Manter as contas em dia é fundamental para garantir a realização dos sonhos. O problema é que até quem cuida do dinheiro com toda a atenção do mundo pode cair em algumas armadilhas, acumulando gastos desnecessários.

    Sabendo disso, desenvolvemos este post para ajudá-lo a identificar e cortar gastos supérfluos que oneram seu orçamento mensal. Dessa forma, você terá melhores condições para trocar de carro, mudar de apartamento, fazer viagens em família, entre tantos outros objetivos. Interessou? Então continue lendo!

    Como identificar gastos desnecessários?

    Tenha um controle

    Essa dica parece tão óbvia, né? Mas não é bem assim. Apesar de saberem da importância de fazer um controle de gastos, poucas pessoas realmente colocam isso em prática.

    Atualmente, não há desculpas para não ficar de olho no seu dinheiro. Afinal, são inúmeros os aplicativos e as soluções online, como o Google Planilhas, pensados justamente para ajudar a registrar e identificar os gastos desnecessários.

    Analise seu orçamento

    De nada adianta fazer um controle de gastos se você só joga todos os números lá e depois se esquece deles. Para que o aplicativo ou a planilha tenha efeito prático, é preciso analisar as contas que compõem seu orçamento, refletindo sobre elas. 

    Faça isso sempre com a intenção de encontrar pontos de melhoria, seja um gasto desnecessário que será cortado ou até mesmo uma boa oportunidade de investimento.

    O que fazer quando as contas apertam?

    Organize sua rotina

    Não tem como escapar: quando sua vida está bagunçada, você desperdiça muito dinheiro. Quer um exemplo? Se você não controla o estoque de alimentos da casa, pode acabar tendo que chamar um delivery ou sair para jantar fora na última hora, gastando muito mais do que gastaria ao preparar uma refeição caseira.

    Mas não é só isso! A organização também ajuda a evitar outros gastos desnecessários, como multas de contas atrasadas, juros de financiamentos, compras de itens duplicados e assim por diante.

    Planeje a vida em família

    Quanto mais tempo você tem para pesquisar sobre algo, maior tende a ser a economia, certo? Ao planejar sua vida em família, você pode fazer orçamentos, buscar formas de pagamento mais em conta e procurar alternativas com o melhor custo-benefício.

    Essa forma de pensar é útil para as mais diversas situações, desde a viagem de férias até a aquisição de um imóvel. Analisar os gastos e organizar a rotina: tenha esse mesmo cuidado com seus planos! Isso permitirá aproveitar a vida mesmo quando as contas apertarem.

    O que dá para eliminar do orçamento?

    1. TV a cabo

    Atualmente, com tantas opções de conteúdos sob demanda na internet, as pessoas assistem cada vez menos à TV. Então que tal começar cortando esse gasto?

    2. Alimentação fora de casa

    Todo mundo sabe que comer em casa é muito mais barato que se alimentar na rua. Mesmo que você não vá a restaurantes com frequência, preste atenção aos pequenos gastos em passeios e saídas no dia a dia.

    3. Supermercados sofisticados

    Em diversos locais do Brasil há supermercados que focam em um público mais selecionado. Repare como os preços praticados por esses estabelecimentos costumam ser mais altos. Acredite: ao comprar em um supermercado popular, você economiza muito dinheiro ao longo do ano. 

    4. Lavagens de roupa excessivas

    Pouca gente sabe, mas a máquina de lavar roupas consome bastante eletricidade, além, claro, da própria água. Pensando nisso, procure acumular mais roupas para fazer menos lavagens por semana!

    5. Celular pós-pago

    Com a popularização do WhatsApp e das conexões wi-fi, o número de ligações telefônicas caiu drasticamente, assim como o uso de pacotes de dados. Por isso, para a grande maioria das pessoas, um plano do tipo controle é mais que suficiente para o cotidiano. Que tal testar?

    Ao cortar os gastos desnecessários que mostramos aqui, você já terá uma folga no seu orçamento. Assim, sobrará mais espaço para investir naquilo que realmente é importante para você e sua família. Mas não pare por aí! Continue buscando possibilidades para aproveitar seu dinheiro da melhor forma possível.

    E já que o assunto é economia, aproveite para ler também nosso post sobre redução de gastos desnecessários para entrar em um consórcio!