284811-7-duvidas-sobre-grupo-de-consorcio

7 dúvidas sobre grupo de consórcio

Maio 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Embora já estejam consolidados no mercado, os consórcios levantam muitas dúvidas entre os interessados em adquirir diversos tipos de bens ou serviços. Isso acaba afastando alguns deles, que veem o consórcio com uma opção complicada e burocrática. Mas isso não é verdade!

Neste post vamos responder as principais questões sobre grupo de consórcio — o que certamente é um dos tópicos que mais geram dúvidas. Se você tem perguntas sobre esse tema, acompanhe a leitura!

1. O que é um grupo de consórcio?

Os grupos são a base do funcionamento de um consórcio. Por meio deles, várias pessoas se unem para acumular o montante necessário para a aquisição de uma categoria de bem previamente definida.

O número de participantes é limitado, tanto ao mínimo quanto ao máximo. O grupo é encerrado após o pagamento da última parcela.

2. Qual é a sua finalidade?

Os consórcios são uma espécie de poupança programada coletiva. Os grupos são a forma encontrada para organizá-los. Assim, podemos dizer que sua finalidade é concentrar pessoas com o mesmo objetivo — o que torna mais simples a missão de acumular o dinheiro necessário.

3. Como fazer parte de um grupo de consórcio?

Há duas maneiras de fazer isso. A primeira delas é procurar uma administradora e escolher um grupo que está sendo formado, no qual os pagamentos ainda não começaram.

O outro jeito é adquirir uma cota (ou seja, o direito de participação naquele grupo) de um consórcio em andamento. Para isso, é preciso negociar o preço com o interessado em fazer a venda e obter a autorização da administradora.

4. Como funcionam as assembleias?

As assembleias são o ponto alto de qualquer consórcio. Nelas, os integrantes do grupo se reúnem (presencialmente ou pela internet) e deliberam sobre pontos importantes para a condução do consórcio.

Além disso, nas assembleias ocorrem os sorteios que definem os contemplados. Os sorteados da vez recebem a carta de crédito, que permite a compra do bem.

5. Quais são as formas de contemplação?

O já mencionado sorteio é a forma mais tradicional de contemplação. Todos os aptos a participarem do sorteio têm chances iguais. Até o final do consórcio, cada consorciado que cumpriu suas obrigações será contemplado.

Se não quiser depender exclusivamente da sorte, ainda existe a opção do lance. Trata-se de uma oferta de antecipação de parte dos valores a serem pagos em um consórcio. As regras podem mudar de acordo com a administradora, mas em geral quem faz a maior oferta de lance durante a assembleia leva a carta de crédito.

6. O que a administradora faz?

A administradora é a instituição responsável pela organização e o bom andamento do consórcio, desde a formação até a dissolução do grupo. Ela coleta os valores das parcelas, gerencia o montante acumulado, promove as assembleias e distribui as cartas de crédito.

Para isso, elas são remuneradas com a taxa de administração, que é cobrada junto com as parcelas mensais. Quem fará parte de um consórcio deve analisar a reputação da empresa escolhida, para não ter problemas futuros.

7. É possível deixar o grupo?

E se você mudar de ideia e quiser deixar o grupo? Assim como para entrar, existem duas maneiras de fazer esse procedimento.

A primeira delas é comunicar a desistência à administradora e pedir a interrupção das cobranças. Nessa alternativa, o consorciado que sai do grupo mantém a participação nos sorteios das assembleias e precisará esperar a contemplação ou a finalização do grupo para reaver os valores já investidos.

A outra opção é vender a cota para um interessado em participar do grupo. É preciso estimar o que já foi quitado para negociar o valor a ser pago pela venda e seguir as regras estipuladas pela administradora.

Viu como é simples o funcionamento do grupo de consórcio? Agora você pode participar com tranquilidade e dar o primeiro passo para realizar seus sonhos!

Ainda ficou alguma dúvida? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes