Uma das principais preocupações de qualquer pai é garantir o futuro dos filhos. Afinal, ninguém quer que sua cria sofra, não é mesmo? Pois é justamente o foco na segurança financeira da família que motiva pais do mundo inteiro a trabalharem duro todos os dias. Você se identifica?
O detalhe é que isso exige fazer escolhas inteligentes. Não basta economizar, privando-se de qualidade de vida, sem pensar no que fazer com o dinheiro guardado. O que fazer então? Confira as dicas que preparamos para ajudá-lo nesse processo!
A vida traz muitas preocupações: é preciso colocar comida na mesa, ter momentos de lazer, providenciar a educação dos filhos e até deixar uma reserva para as conquistas futuras dos pequenos. Já pensou em quantos momentos exigem gastos atípicos? Quem tem filho se preocupa em guardar dinheiro, por exemplo, para:
Por tudo isso e muito mais, o ideal é que os pais realmente criem o hábito de guardar dinheiro, já que, mais cedo ou mais tarde, um gasto extra sempre aparece. Nesse contexto, vale a pena conscientizar toda a família sobre a importância de começar a poupar imediatamente a fim de assegurar um futuro mais tranquilo.
Na prática, pouco adianta se esforçar sozinho, não concorda? Assim, toda a família precisa esteja no mesmo compasso: economizando e poupando. Uma iniciativa que costuma contribuir para esse fim é reunir todos e perguntar quais são os sonhos de cada um.
Focando nesses objetivos, fica mais fácil entender que as atitudes de agora vão proporcionar a realização desses desejos tão esperados. Essa é a hora de traçar um planejamento financeiro e transformar os sonhos de cada um em metas para toda a família!
Como prometemos, reunimos aqui algumas dicas fundamentais para alcançar o sucesso nesse projeto. Tome nota e se prepare para colocá-las em prática imediatamente!
Reuniu a família? Eis a hora perfeita para montar o orçamento mensal. Calcule quanto precisará ser gasto, por exemplo, com:
Nesse momento, defina também metas de economia para reduzir os gastos supérfluos e ter mais dinheiro no fim do mês.
Fale com seus filhos sobre investimentos financeiros, consórcios, poupanças e o que mais achar relevante. Ajude sua família a entender a importância de economizar e investir. A educação financeira é capaz de ajudar seus filhos a lidarem melhor com o dinheiro no futuro, aproveitando da melhor forma possível as economias feitas hoje.
Ter um colchão de segurança é crucial. Imagine que você está juntando dinheiro para pagar a faculdade de um filho e surge uma emergência médica. De onde tirar recursos para cobri-la? Seria preciso fazer um grande sacrifício, não é verdade? Antes de qualquer outra coisa, portanto, preocupe-se em montar uma reserva financeira que cubra certas situações, como desemprego e imprevistos de qualquer natureza.
Se você for deixar o dinheiro economizado na poupança, pense em fazer uma para cada filho. Caso entre em um consórcio, siga o mesmo caminho. Isso evita brigas em casa e pode favorecer a conscientização familiar, já que cada um saberá no que está investindo.
Programe as finanças para comportar intercâmbios, cursos de língua e outras experiências capazes de complementar a formação profissional dos seus filhos. Isso será importante quando tentarem ingressar no mercado de trabalho, podendo funcionar como o diferencial competitivo necessário para garantir uma boa colocação.
Quando falamos em garantir o futuro dos filhos, um dos primeiros pensamentos que vêm à cabeça dos pais é: é preciso reunir patrimônio. E não é sem razão! Imóveis, por exemplo, quase nunca se desvalorizam, configurando investimentos altamente seguros. No longo prazo, foque na conquista de bens que tragam estabilidade e renda extra.
Gostou das dicas? Pois temos mais uma: compartilhe este post nas suas redes sociais e aproveite para trocar ideias a respeito do assunto com outros pais! Vai ser uma discussão muito positiva!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários