independencia-financeira-voce-vai-conseguir-antes-dos-30-anos

Independência financeira: você vai conseguir antes dos 30 anos?

Junho 2018

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Muita gente pensa que a independência financeira só vem depois da segunda metade da vida. Pois temos uma boa notícia a dar: com um planejamento financeiro inteligente, é possível chegar lá antes dos 30!

Fazendo as escolhas certas e focando em economizar e investir no longo prazo, você consegue conquistar seus sonhos ao mesmo tempo em que garante tranquilidade para o bolso e, claro, para a vida. Quer saber como? Leia este post para entender que segurança financeira depende mais de estratégia do que de ganhar rios de dinheiro!

O verdadeiro significado da independência financeira

O que é independência financeira para você? Por mais que esse conceito varie de pessoa para pessoa, todo mundo concorda que faz parte dessa conquista:

  • formar um patrimônio sólido;
  • ter uma reserva financeira para emergências;
  • estar com as contas em dia;
  • conquistar objetivos sem pedir empréstimos ou fazer financiamentos;
  • ter qualidade de vida e desfrutar de momentos de lazer.

No fim das contas, podemos dizer que não passar dificuldades nem agora nem no futuro já é uma boa ideia de independência financeira, não concorda? E é claro que quanto mais cedo esse momento chegar, melhor! Por isso, pense: se você quer conquistar sucesso financeiro, o que tem feito para alcançá-lo?

A independência financeira como resultado de suas escolhas

O que você tem que entender desde já é que a independência financeira é resultado de suas ações e escolhas. Afinal, basta gastar mais do que se ganha para a balança pesar para o lado errado.

Por isso, o primeiro passo para a conquista da sua segurança financeira é poupar. Isso mesmo! Quanto menos você gasta, mais sobra para a construção de um futuro seguro. O segundo ponto é investir de forma inteligente. De nada adianta colocar suas reservas em um investimento arriscado, não é? Você precisa de segurança e solidez, além de um retorno atrativo para vencer as perdas da inflação.

Os planos e as metas necessários para alcançar o sucesso

Percebeu como é preciso ter ações bem calculadas para conquistar a tão sonhada independência? Para isso, você deve se planejar e estabelecer metas.

No presente, organize suas contas. Pague os boletos, compre o que precisa para o mês e veja quanto vai sobrar. Sem essa primeira etapa, com os gastos imprevistos e até comprinhas tentadoras no meio do caminho, sempre falta. É essencial, assim, seguir cuidadosamente seu planejamento.

A definição de metas ajuda nesse processo. Nesse cenário, em vez de ceder a uma compra ou a saídas com os amigos, você vai se lembrar de que precisa guardar para comprar seu primeiro carro ou fazer a viagem dos seus sonhos. Assim fica mais fácil manter o foco, não concorda? Então se planeje e tenha objetivos, inclusive determinando um prazo para a conquista de cada um deles.

As melhores dicas para a realização de seus projetos

Reunimos aqui algumas dicas importantes que certamente o ajudarão nessa caminhada. Fique atento e as coloque em prática imediatamente, combinado?

Comece a poupar agora mesmo

Quer ter independência financeira antes dos 30? Lembre-se de que o tempo não costuma estar a nosso favor. Então mude o foco do seu pensamento imediatamente e procure, antes de mais nada, poupar mais do que gasta. Quanto mais sobrar do seu salário, melhor!

Invista seu dinheiro pensando no longo prazo

Na escolha dos investimentos, pense sempre no longo prazo. Aplicar durante pouco tempo raramente tem retorno atrativo, a não ser que sejam opções de risco — como ações. No entanto, como estamos falando do seu futuro, não vale a pena arriscar demais. Afinal, por mais que você até tenha chances de ganhar, tem também muitas chances de perder.

Encontre formas de complementar sua renda

Está sobrando pouco? Que tal procurar outras fontes de renda? Um trabalho freelancer feito nas horas vagas, seja presencial ou pela internet, pode trazer uma graninha extra que com certeza será muito útil para a concretização dos seus projetos.

Estude a possibilidade de fazer um consórcio

Uma das formas mais inteligentes de conquistar independência financeira é investir em patrimônio. Ter um carro, por exemplo, ajuda a economizar com táxi e transporte público. Da mesma forma, um imóvelpode livrá-lo do aluguel e ainda ser uma segunda fonte de renda quando locado.

Pois um consórcio resolve tudo ao mesmo tempo: serve de investimento e direciona seu dinheiro para a conquista de patrimônio. Procure saber mais sobre ele e conheça suas vantagens!

E então, pronto para colocar nossas dicas em prática e garantir sua independência financeira antes dos 30? Nós podemos ajudar nessa jornada! Assine nossa newsletter e receba sempre informações úteis diretamente no seu e-mail!

Comentários