investimento sustentável

Você sabe o que é investimento sustentável?

Fevereiro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Existem muitos tipos de investimento disponíveis no mercado, mas pouco se fala do investimento sustentável. Você sabe do que se trata esse tipo de aplicação? Para explicar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas imperdíveis, criamos este post.

Continue a leitura e descubra como ganhar dinheiro investindo em empresas que contribuem com as necessidades do mundo para o futuro!

O que é um investimento sustentável?

Apesar de o nome diferente causar estranheza para muitas pessoas, o investimento sustentável não difere tanto dos tradicionais. O objetivo é o mesmo: conseguir um bom retorno. No entanto, o que torna um investimento sustentável é o lugar onde o montante é aplicado.

Instituições que se preocupam com o meio ambiente e têm responsabilidade social são exemplos de negócios sustentáveis. Dessa forma, aplicar nelas é fazer um investimento sustentável.

Que empresas podem oferecer esse tipo de investimento?

Como dissemos no tópico anterior, toda empresa que investe na preservação ambiental e tem responsabilidade social se enquadra na categoria de negócio sustentável.

Para você saber com segurança quais companhais podem ser consideradas realmente sustentáveis, existe o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. Por meio dele, você descobre as instituições que estão de acordo com as tendências ambientais e sociais do planeta.

Por outro lado, também é possível realizar investimentos sustentáveis fora da Bolsa de Valores. Participar do desenvolvimento de ações e startups que promovam a conscientização ambiental, por exemplo, é uma ótima maneira de ganhar dinheiro ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar o futuro do mundo.

Por que é importante buscar investimentos sustentáveis?

Nas últimas décadas, as pessoas têm se conscientizado cada vez mais sobre a importância de cuidar do meio ambiente, de ter responsabilidade social e de agir de maneira a alcançar esses objetivos.

Afinal, vivemos em um planeta com recursos escassos, que, fatalmente, vão se esgotar algum dia. Fora isso, em muitos lugares a desigualdade social é enorme e gera problemas sérios, como fome, desnutrição e violência.

Entre os motivos para fazer investimentos sustentáveis, podemos citar três principais. Veja!

Cobre responsabilidade socioambiental

Buscar investimentos sustentáveis é uma maneira de dizer para as empresas que práticas elas devem tomar para que o mundo se transforme em um lugar melhor no futuro. Ou seja, é estimular aqueles negócios que já atuam no mercado em convergência com as necessidades do planeta, para que eles se tornem exemplos para os demais.

Incentive quem atua em prol da sustentabilidade

Investimento sustentável não significa exatamente "investimento verde", como muitas pessoas costumam pensar. Mas é um tipo de aplicação como qualquer outra, mas que tem um objetivo secundário (além do retorno financeiro): incentivar empresas com responsabilidade socioambiental.

Pense em vários aspectos do futuro

Quem investe busca segurança financeira e conforto para sua família no futuro, concorda? De nada adianta almejar o lucro dos investimentos sem pensar no que o seu dinheiro está fomentando.

Veja um exemplo hipotético: investir em ações de empresas que promovem o desmatamento. Por um lado, você pode obter retorno financeiro mas, por outro, está contribuindo para problemas que devem se agravar com o tempo, como o aquecimento global.

Como encontrar investimentos sustentáveis?

Além de acompanhar o índice da Bovespa que citamos no início do artigo, uma boa maneira de descobrir se você aplica com sustentabilidade é questionar se o seu dinheiro está alocado em ações que condizem com os seus ideais. Por exemplo, um vegetariano não investiria em empresas alimentícias que comercializam carne, correto?

Além disso, lembre-se de focar em aplicações que sejam autossustentáveis. São aquelas que permitem que você acumule patrimônio, negociando-as ou reinvestindo o dinheiro e benefício obtidos. Em outras palavras, você multiplica seu patrimônio, de forma equilibrada e segura. Esse é um conceito diferente, mas nada impede que também promova a sustentabilidade. 

Para saber mais sobre investimento sustentável e descobrir as melhores maneiras de fazer o seu dinheiro render, não deixe de assinar nossa newsletter para receber todas as nossas notícias em primeira mão!

 

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

  • Muitos de nós temos sonhos como a compra de um carro novo ou a aquisição do primeiro imóvel, não é mesmo? E uma boa saída que várias pessoas encontram para transformar esses desejos em realidade está nos consórcios. Essa já é uma tradicional forma de aquisição de bens de valores mais elevados entre os brasileiros, oferecendo baixos riscos e possibilidades reais de compra.

  • O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.