Quando não quitada, uma dívida no cartão de crédito pode facilmente virar uma bola de neve e transformar sua vida financeira em um verdadeiro pesadelo! Afinal, o valor do rotativo já ultrapassa a faixa de 300% ao ano.
No Brasil, muitas pessoas sofrem com esse problema — entre os endividados, cerca de 30% têm pendências relativas aos cartões de crédito —, e a melhor forma de resolvê-lo é tomar à frente da situação. Para ajudá-lo a dar o primeiro passo, criamos este artigo especial. Continue com a leitura e confira as dicas que preparamos para você sair do vermelho!
Realizar uma mudança de hábitos nem sempre é fácil, mas existem maneiras de facilitar esse processo. Veja a seguir algumas medidas que você pode adotar para conseguir quitar as suas dívidas de cartão de crédito!
Para conseguir eliminar seus débitos, a primeira coisa a se fazer é evitar qualquer gasto desnecessário. Comece organizando as contas essenciais, que você não pode deixar de pagar, como: aluguel,prestações de financiamento, mensalidades escolares, supermercado e luz. Em seguida, corte ou reduza todos os gastos desnecessários, por exemplo: planos robustos de internet, TV por assinatura, almoços e jantares em restaurantes, passeios e viagens.
Um fator que fará toda a diferença no seu orçamento é assumir o controle das suas finanças. Mantenha um planejamento financeiro que viabilize uma economia mensalmente.
Assim, em pouco tempo você vai sentir os efeitos de ter uma vida financeira saudável. Uma dica: o uso de aplicativos e planilhas pode ajudar muito a ter um controle maior de todas essas questões!
Na maioria dos casos, é do interesse do cobrador que a dívida seja quitada o mais rápido possível — e isso pode significar uma abertura para negociação do débito. Por isso, é altamente recomendável que você procure os credores para escutar e sugerir propostas de redução dos juros e, consequentemente, do valor a ser pago.
Popularmente, as pessoas dizem que após 5 anos as dívidas de cartão de crédito caducam. Na prática, isso significa que o nome do devedor será retirado dos serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Contudo, o fato de a dívida caducar não quer dizer que ela acabou. Uma dívida contraída com uma instituição credora jamais deixa de existir e pode dificultar sua relação com a empresa.
O devedor estará sujeito, inclusive, a ações judiciais, que podem bloquear e confiscar bens como carros e imóveis. Portanto, afirmamos que o mais recomendado é sempre procurar quitar suas dívidas, utilizando as recomendações mencionadas acima.
Viu como iniciativas simples podem contribuir para que você volte a ficar no azul? O importante é ter organização, foco e comprometimento. Assim, conseguirá se livrar da tão temida dívida do cartão de crédito!
Gostou das dicas que oferecemos? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que estão na mesma situação!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários