285242-aprenda-7-formas-de-economizar-diesel-na-estrada

Aprenda 7 formas de economizar diesel na estrada

Maio 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

O combustível sempre foi um dos custos mais altos para quem trabalha como motorista. Por isso, os profissionais que desejam aumentar a sua rentabilidade e garantir mais estabilidade financeira sempre buscam formas de economizar diesel na estrada. Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos que vão ajudar a fechar melhor as contas no fim do mês.

Quer saber quais são eles? Confira as 7 dicas que selecionamos neste artigo, faça o teste e veja como vai economizar uma quantidade significativa de combustível!

1. Não extrapolar o peso das cargas

O aumento do consumo de combustível pode estar diretamente relacionado ao peso da carga que você transporta. O caminhão é projetado na fábrica para uma determinada carga que, se for extrapolada, além de consumir mais, pode pôr em risco a sua segurança.

2. Calibrar os pneus periodicamente

Essa é uma precaução bastante simples e que faz toda a diferença na hora de economizar diesel. Parou para abastecer? Aproveite para calibrar os pneus! Quando estão mais murchos, a sua vida útil é reduzida e o aumento de consumo pode ser de até 20%.

3. Planejar bem as rotas

A tecnologia é uma boa aliada dos motoristas e há uma série de aplicativos que podem ser instalados em seu smartphone para ajudar a planejar os melhores percursos para o seu destino. Antes de viajar, portanto, faça uma boa comparação entre as rotas disponíveis e selecione aquelas que tornarão sua viagem mais rápida — o que não significa que deva ser mais curta. Além disso, lembre-se de mapear os postos de combustíveis no trajeto, para que não seja necessário fazer desvios.

4. Ficar de olho na velocidade média

Você sabia que se conseguir dirigir por mais tempo a uma velocidade de até 80Km/h você poderá economizar até 10% do diesel previsto? A explicação para isso também está no projeto, ainda na fábrica, pois os veículos são desenvolvidos para render melhor em velocidades entre 40Km/h e 80Km/h. Segundo levantamento divulgado no Canal Rural, ao dirigir acima dos 88Km/h você vai gastar mais 1% de combustível a cada quilômetro rodado.

5. Ter cuidado na escolha do posto de abastecimento

Na hora de escolher o posto para abastecer, não é suficiente fazer uma pesquisa de preços e optar pelo mais barato. Você deve conhecer a procedência do estabelecimento para não correr o risco de usar um combustível de má qualidade.

Não se esqueça de que diesel adulterado pode significar mais gastos com reposição de peças que se desgastam. Além disso, é importante que ele esteja dentro da sua rota, pois os desvios podem fazer com que você gaste mais do que estava previsto.

6. Checar o alinhamento

O alinhamento deve estar na sua lista de prioridades na revisão preventiva a fim de garantir a sua segurança e a economia no diesel. Rodas e eixos desalinhados favorecem o aumento do consumo e desgastam mais os pneus.

7. Trocar a marcha na hora exata

Perda de velocidade ou acelerações bruscas e desnecessárias são as vilãs do consumo de combustível. Por isso, é importante conhecer bem o seu veículo e saber a hora certa de trocar as marchas.

Outro erro, muitas vezes cometido até mesmo por profissionais experientes, é descer estradas em declive na chamada "banguela", achando que isso gera economia. Mas o efeito é contrário! Além de gastar menos combustível, descer com o caminhão engrenado é mais seguro, pois você poderá sempre contar com o freio motor.

Viu como não é difícil economizar diesel seguindo as dicas deste artigo? Mais importante do que fechar bem as contas, elas também ajudam a trazer segurança na estrada.

Quer receber mais conteúdos úteis como este em sua caixa de e-mails? Cadastre-se em nosso blog e assine a nossa newsletter gratuitamente!

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes