Muitos dependem de caminhões para desenvolver suas atividades comerciais, sejam empresas ou motoristas autônomos. Apesar disso, manter uma frota renovada, com a manutenção em dia e com os documentos em ordem pode ser complicado e extremamente caro, comprometendo a competitividade do serviço prestado. Nesse contexto, a locação de caminhões surge como opção.

    Trata-se de uma alternativa para quem quer reduzir custos, contar com veículos modernos e ser capaz de atender situações específicas que possam surgir. Quer saber quais os benefícios dessa opção e ver quando ela é mais vantajosa? Continue a leitura!

    Quais são as vantagens da locação de caminhões?

    A maior vantagem da locação em detrimento à compra de um caminhão está no aspecto financeiro. Isso vai além dos custos de aquisição do veículo novo, já que quem aluga não precisa arcar com despesas de manutenção, seguro, serviços de rastreamento e depreciação, que afeta o valor do patrimônio com o passar dos anos.

    Outro ponto interessante é a possibilidade de contar sempre com veículos modernos e equipados com o que de mais atual esteja disponível no mercado, sem precisar desembolsar altas quantias. Por fim, é interessante mencionar a flexibilidade. É possível adaptar a locação de acordo com a necessidade e, com isso, minimizar o impacto diante da flutuação da demanda de fretes.

    Quais são as situações em que vale a pena alugar caminhões?

    Agora que você conhece as vantagens da locação de caminhões, saiba em quais situações ela pode ser a melhor escolha para o seu negócio!

    Necessidade de redução de gastos

    Além de altos, os custos envolvendo a manutenção de uma frota podem ser imprevisíveis. Nunca se sabe quando um caminhão sofrerá uma quebra e precisará de reparos  que, além de custarem caro, deixam o veículo parado por vários dias.

    Dessa forma, quem precisa otimizar os recursos deve considerar a locação de veículos. Com isso, fica mais fácil planejar as despesas tanto no médio quanto no longo prazo, além de evitar surpresas envolvendo as condições de uso dos veículos.

    Renovação programada de frota

    Quem quer evitar investimentos grandes para renovar a frota também pode recorrer à locação como alternativa, graças a empresas que oferecem serviços de renovação programada. Dessa forma, é possível ter veículos novos para desenvolver o trabalho sem precisar assumir financiamentos.

    Atendimento de serviços especiais

    Recebeu uma demanda específica, como o transporte de cargas especiais ou o suprimento de um grande volume de trabalho? A locação pode ser o melhor caminho, já que os veículos ficam disponíveis de acordo com sua necessidade. Isso representa um aumento nas oportunidades de negócios e um crescimento nas receitas.

    Garantia de disponibilidade

    O caminhão quebrou? Aconteceu um acidente? Foi vítima de um crime? Tais situações comprometem a disponibilidade de veículos, na ausência de caminhões reservas. A locação também a ajuda a contornar esses problemas. Isso é de grande utilidade principalmente para empresas menores ou motoristas autônomos, que precisam de um veículo sempre à disposição para não perder dias de trabalhos.

    Como você viu, a locação de caminhões é um serviço capaz de atender diversas situações e ajudar muito as empresas que dependem desses veículos com eficiência e qualidade constantes.

    E então, quer conhecer as soluções que a Rodobens tem para oferecer para você? Entre em contato com a gente agora mesmo!