Leasing operacional de caminhões: como funciona e quais as vantagens

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

A tarefa de compor a frota de veículos é uma das mais importantes para quem gerencia um negócio de transporte e logística. Além de se programar para fazer a renovação no momento certo, também é preciso um bom planejamento a fim de lidar com custos de manutenção, combustível, seguro, impostos etc.

E o desafio é ainda maior para aqueles que, além de administrar todos esses fatores, precisam colocar a mão na massa e atuar também atrás do volante. Por isso, com o objetivo de facilitar a vida dos gestores de frotas e impulsionar os resultados da empresa, a melhor solução é o leasing operacional.

Confira neste post como esse negócio funciona!

CTA_Leasing-e-locação_final

Entenda o que é leasing operacional

O conceito de leasing operacional vem sendo adotado por diversas empresas de todos os portes que buscam uma maneira eficiente, prática e econômica de gerenciar sua frota de veículos. Esse modelo de negócio funciona como uma espécie de empréstimo dos veículos que a empresa precisa, mediado por um contrato estabelecido entre empresa e locadora.

Um dos principais pontos definidos no contrato é o seu prazo de duração. Isso porque, após o período determinado, o locatário tem a opção de fazer um novo acordo para ter modelos zero km novamente à disposição ou comprar os veículos que utilizou pagando seu valor de mercado vigente.

Conheça as características e vantagens desse negócio

Quando você contrata o serviço de leasing operacional para compor sua frota de caminhões, todas as obrigações relativas aos veículos tornam-se responsabilidade da locadora. Assim, o gestor ganha mais tempo para se dedicar às tarefas que realmente importam para o seu negócio.

Para ter os veículos que precisa à disposição, a empresa paga apenas uma parcela fixa por mês, sem entrada ou taxas adicionais. Isso garante um controle mais apurado sobre as finanças, garantindo que não será preciso arcar com gastos inesperados com os veículos — o que é muito comum quando se opta por uma frota própria.

O leasing operacional também permite que o gestor programe a renovação de sua frota por meio dos prazos estabelecidos em contrato. Esse processo, que costuma ser muito trabalhoso quando se gerencia uma frota própria, torna-se simples e rápido, bastando o estabelecimento de um novo acordo com a locadora.

As empresas que buscam reduzir sua carga de impostos também fazem um ótimo negócio ao contratar o leasing operacional, visto que os veículos não são considerados como parte de seus ativos. Os valores pagos pelo aluguel ainda podem resultar em abatimentos no IRPJ (Imposto de Renda - Pessoa Jurídica) e deduzidas na base do PIS/Cofins.

Saiba como aderir ao leasing operacional em sua empresa

Agora que você sabe que o leasing operacional é perfeito para a sua empresa, falta apenas escolher o melhor parceiro para fazer esse negócio. A Rodobens Leasing & Locação, que conta com a credibilidade e a tradição de mais de 60 anos de um dos maiores grupos empresariais brasileiros, certamente tem a solução ideal para você.

Nossos especialistas em frota operacional estão prontos para analisar cada detalhe do seu negócio, desenvolvendo um pacote de serviços sob medida para as suas necessidades. Disponibilizamos aos nossos clientes uma plataforma online completa para a gestão da frota, com informações precisas sobre manutenção, documentação e rastreamento.

Quer saber mais? Então entre com contato conosco e descubra como o leasing operacional pode transformar a gestão da sua frota de caminhões!

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários