazo de pagamento.
Aqui na Rodobens, temos as melhores taxas de juros do mercado para realização de financiamentos de veículos e empréstimos. Além disso, você pode usar as opções de crédito com garantias para ter um custo ainda menor ao tomar dinheiro com juros simples.
No caso dos juros compostos, que geram os chamados juros sobre juros, a fórmula é diferente:
Perceba que o tempo deixa de ser um fator da multiplicação e torna-se uma potência. Com isso, a remuneração do período anterior é usada na base de cálculo do período posterior. Ou seja, o que você ganhou em janeiro é somado ao capital em fevereiro antes de serem aplicados os juros dessa parcela, por exemplo.
O empréstimo de R$1.000,00, com juros de 3% ao mês e divisão em 10 parcelas teria os seguintes resultados:
Os juros compostos aumentam o capital exponencialmente com o passar do tempo. Nesse sentido, eles são aplicados no caso de investimento financeiro, como títulos do Tesouro Direto, fundos de investimento e CDBs.
De forma geral, a diferença entre juros simples e juros compostos está no retorno esperado pelo credor. Nos juros simples, a remuneração obtida não é utilizada no cálculo das prestações seguintes. Já nos juros compostos, os ganhos passados integram esse cálculo, sendo somados ao aporte inicial.
Ao entender a diferença entre juros simples e juros compostos, você consegue avaliar as oportunidades de empréstimos e investimento ofertadas no mercado. Logo, tem mais chances de encontrar boas soluções financeiras. Lembre-se, portanto, de sempre fazer simulações e conhecer todas as condições antes de fechar um negócio.
Quer conferir mais dicas de educação financeira? Então, assine gratuitamente a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários