como-funcionam-os-investimentos-em-renda-fixa-vale-a-pena-investir

Como funcionam os investimentos em renda fixa? Vale a pena investir?

Abril 2018

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Para investidores iniciantes, é muito importante se informar sobre os tipos de aplicações e suas modalidades, pois assim é possível encontrar os mais adequados ao seu perfil de investidor, garantindo o lucro ao final do processo. O investimento em renda fixa costuma chamar a atenção dessas pessoas justamente pela segurança que ele proporciona e pela facilidade de se investir.

Então, fique ligado! Neste post, vamos explicar como funcionam os fundos de renda fixa e as principais modalidades desse tipo de investimento.

Características do investimento em renda fixa

A renda fixa é um tipo de investimento no qual é possível prever o lucro ao final da operação, que é garantido pela instituição negociadora. Esse é o fator que o diferencia de outros tipos de investimento de maior risco, como a negociação de ações na Bolsa de Valores, nos quais nem sempre possível estimar a rentabilidade. 

Esse investimento tem o seguinte princípio: bancos, governos e instituições financeiras, para financiar e cobrir os gastos com suas atividades, precisam diversificar suas formas de captação de recursos.

Por meio da criação e negociação de títulos como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), etc., os investidores “emprestam” seu dinheiro, que é devolvido após o período determinado, acrescido de juros ou da rentabilidade acumulada. Então, por meio dos bancos ou das corretoras, pode-se adquirir os títulos, que podem ser pré e pós-fixados.

Para os títulos pré-fixados, a taxa de retorno do investimento será definida no momento da aplicação, vedando a influência da movimentação das taxas até a data de resgate. Já para os pós-fixados, só é possível fazer estimativas para prever o lucro esperado.

Vantagens da renda fixa

Além da segurança, vamos abordar algumas outras vantagens de começar a investir em títulos de renda fixa. Confira!

Liquidez

A confiabilidade dos investimentos em renda fixa garante que, passado determinado tempo, o investimento vai gerar lucro. Esse tempo pode variar, existindo títulos com liquidez diária e outros de médio e longo prazo.

Diversificação

Um dos segredos para investir com segurança é criar uma carteira diversificada de investimentos. Isso, além de gerar mais segurança, pode trazer ainda mais rentabilidade para os investimentos. A renda fixa, por ter várias modalidades, permite que você diversifique os investimentos sem se arriscar.

Isenção do Imposto de Renda

Existem alguns investimentos de renda fixa sobre os quais não incide o Imposto de Renda, tais como: LCI, LCA, Certificado de Recebíveis Imobiliários e Certificado de Recebíveis do Agronegócio. 

Modalidades de investimento em renda fixa

Tesouro Direto

O Tesouro Direto Nacional baseia-se na venda de títulos públicos federais, comercializados para financiar dívidas internas do Governo. Dessa forma, investidores compram os títulos “emprestando” o dinheiro, que é devolvido acrescido de juros.

CDB

Assim como o Governo vale-se do Tesouro Nacional, os bancos utilizam dessa mesma estratégia para financiar suas atividades. Essa modalidade oferece a aplicação em títulos com taxas de retorno pré-fixadas ou pós-fixadas.

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio também funcionam de forma semelhante, só que, nesse caso, a instituição negociadora capta recursos para investimentos nesses setores: imobiliário e do agronegócio. No vencimento da aplicação, o investidor retira o valor aplicado acrescido do rendimento dos títulos no período.

Poupança

Embora seja a aplicação predileta entre os brasileiros, ultimamente ela vem causando muita controvérsia, em parte devido a sua baixa rentabilidade. De fato, a poupança é um investimento de renda fixa no qual é impossível perder dinheiro, mas a possibilidade de lucro em outras modalidades é maior.

Para saber mais sobre investimento em renda fixa e outros tipos de aplicações, assine nossa newsletter e receba sempre as melhores informações sobre o assunto!


 

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes