Para investidores iniciantes, é muito importante se informar sobre os tipos de aplicações e suas modalidades, pois assim é possível encontrar os mais adequados ao seu perfil de investidor, garantindo o lucro ao final do processo. O investimento em renda fixa costuma chamar a atenção dessas pessoas justamente pela segurança que ele proporciona e pela facilidade de se investir.
Então, fique ligado! Neste post, vamos explicar como funcionam os fundos de renda fixa e as principais modalidades desse tipo de investimento.
A renda fixa é um tipo de investimento no qual é possível prever o lucro ao final da operação, que é garantido pela instituição negociadora. Esse é o fator que o diferencia de outros tipos de investimento de maior risco, como a negociação de ações na Bolsa de Valores, nos quais nem sempre possível estimar a rentabilidade.
Esse investimento tem o seguinte princípio: bancos, governos e instituições financeiras, para financiar e cobrir os gastos com suas atividades, precisam diversificar suas formas de captação de recursos.
Por meio da criação e negociação de títulos como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), etc., os investidores “emprestam” seu dinheiro, que é devolvido após o período determinado, acrescido de juros ou da rentabilidade acumulada. Então, por meio dos bancos ou das corretoras, pode-se adquirir os títulos, que podem ser pré e pós-fixados.
Para os títulos pré-fixados, a taxa de retorno do investimento será definida no momento da aplicação, vedando a influência da movimentação das taxas até a data de resgate. Já para os pós-fixados, só é possível fazer estimativas para prever o lucro esperado.
Além da segurança, vamos abordar algumas outras vantagens de começar a investir em títulos de renda fixa. Confira!
A confiabilidade dos investimentos em renda fixa garante que, passado determinado tempo, o investimento vai gerar lucro. Esse tempo pode variar, existindo títulos com liquidez diária e outros de médio e longo prazo.
Um dos segredos para investir com segurança é criar uma carteira diversificada de investimentos. Isso, além de gerar mais segurança, pode trazer ainda mais rentabilidade para os investimentos. A renda fixa, por ter várias modalidades, permite que você diversifique os investimentos sem se arriscar.
Existem alguns investimentos de renda fixa sobre os quais não incide o Imposto de Renda, tais como: LCI, LCA, Certificado de Recebíveis Imobiliários e Certificado de Recebíveis do Agronegócio.
O Tesouro Direto Nacional baseia-se na venda de títulos públicos federais, comercializados para financiar dívidas internas do Governo. Dessa forma, investidores compram os títulos “emprestando” o dinheiro, que é devolvido acrescido de juros.
Assim como o Governo vale-se do Tesouro Nacional, os bancos utilizam dessa mesma estratégia para financiar suas atividades. Essa modalidade oferece a aplicação em títulos com taxas de retorno pré-fixadas ou pós-fixadas.
A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio também funcionam de forma semelhante, só que, nesse caso, a instituição negociadora capta recursos para investimentos nesses setores: imobiliário e do agronegócio. No vencimento da aplicação, o investidor retira o valor aplicado acrescido do rendimento dos títulos no período.
Embora seja a aplicação predileta entre os brasileiros, ultimamente ela vem causando muita controvérsia, em parte devido a sua baixa rentabilidade. De fato, a poupança é um investimento de renda fixa no qual é impossível perder dinheiro, mas a possibilidade de lucro em outras modalidades é maior.
Para saber mais sobre investimento em renda fixa e outros tipos de aplicações, assine nossa newsletter e receba sempre as melhores informações sobre o assunto!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários