Se você está procurando opções para começar a investir, já deve ter se deparado com os dividendos. Afinal, receber dividendos pode ser uma boa ideia para quem deseja uma renda extra, aumentando o patrimônio e a segurança financeira da família.
Mas, antes de apostar nesse tipo de investimento, é preciso saber o que ele é e como funciona. No post de hoje vamos mostrar o que são dividendos, como eles são pagos e se de fato são uma boa aposta. Acompanhe!
Cada acionista de uma empresa com ações negociadas em uma bolsa de valores recebe uma parte do lucro na forma de dividendos. Ou seja, um dividendo é o meio pelo qual o investimento em ações é remunerado.
O pagamento é proporcional ao número de ações do investidor e ao lucro da empresa em questão. É importante saber que, no Brasil, as empresas de capital aberto são obrigadas a destinar pelo menos 25% dos lucros para o pagamento dos dividendos.
A frequência do pagamento de dividendos é determinada pelos Conselhos de Administração de cada empresa. Em geral, acontecem anual ou semestralmente.
O retorno do investimento é calculado através do dividend yield de cada ação. De forma simplificada, é a divisão do valor do dividendo anual pelo valor atual.
Existem diferentes meios pelos quais é realizado o pagamento dos dividendos:
O retorno é pago diretamente para o acionista e o valor é calculado de acordo com o lucro atual ou acumulado em determinado período.
O Imposto de Renda não incide sobre essa transação, o que é uma boa notícia. Quem opta por receber juros sobre capital, por exemplo, precisa contribuir com a Receita.
Quem recebe os dividendos em dinheiro pode utilizá-los para comprar ações. Mas também existe a possibilidade de fazer esse procedimento automaticamente.
Ou seja, os dividendos são pagos através de ações adicionais, permitindo que os ganhos se acumulem ao longo do tempo.
Toda empresa precisa definir o valor mínimo de um dividendo. Assim, sempre que houver lucro, cada investidor sabe o “piso” do que vai receber.
Entretanto, podem existir casos excepcionais, quando a empresa de capital teve um lucro bem acima da média e pode remunerar melhor seus acionistas com pagamento de dividendos especiais.
Investir em dividendos significa investir em ações, ou seja, apostar no lucro das empresas.
O retorno financeiro é ancorado pelo sucesso de determinada organização, o que envolve boas práticas internas de gestão e até a condição geral do mercado onde ela atua.
O mercado de ações pode dar retornos muito altos, mas ele é muito volátil e arriscado. Por isso, é importante contar com uma consultoria antes de fazer essa aposta e sempre diversificar a aplicação do seu dinheiro com investimentos tradicionais, renda fixa ou compra de imóveis.
Agora que você já sabe o que são dividendos, confira também outras opções de investimento! Siga-nos no Twitter, Facebook e LinkedIn para receber mais dicas sobre o assunto em primeira mão!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários