Confira as melhores práticas para realizar a gestão de benefícios em sua empresa

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você sabia que 67% dos brasileiros preferem benefícios a salários maiores? Essa é uma informação importante para qualquer gestor ou líder — em especial os que trabalham com RH. Afinal, uma das funções desses profissionais é zelar pelo bem-estar da equipe, que se converte em jornadas de trabalho mais prazerosas e produtivas.

Então, considerando que os talentos tendem a valorizar seguros, plano de saúde ou premiações, é preciso pensar na gestão de benefícios. Essa é uma prática que visa oferecer aos colaboradores recompensas que vão além do pagamento regular. Para tanto, é recomendado conhecer práticas que facilitam a implementação da iniciativa.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

A importância da gestão de benefícios

Durante muitos anos, os gestores acreditaram que bons salários eram suficientes para estimular a produtividade e garantir o bem-estar dos funcionários. Porém, com o tempo, começaram a perceber que a melhor forma de atingir resultados positivos era por meio da motivação.

O desafio passou a ser, então, identificar o que poderia motivar todos os membros de uma equipe. Afinal, personalidades, necessidades e expectativas diferentes estão envolvidas. É nesse cenário que a gestão de benefícios ganha destaque.

De maneira geral, essa prática diz respeito a um conjunto de mecanismos que reconhece os talentos para além dos salários. Para encontrar a política ideal à empresa, em primeiro lugar, é preciso conhecer as demandas dos colaboradores. Depois, é necessário avaliar atentamente a cultura organizacional. Por fim, esses pontos devem ser alinhados a propostas que propiciem segurança, reconhecimento, estímulo e usabilidade.

Ao realizar uma gestão de benefícios que realmente atenda aos envolvidos na rotina de trabalho, o retorno tende a ser positivo, tendo reflexos na motivação pessoal, no desempenho dos times, na produtividade da empresa e na retenção de talentos.

Portanto, a prática é importante, mas vale reforçar que ela traz resultados apenas quando a gestão encontra o fit certo entre as propostas e as demandas dos membros dos setores.

As melhores práticas para realizar uma gestão de benefícios efetiva

Após entender que a política de benefícios ideal pode trazer diversas vantagens à empresa, bem como aos próprios funcionários, é hora de conhecer as melhores dicas para implementar essa iniciativa. Acompanhe!

Consolidar uma política clara

A primeira característica que a gestão de benefícios deve considerar é a objetividade. É relevante documentar a proposta, entretanto, de nada ter um registro sem que ninguém entenda o que está sendo sugerido.

Em vista disso, busque criar uma política facilmente compreensível, transparente e clara. Uma boa maneira de conferir a facilidade de entendimento ao documento é pedir o feedback dos próprios colaboradores.

Avaliar o budget da empresa para concessão do benefício

Promessas que não são cumpridas podem gerar um efeito rebote. Isto é, em vez de estimular os colaboradores, pode frustrá-los, acarretando diversos problemas. Sendo assim, antes de prometer plano de saúde ao time, por exemplo, confira se o budget disponível permite a concessão dos benefícios no longo prazo.

Para isso, é fundamental alinhar o orçamento e conhecer o fluxo de caixa junto à equipe contábil.

Considerar as demandas dos colaboradores

Uma boa gestão de benefícios considera não apenas a opinião dos líderes sobre a concessão dos benefícios de RH. Ela escuta as demandas dos próprios funcionários. Uma boa iniciativa consiste em reunir a opinião de cada um dos membros dos diferentes setores da empresa. O importante é coletar feedbacks e aplicá-los na política estabelecida.

Seguir as determinações da LGPD

Tendo em vista que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor, é fundamental considerar suas diretrizes antes de lidar com as informações pessoais dos colaboradores e dos envolvidos na criação da política de gestão de benefícios. Assim, dados fornecidos à seguradora parceira, por exemplo, ou quaisquer elementos compartilhados, devem corresponder às determinações da LGPD.

Acompanhar a percepção dos funcionários

De tempos em tempos, é recomendado perguntar aos funcionários o que estão achando da política de benefícios adotada. A ideia por trás dessa prática não é apenas melhorar a imagem da companhia, mas sim fazer uma verdadeira diferença na rotina da equipe. Para tanto, os colaboradores serão, sem dúvida, as melhores referências do que está funcionando ou não. Então, converse com eles!

Monitorar o desempenho da política

Apesar de ser importante acompanhar os resultados trazidos pela política por meio dos olhos do time, o RH também deve contar com estratégias para mensurar o desempenho dos trabalhadores. Na era digital, é recomendado que esse acompanhamento seja feito com base em dados.

Sendo assim, é interessante contar com softwares e ferramentas que permitam a mensuração do desempenho. Com dados sólidos — e em união com o feedback dos funcionários — será mais simples encontrar soluções que funcionem. Nessa hora, lembre-se também de ter flexibilidade.

Contar com uma parceria especializada

Existem empresas especializadas em gestão de benefícios. Elas atuam de forma a ajudar o RH a encontrar os melhores serviços para motivar, reconhecer, segurar e amparar a equipe. Nesse sentido, a parceria com uma empresa no segmento mostra-se muito estratégica.

A atuação da Rodobens na Consultoria e Gestão de Benefícios

A Rodobens Corretora de Seguros está no mercado desde 1986. Nos últimos 35 anos, a empresa se destacou por quesitos como liderança, inovação e parcerias de alta qualidade e criatividade. A companhia, que é referência na oferta de diferentes tipos de seguros, também oferece o serviço de Consultoria e Gestão de Benefícios.

Na prática, isso significa que a empresa disponibiliza uma equipe para avaliar o contexto de atuação da sua empresa, bem como o perfil dos colaboradores, e, assim, definir o portfólio de produtos ideal para o negócio.

 Assim, é possível contar com soluções inovadoras, promover a otimização operacional do time de RH e reduzir custos, sem deixar de oferecer um apoio humanizado aos funcionários.  

Levar segurança e tranquilidade aos colaboradores com uma política de gestão de benefícios é uma excelente forma de tornar a rotina de trabalho mais fluida e produtiva. Então, coloque em prática as dicas deste conteúdo para aproveitar todas as vantagens da iniciativa!

Aproveite e assine nossa newsletter! Assim, você receberá informações que otimizam as atividades do RH diretamente em seu e-mail!

Your blog post content here…

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários