152254-5-dicas-essenciais-de-seguranca-ao-levar-criancas-no-carro.jpg

5 dicas essenciais de segurança ao levar crianças no carro

Janeiro 2018

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Quem sai com crianças no carro tem sempre que tomar cuidados extras. Além de levar algumas trocas de roupa e material de emergência, como remédios e curativos, é sempre bom se precaver para evitar dificuldades enquanto dirige com os pequenos! Mas como?

Preparamos aqui 5 dicas essenciais para você não ter problemas ao levar as crianças para passear ou até viajar em família. Coloque-as em prática agora mesmo e garanta a segurança de todos!

1. Leve os pequenos ao banheiro antes de sair

A princípio pode até parecer bobagem, mas não custa nada acostumar os pequenos a ir ao banheiro antes de vocês saírem de casa. Assim os pedidos de parada para fazer xixi, que podem se transformar em verdadeiras pegadinhas, diminuem.

Imagine se você está em uma área mais isolada, por exemplo, e a bexiga de alguém chega ao limite. Nada ideal, certo? Pois pode acreditar: uma dica simples como essa evita que você acidentalmente sujeite sua família a situações de risco.

2. Use o equipamento de segurança certo

A lei está aí para garantir a segurança. E definitivamente não é à toa! A verdade é que cada idade realmente pede um assento adequado, feito exatamente para o tamanho da criança naquela faixa etária a fim de oferecer proteção máxima. Então nada de economizar nos acessórios de segurança para seus filhos, ok?

Tenha em mente que, nesse caso, o uso de itens indevidos pode colocar os pequenos em risco. Cintos de segurança fora da altura correta, por exemplo, podem trazer mais problemas que soluções. Não tem segredo: basta usar sempre o equipamento adequado para cada um.

3. Acione a trava de segurança nas portas

Essa é outra dica bem simples e básica, mas muito efetiva. A trava de segurança é essencial para evitar que as crianças abram as portas com o carro ainda em movimento, colocando-se em uma situação de perigo.

Como você certamente não quer se deparar com uma porta escancarada no meio do trânsito, sem poder fechar por estar ao volante, trate de tomar esse cuidado sempre que for levar as crianças com você, combinado?

4. Respeite sinalizações e limites de velocidade

É claro que não se colocar em risco é premissa básica em qualquer situação. Mas quando você também é responsável pela segurança de outras pessoas, o cuidado precisa ser redobrado. Pois não se esqueça: o mínimo necessário no trânsito é estar sempre atento à sinalização e aos limites de velocidade.

E ainda tem mais! Mesmo que você esteja certo, precisa ficar constantemente de olho no que os outros motoristas estão fazendo para evitar colisões ou qualquer outro problema. Pratique a direção preventiva!

5. Mantenha as crianças sentadas

Quem tem pequenos em casa sabe que mantê-los sentadinhos pode ser uma missão impossível. Mas essa inquietação não tem lugar dentro do carro e eles precisam entender essa regra. É importante educá-los desde cedo, porque carro não é lugar de brincadeira.

Além de ficar em grande risco, bastando uma freada mais brusca para se machucar, uma criança pulando e se mexendo demais também tira a atenção do motorista e pode até impedir a visualização correta dos retrovisores, aumentando assim o risco de acidentes.

E você? Já pratica essas dicas ao levar crianças no carro? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais: é importante que todo pai e mãe saiba disso!

 

Comentários