Você sabe o que é inteligência financeira? Ela guarda o segredo para alcançar o sucesso nas finanças e levar a vida sem ter que ficar se preocupando com os boletos a vencer. Muita gente fala sobre o assunto, mas qual é o verdadeiro significado dessa expressão?

    Às vezes as pessoas são ótimas em algo mas não conseguem sucesso em outros aspectos da vida. Tem gente que dança muito bem mas é péssimo com matemática. Há quem toque um instrumento divinamente, mas não consegue se relacionar com outros.

    Um psicólogo chamado Howard Gardner estudou isso no passado. Segundo ele, existem vários tipos de inteligência, e mesmo a pessoa mais esperta pode ter dificuldades em certos aspectos.

    Que tal conversamos um pouco sobre isso, com foco na questão financeira?

    O que é inteligência financeira?

    A inteligência financeira é a capacidade de usar o dinheiro de forma eficiente e tirar o máximo proveito dele, mesmo quando se ganha pouco. Você conhece pessoas que ganham bem mas vivem endividadas? Provavelmente sim. Também deve saber de alguém que tem um salário baixo e uma vida modesta, mas que sempre tem dinheiro guardado. Qual dessas duas pessoas tem mais inteligência financeira?

    Se você disse que é a segunda, então entendeu a mensagem. Ter um bom padrão de vida não significa ganhar rios de dinheiro, mas usar bem o que possui.

    Você gasta tudo o que ganha? Pois saiba que vai agir assim recebendo um ou dez salários. Quanto mais você tiver, mais coisas vão parecer imprescindíveis. Por outro lado, caso cultive o hábito de economizar, você também fará isso sempre, mesmo que receba só uma pequena mesada.

    Como é uma pessoa com inteligência financeira?

    Pessoas com inteligência financeira têm algumas características semelhantes. Elas são, por exemplo:

    • planejadoras: não fazem compras por impulso, mas avaliam cada necessidade; pesquisam preços e escolhem bem antes de tomar uma decisão; 
    • poupadoras: costumam guardar dinheiro, economizando ao máximo para que tenham uma reserva maior;
    • investidoras: sabem que dinheiro parado perde valor, então buscam investimentos inteligentes nos quais aplicar seus recursos;
    • disciplinadas: quando se propõem a fazer algo, vão até o fim e não fogem do planejado;
    • organizadas: têm rotinas e hábitos que tragam economia; guardam cada coisa em seu lugar, pois procuram evitar gastos extras e desperdício;
    • precavidas: pensam no futuro, em vez de gastar tudo o que ganham imediatamente.

    O que é necessário para desenvolver inteligência financeira?

    Quer desenvolver essas características? Faça um orçamento mensal: essa é uma ótima forma de ter planejamento financeiro. Poupe o máximo possível e direcione esse dinheiro para investimentos que tragam retorno futuro. Além disso, tenha disciplina e siga à risca seus planos.

    Para ser organizado, comece a guardar comprovantes e recibos. Seja cuidadoso com dinheiro: nada de gastar mais do que ganha! Procure alternativas econômicas para a sua rotina, faça pesquisas de preço em supermercados e corte gastos supérfluos

    Quais são os benefícios de cultivar esse atributo?

    Quem se planeja economiza sempre. Por outro lado, pessoas que não sabem lidar de forma inteligente com dinheiro têm frequentemente que apelar para empréstimos, cartão de crédito e cheque especial. Isso tudo custa caro e leva embora suas economias.

    Até sua saúde melhora quando você desenvolve inteligência financeira, sabia? Há ganhos na qualidade de vida, e sua imunidade também aumenta. Rotineiramente, você passa a:

    • caminhar mais, para gastar menos com combustível e táxi;
    • comer melhor, cozinhando em casa e de forma saudável (fast food custa caro e faz mal!);
    • passar tempo com a família, melhorando as relações pessoais.

    No fim das contas, lidar bem com o dinheiro traz benefícios em diversas áreas da sua vida e você sai ganhando de diferentes formas, no presente e no futuro.

    Quer receber dicas que vão ajudar você a desenvolver inteligência financeira? Então, acompanhe a gente nas redes sociais. Os nossos posts no Facebook ou no LinkedIn e os nossos tweets vão ser trazer sempre boas informações. Além disso, fique de olho no Instagram e no YouTube para não perder nenhuma postagem. Nos vemos por lá!