Fluido de freio: 4 sinais que mostram que está na hora de trocar

Novembro 2017

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Ao volante, a segurança de todos é o que há de mais relevante. O sistema de freios é um dos mais importantes do veículo, por isso cuidar bem dele é fundamental. Além de pastilhas e discos, o fluido de freio, responsável por transmitir a pressão do pedal até as rodas, deve ser observado com toda precaução!

Quer contar com a segurança de ter o seu carro sempre em perfeito funcionamento? Acompanhe nosso post: listamos para você os sinais de que está na hora de trocar o fluido de freio!

1. Prazo de validade vencido

Ao contrário do que muita gente acredita, o fluido de freio do carro tem prazo de validade. Podendo variar entre um e dois anos, de um tipo para outro e conforme o uso, é imprescindível deixar o sistema abastecido com material novo. Esse prazo também pode ser dado em quilometragem, conforme as instruções contidas no manual do veículo.

A questão é que, ao longo do tempo, o sistema de freios tem contato com o ambiente e assim o fluido vai perdendo suas propriedades. Com o vencimento do prazo de validade, as chances de acontecer acúmulo de água no reservatório e nas tubulações aumentam, podendo levar a mistura líquida a ferver e, assim, comprometer a frenagem.

2. Nível do fluido de freio abaixo do mínimo

A verificação deve ser feita regularmente, de acordo com o plano de manutenção do seu carro. Se no reservatório o nível de fluido estiver abaixo do mínimo, mesmo que por pouco, é hora de trocar.

Diferentemente de outros líquidos, como o de arrefecimento e o óleo do motor, também essenciais para o funcionamento do veículo, o fluido de freio não deve ser simplesmente completado até o nível ideal. Uma vez aberto o sistema, é necessário que todo o material seja drenado e substituído, serviço que será feito sem dificuldade na sua oficina de confiança.

3. Luz de freio acesa no painel

Em caso de vazamento, é possível que a luz-espia dos freios se acenda no painel de instrumentos antes que você verifique o reservatório e perceba a perda de fluido de freio. Ela geralmente é um ícone vermelho de exclamação em um círculo entre parênteses.

A luz pode indicar defeitos diversos, servindo também como alerta para que você verifique o reservatório do fluido. Sendo assim, não perca tempo e leve o carro imediatamente para uma oficina para solucionar o problema!

4. Dificuldade para acionar os freios com eficiência

O acúmulo de água no sistema traz um sintoma bastante característico: ao pisar no freio, verifica-se que o curso do pedal está mais longo, ou ainda é transmitida uma sensação de esponjosidade, como se sua força se perdesse pelo caminho de forma intermitente.

Isso sem falar na situação mais grave possível, que é quando você sente que os freios não funcionam de forma alguma. Qualquer um desses casos mostra que você precisa trocar o fluido imediatamente.

A melhor opção para lidar com problemas com o seu carro, especialmente falando dos freios, é sempre a prevenção. Por isso, faça as verificações e manutenções necessárias com frequência e, a qualquer sinal de irregularidade no funcionamento, consulte um especialista.

Gostou de conhecer os sinais que mostram que está na hora de trocar o fluido de freio do seu carro? Que tal aprender mais dicas para cuidar bem de seu veículo?

Comentários