Garantir educação financeira para adolescentes pode ser uma missão bem desafiadora. Afinal, os jovens nessa fase costumam ser mais questionadores e, por vezes, até rebeldes. Também é nesse período que a vontade de ter coisas novas, como roupas, acessórios e smartphones, pesa mais.
Se os pais não trabalharam isso desde a infância dos filhos, podem ter que lidar com um percurso ainda mais cheio de obstáculos. Portanto, quanto mais cedo você começar, melhor!
Mas por que ensinar sobre o uso do dinheiro desde cedo? E como dar educação financeira para adolescentes? Para ajudá-lo, apresentaremos neste post 4 dicas especiais que podem tornar esse processo bem mais fácil. Acompanhe!
Dar uma mesada é muito mais que um luxo. Independentemente do valor, a ideia é fazer com que seu filho direcione bem a quantia recebida. Não basta entregar o dinheiro na mão dele e deixá-lo gastar com o que bem entender, ok? Junto com a mesada, os pais devem dar responsabilidades e regras.
Se o adolescente gasta tudo antes do fim do mês, por exemplo, não pode ter adiantamento ou pedir dinheiro extra. Caso estrague algo por mau uso, ele deve repor com sua mesada. Isso o ensinará a ter mais cuidado com o que o cerca, a pensar antes de tomar atitudes e a fazer escolhas estratégicas.
Um outro ponto fundamental é passar ao adolescente a sábia lição de que ao menos alguma parcela do dinheiro que recebe deve ser poupada. Isso mesmo!
Que tal dividir com ele as mesadas em envelopes para gastos de curto, médio e longo prazos? Assim, uma parte vai para desejos imediatos, outra para comprar bens maiores e a terceira, para voos mais altos, como entrar na faculdade ou comprar o primeiro carro, aos 18 anos.
Essa sugestão dos envelopes é o princípio de um planejamento de gastos. Quem projeta o futuro consegue se programar melhor e economiza muito! E se você ensinar seu filho a, em um caderninho, fazer um planejamento mensal?
A princípio, enquanto você faz o plano para a casa, ele vai aprendendo a fazer o próprio. A proposta é que ele anote o que pretende fazer com o dinheiro, quanto vai custar, quanto vai sobrar e quais são os planos para esse saldo.
Você pode usar a leitura como apoio, para aprender a lidar com as diversas situações do dia a dia e encontrar a melhor forma de garantir a educação financeira para adolescentes em sua casa. Alguns desses livros, aliás, podem até interessá-los, tornando o aprendizado ainda mais eficiente. Por exemplo:
Com essas dicas e esses materiais de leitura, dar educação financeira para adolescentes vai deixar de ser um desafio para se transformar em um caminho novo e inspirador para o sucesso em família. Pronto para essa missão?
Por fim, se gostou das nossas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais para trocar ideias com seus amigos e contatos sobre o assunto!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários