kitnet loft flat

Kitnet, loft, flat: quais as principais diferenças?

Março 2020

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Embora kitnet, loft e flat tenham muitas semelhanças entre si, é importante saber diferenciá-los na hora de avaliar as características de um imóvel e negociar os preços de compra, venda e aluguel.

Então, para ajudá-lo a entender as características de cada um deles, preparamos este conteúdo especial. Continue com a leitura e veja como escolher o imóvel ideal para você!

Qual a diferença entre kitnets, lofts e flats?

Esses três tipos de imóveis têm em comum a proposta de oferecer conforto e praticidade aos moradores, maximizando o aproveitamento de um espaço pequeno. No entanto, algumas características como tamanho, cômodos e marcação do espaço os diferenciam. Veja mais sobre cada uma delas a seguir!

Tamanho

As kitnets são espaços de até 50 m² e os lofts podem facilmente ultrapassar essa metragem. Já os flats são mais parecidos com apartamentos convencionais, mas costumam oferecer vantagens como serviço de quarto e lavanderia.

Cômodos

O planejamento dos cômodos é outra diferença fácil de identificar. As kitnets e lofts são projetados com um banheiro e um cômodo que integra o quarto, a sala e uma cozinha compacta. Em contrapartida, os flats têm marcações que separam quartos, sala, cozinha, varanda etc.

Organização do espaço

As kitnets oferecem integração entre cômodos em um espaço reduzido e os lofts trabalham da mesma forma, porém, são espaços mais amplos, com pé-direito alto e, às vezes, mezaninos. Os flats, por sua vez, não têm tanto foco na integração, mas sim na praticidade e conforto em espaços reduzidos — sendo planejados para que as marcações não atrapalhem a otimização do espaço.

Como fazer a escolha certa?

Na escolha de um imóvel, seja kitnet, loft ou flat, questões práticas como a quantidade de moradores, as necessidades e preferências pessoais são determinantes para a sua satisfação e bem-estar. Acompanhe!

Quantidade de moradores

Quem busca um lugar prático para morar sozinho costuma adorar o ambiente e a praticidade de uma kitnet ou loft. Os lofts, por serem maiores e terem opções com mezanino, podem atender casais e pessoas que querem dividir as despesas com um colega. Já os flats são ideais para pequenas famílias que têm uma vida mais corrida e querem contar com serviços de condomínio ou estão em uma fase de transição.

Necessidades

Por serem projetadas em áreas pequenas, as kitnets atendem uma grande variedade de pessoas que não têm tempo ou condições de cuidar da manutenção e limpeza de espaços maiores.

Os lofts têm a vantagem manter a integração dos ambientes sem abrir mão de um maior espaço para desfrutar do conforto ou receber mais pessoas se necessário. Já os flats, devido ao serviço de quarto e lavanderia, são mais indicados para pessoas que precisam de mais facilidades nas necessidades do dia a dia.

Preferências

Por fim, é claro que a sua preferência impactará — e muito — a escolha do melhor lugar para morar. Outras questões como valores, vaga de garagem, localização, condições de estrutura, acabamento etc., também devem ser consideradas na hora de alugar ou comprar um kitnet, loft ou flat!

Gostou do nosso conteúdo? Quer acompanhar mais informações sobre o segmento imobiliário? Então, não perca tempo e assine agora mesmo a nossa newsletter! Assim você receberá em primeira mão os melhores artigos da Rodobens!

Comentários