Locação de caminhões: quando vale a pena?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Muitos dependem de caminhões para desenvolver suas atividades comerciais, sejam empresas, sejam motoristas autônomos. Apesar disso, manter uma frota pode ser uma tarefa complexa, comprometendo a competitividade do serviço prestado. Nesse contexto, a locação de caminhões surge como opção ágil e flexível, que deve ser sempre considerada.

Trata-se de uma alternativa para quem quer reduzir custos, contar com veículos modernos e ser capaz de atender a situações específicas que possam surgir. Quer saber quais os benefícios dessa opção e ver quando ela é mais vantajosa? E em que situações vale optar pela compra e quais os benefícios dessa escolha? Continue a leitura!

Quais são as vantagens da locação de caminhões?

A maior vantagem da locação com relação à compra de um caminhão está no aspecto financeiro. Isso vai além dos custos de aquisição do veículo novo, já que quem aluga não precisa arcar com despesas de manutenção, seguro, serviços de rastreamento e depreciação, que afeta o valor do patrimônio com o passar dos anos.

Outro ponto interessante é a possibilidade de contar sempre com veículos modernos e equipados com o que de mais atual esteja disponível no mercado, sem precisar desembolsar altas quantias. Por fim, é interessante mencionar a flexibilidade. É possível adaptar a locação de acordo com a necessidade e, com isso, minimizar o impacto diante da flutuação da demanda de fretes.

Quais são as situações em que vale a pena alugar caminhões?

Agora que você conhece as vantagens da locação de caminhões, saiba em quais situações ela pode ser a melhor escolha para o seu negócio!

Necessidade de redução de gastos

Quem precisa otimizar os recursos deve considerar a locação de veículos. Com isso, fica mais fácil planejar as despesas tanto no médio quanto no longo prazo, além de evitar surpresas envolvendo as condições de uso dos veículos.

Apesar disso, é importante sempre investir na manutenção preditiva, aquela que avalia o estado do veículo e efetua os ajustes necessários antes que problemas apareçam, evitando que o caminhão fique encostado sem poder rodar.

Renovação programada de frota

Quem quer evitar investimentos grandes para renovar a frota também pode recorrer à locação como alternativa, graças a empresas que oferecem serviços de renovação programada. Dessa forma, é possível ter veículos novos para desenvolver o trabalho sem precisar assumir financiamentos.

Atendimento de serviços especiais

Recebeu uma demanda específica, como o transporte de cargas especiais ou o suprimento de um grande volume de trabalho? A locação pode ser o melhor caminho, já que os veículos ficam disponíveis de acordo com sua necessidade. Isso representa um aumento nas oportunidades de negócios e um crescimento nas receitas.

Garantia de disponibilidade

O caminhão quebrou? Aconteceu um acidente? Foi vítima de um crime? Tais situações comprometem a disponibilidade de veículos, na ausência de caminhões reservas. A locação também a ajuda a contornar esses problemas. Isso é de grande utilidade principalmente para empresas menores ou motoristas autônomos, que precisam de um veículo sempre à disposição para não perder dias de trabalho.

Quando vale a pena comprar caminhões?

Embora a locação de caminhões seja uma solução segura e confiável, em algumas situações, a compra tende a ser um negócio mais interessante. Confira em que circunstâncias isso acontece.

Independência e controle completo

A partir do momento em que você decide pela compra dos veículos, a decisão sobre todos os aspectos relativos à manutenção, utilização e gerenciamento da frota passam a ser sua responsabilidade. Em alguns casos, essa é a forma mais eficaz de elaborar um planejamento eficiente e manter a capacidade de tomar decisões certeiras, sempre em tempo hábil.

Ter todos os veículos da frota sempre à disposição e com liberdade para exercer diferentes funções a qualquer momento faz da compra uma opção adotada por muitos gestores. Porém, essa alternativa exige investimentos iniciais maiores.

Fortalecimento da ligação com os clientes

Manter uma frota de caminhões próprios pode ajudar a fortalecer suas relações com os clientes, principalmente no longo prazo. A razão para isso é simples: com o passar do tempo, quem contrata seu serviço conseguirá vincular os modelos dos veículos à sua marca.

Com isso, os clientes saberão como os serviços são prestados, quais os veículos disponíveis e terão referências sobre a qualidade e a pontualidade do transporte das mais diversas cargas.

Atendimento mais ágil de novas demandas

Como sua empresa não dependerá de terceiros para ter os veículos prontos para o uso, a compra garante maior agilidade e flexibilidade de agenda no atendimento de novas demandas.

Sempre que surgir uma nova oportunidade de serviço, seus caminhões estarão prontos para atender a essa necessidade, reduzindo a chance de atrasos e aumentando a satisfação dos clientes.

Personalização

Adquirindo os próprios caminhões, será possível personalizá-los com liberdade. Dessa forma, sua logomarca poderá ser estampada na carroceria, fortalecendo e tornando mais conhecida a sua marca.

Como saber qual opção escolher?

Agora que você viu quais as vantagens tanto da locação quanto da compra de caminhões, vale refletir sobre o que considerar na hora de decidir entre ambas as opções a partir de uma série de fatores e de uma avaliação cuidadosa.

O primeiro ponto a ser avaliado diz respeito à capacidade financeira da sua empresa. Optar pela compra, na maioria dos casos, exige um investimento inicial maior, mas que tem retorno no longo prazo. A locação, por outro lado, pode sair mais em conta e garantir mais flexibilidade no orçamento. Então, faça as contas, planeje-se financeiramente e veja como é possível arcar com essa escolha.

Outra consideração pertinente envolve uma avaliação do mercado, incluindo nisso qual é a perspectiva da demanda pelo transporte de cargas. Ponderar se esse é o foco principal do seu negócio também é importante, bem como qual será o tipo de carga transportado com mais frequência e quais serão as distâncias percorridas. Se ele não for, talvez seja mais interessante optar pela locação, por exemplo.

Como você viu, ainda que a compra seja uma alternativa para algumas situações, a locação de caminhões é um serviço que ajuda muito as empresas que dependem desses veículos com eficiência e qualidade constantes. De todo modo, seja qual for a sua escolha, a Rodobens está preparada para atender da melhor forma, sempre com qualidade e garantia do melhor atendimento.

E então, quer conhecer as soluções que a Rodobens tem para oferecer para você? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóveis para tirar seus planos da gaveta

Comentários