Quem costuma trafegar pelas estradas país afora sabe bem que nem todas as vias oferecem condições adequadas de visibilidade. Como isso pode acabar resultando em graves acidentes, principalmente no período da noite, é fundamental que os motoristas atentem à sinalização de seus veículos.

    Quando falamos sobre caminhão, além de verificar o funcionamento do sistema de iluminação, é preciso assegurar que as faixas refletivas estão sendo utilizadas corretamente.

    Continue lendo este artigo e entenda mais sobre a importância desse cuidado!

    Por que utilizar faixas refletivas para caminhão?

    A grande razão pela qual as faixas refletivas são tão importantes é a segurança no trânsito. Elas permitem que os veículos maiores sejam facilmente identificados na estrada mesmo em condições adversas, como chuva, neblina e baixa iluminação.

    São formadas por microprismas refletivos, que garantem a visualização por diversos ângulos. Dispostas na traseira e nas laterais dos veículos pesados, elas ajudam os demais motoristas a planejar ultrapassagens e se posicionar de maneira segura.

    O que diz a legislação de trânsito?

    De acordo com a portaria 1164/2010 do Denatran, as faixas refletivas são obrigatórias em veículos com PBT (Peso Bruto Total) superior a 4.536 kg. Quem descumpre essa determinação comete infração de trânsito grave, podendo ser multado em R$ 195,23, além de receber 5 pontos na carteira de habilitação.

    Também há a exigência de que as faixas sejam devidamente homologadas pelo órgão, o que garante que elas atendem às especificações de qualidade e visibilidade. Por isso, para acertar na hora da compra, é preciso que a faixa refletiva apresente o selo "Aprovado Denatran", além da logo da fabricante.

    Quais são os diferentes tipos de faixa?

    Existem dois tipos de faixa refletiva que podem ser vistos nos veículos que circulam em nossas estradas. 

    As faixas vermelhas e brancas são as mais comuns, pois são destinadas a modelos fabricados ou importados após o ano de 2004.

    Já as faixas amarelas e pretas são utilizadas em automóveis de antes dessa data. Além disso, nesses casos elas são obrigatórias para um PBT superior a 3.500 kg.

    Como as faixas refletivas devem ser aplicadas?

    Depois de entender a importância das faixas refletivas, é preciso entender como elas devem ser colocadas em seu caminhão.

    Nas laterais, as faixas têm que delinear as extremidades do veículo. Para atender às exigências legais, é necessário cobrir pelo menos um terço da extensão das bordas. A dica para isso é posicionar uma faixa a cada dois espaços vazios, sem inverter o sentido em que são colocadas. 

    Na parte traseira, as faixas refletivas precisam cobrir ao menos 80% das extremidades e do para-choque. Um cuidado a ser observado é que, ao atingir o centro do caminhão, as faixas devem ter seu sentido de colocação invertido, como se fosse um espelho. Isso garante a boa visibilidade independentemente do local em que os outros motoristas estejam.

    Para as carrocerias tipo tanque e porta-contêineres, elas devem ser dispostas seguindo o alinhamento central e na borda inferior.

    Utilizar corretamente as faixas refletivas para caminhão é fundamental para promover a segurança de todos no trânsito e evitar multas. E se você gostou do post de hoje e não quer perder as próximas dicas, é só seguir as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram.