Embora já estejam consolidados no mercado, os consórcios levantam muitas dúvidas entre os interessados em adquirir diversos tipos de bens ou serviços. Isso acaba afastando alguns deles, que veem o consórcio com uma opção complicada e burocrática. Mas isso não é verdade!
Neste post vamos responder as principais questões sobre grupo de consórcio — o que certamente é um dos tópicos que mais geram dúvidas. Se você tem perguntas sobre esse tema, acompanhe a leitura!
Os grupos são a base do funcionamento de um consórcio. Por meio deles, várias pessoas se unem para acumular o montante necessário para a aquisição de uma categoria de bem previamente definida.
O número de participantes é limitado, tanto ao mínimo quanto ao máximo. O grupo é encerrado após o pagamento da última parcela.
Os consórcios são uma espécie de poupança programada coletiva. Os grupos são a forma encontrada para organizá-los. Assim, podemos dizer que sua finalidade é concentrar pessoas com o mesmo objetivo — o que torna mais simples a missão de acumular o dinheiro necessário.
Há duas maneiras de fazer isso. A primeira delas é procurar uma administradora e escolher um grupo que está sendo formado, no qual os pagamentos ainda não começaram.
O outro jeito é adquirir uma cota (ou seja, o direito de participação naquele grupo) de um consórcio em andamento. Para isso, é preciso negociar o preço com o interessado em fazer a venda e obter a autorização da administradora.
As assembleias são o ponto alto de qualquer consórcio. Nelas, os integrantes do grupo se reúnem (presencialmente ou pela internet) e deliberam sobre pontos importantes para a condução do consórcio.
Além disso, nas assembleias ocorrem os sorteios que definem os contemplados. Os sorteados da vez recebem a carta de crédito, que permite a compra do bem.
O já mencionado sorteio é a forma mais tradicional de contemplação. Todos os aptos a participarem do sorteio têm chances iguais. Até o final do consórcio, cada consorciado que cumpriu suas obrigações será contemplado.
Se não quiser depender exclusivamente da sorte, ainda existe a opção do lance. Trata-se de uma oferta de antecipação de parte dos valores a serem pagos em um consórcio. As regras podem mudar de acordo com a administradora, mas em geral quem faz a maior oferta de lance durante a assembleia leva a carta de crédito.
A administradora é a instituição responsável pela organização e o bom andamento do consórcio, desde a formação até a dissolução do grupo. Ela coleta os valores das parcelas, gerencia o montante acumulado, promove as assembleias e distribui as cartas de crédito.
Para isso, elas são remuneradas com a taxa de administração, que é cobrada junto com as parcelas mensais. Quem fará parte de um consórcio deve analisar a reputação da empresa escolhida, para não ter problemas futuros.
E se você mudar de ideia e quiser deixar o grupo? Assim como para entrar, existem duas maneiras de fazer esse procedimento.
A primeira delas é comunicar a desistência à administradora e pedir a interrupção das cobranças. Nessa alternativa, o consorciado que sai do grupo mantém a participação nos sorteios das assembleias e precisará esperar a contemplação ou a finalização do grupo para reaver os valores já investidos.
A outra opção é vender a cota para um interessado em participar do grupo. É preciso estimar o que já foi quitado para negociar o valor a ser pago pela venda e seguir as regras estipuladas pela administradora.
Viu como é simples o funcionamento do grupo de consórcio? Agora você pode participar com tranquilidade e dar o primeiro passo para realizar seus sonhos!
Ainda ficou alguma dúvida? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários