estabilidade financeira para caminhoneiro

Estabilidade financeira para caminhoneiro: siga estas 4 dicas para ter sucesso

Março 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Estabilidade financeira é uma prioridade para a maioria dos trabalhadores, e isso não é diferente para autônomos. Com as finanças em dia, fica muito mais fácil planejar o futuro, oferecer maior conforto para família e construir patrimônio. Seguindo essa linha de pensamento, os caminhoneiros que trabalham por conta própria podem e devem buscar uma vida tranquila.

Neste post, trouxemos algumas dicas especiais sobre a estabilidade financeira para caminhoneiro. Preparado para descobrir como dirigir suas finanças com a mesma tranquilidade com que você guia seu pesado? Então, continue lendo!

1. Mantenha suas contas pessoais separadas das profissionais

Um dos erros mais comuns que os trabalhadores autônomos, caminhoneiros e até mesmo empresários cometem é misturar finanças pessoais com as profissionais. Quando não se sabe de onde vem o dinheiro que está sendo gasto, a coisa vira uma bagunça. E realmente fica difícil ter estabilidade financeira assim.

Por isso, é importante que você anote o que gastou com cada frete em detalhes e pague tudo com o dinheiro recebido pelo serviço. Outra atitude essencial é separar mensalmente uma quantia para despesas pessoais.

2. Anote todos ganhos e custos que você tem

Manter anotações rigorosas da sua vida financeira, com as entradas e saídas devidamente registradas, é fundamental para organizar seu dinheiro. Isso significa anotar tudo o que você recebe e o que gasta.

Para ajudar nessa tarefa, existem inúmeras ferramentas, incluindo planilhas e aplicativos de celular. Mas se você prefere o bom e velho caderninho, não tem problema! O importante é registrar tudo.

3. Tenha uma reserva para emergências

Infelizmente, ninguém está livre de emergências, e esse risco precisa entrar no seu planejamento financeiro. Por exemplo, seu caminhão pode quebrar e ter que passar algum tempo no conserto, impedindo você de trabalhar. Ou, ainda pior, alguém da família pode adoecer, fazendo com que você tenha muita despesa e passe mais tempo em casa.

Tenha uma quantia guardada para cobrir os custos em momentos como esses. Pense em se proteger nos dias em que não puder trabalhar. O ideal é conseguir juntar cerca de 6 vezes o valor dos seus gastos mensais.

Assim você não fica desprevenido, e sua família pode ter muito mais tranquilidade. Sem contar que, com a reserva, você não terá que se endividar para cobrir suas despesas.

4. Programe uma rotina de manutenção para o seu veículo

No tópico anterior, a gente falou sobre a possibilidade de o caminhão quebrar — o que é péssimo, já que ele é sua fonte de renda. No entanto, é perfeitamente possível que você minimize ao máximo o risco de isso acontecer.

Manter uma rotina de manutenções para o caminhão não serve apenas para evitar um problema inesperado, mas também para economizar. O custo de um conserto é muito maior que de uma manutenção, concorda? Sendo assim, faça revisões programadas no seu veículo e evite ficar sem trabalhar ou gastar uma fortuna caso ele quebre.

Neste post, você viu que não é difícil organizar o dinheiro e conquistar estabilidade financeira para caminhoneiro. Seguindo as nossas dicas, sua vida vai ficar tranquila, e você pode ter mais folga para planejar o futuro, aumentar a sua frota e oferecer tranquilidade para sua família.

Gostou do post? Então, deixe um comentário abaixo contando suas experiências sobre o assunto. Será um grande prazer ler o que você tem para dizer!

Voltar
 

Comentários