Locação de frota: entenda como funciona e se vale a pena

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

A locação de frota é um modelo de negócio que está em alta no Brasil. No início da pandemia de Covid-19, o impacto no setor foi significativo devido às restrições de circulação. Com a flexibilização, porém, o segmento tem perspectivas bem animadoras. 

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o ano de 2021 fechou com números superiores aos de 2020, e 2022 tende a firmar o crescimento. Apesar desse avanço e das inúmeras vantagens, muitos motoristas ainda apresentam dúvidas sobre o serviço. 

Após ler este artigo, você vai entender melhor sobre como funciona a modalidade e ter conhecimentos suficientes para determinar se vale a pena fazer a locação de frotas. Acompanhe!

O que é a locação de frotas?

A locação de frotas é um serviço fornecido por uma locadora, que cede uma quantidade predeterminada de veículos a empresas para que elas possam cumprir suas atividades diárias e operações. 

Nesse modelo, o locatário (que paga pelo aluguel dos carros) seleciona o número e os modelos dos veículos, especificando quais vão ser os custos da contratação. 

Como funciona a locação de frotas?

Assim como ocorre com casas alugadas em imobiliárias, empresas também podem alugar carros. Assim, se uma empresa necessita de uma frota de veículos, ela pode contratar o serviço, escolhendo os modelos e a quantidade necessária. 

O serviço é diferente do aluguel de carros, que pode ser feito por pessoas físicas e é pago por diária. No caso da locação de frotas, a empresa faz a contratação por um período mais longo, sendo cobrada mensalmente. Nesse tipo de serviço, o contratante conta com serviços embutidos, como manutenção e seguro dos veículos.

Assim, em vez de arcar com os custos de comprar uma frota e ainda precisar se responsabilizar por todas as manutenções e despesas dos veículos, a empresa contratante apenas faz uma locação, pelo tempo que precisar.

Quais são as vantagens da locação de frotas?

Optar pela locação de frotas garante muitas vantagens para a empresa que necessita de veículos de boa qualidade e atualizados. Confira algumas delas a seguir.

Reduz custos com aquisição

Diversos custos são eliminados, como manutenção, documentação, seguro, desvalorização dos veículos e, é claro, a própria aquisição. Todas essas despesas ficam por conta da empresa que forneceu a frota — desde as questões operacionais até a burocrática. Assim, o negócio se concentra em atividades essenciais, que vão gerar lucro para a empresa.

Além da redução, há a vantagem da previsibilidade. Como é feito um contrato com pagamento mensal, a empresa consegue estimar, com exatidão, quanto do orçamento será destinado à frota, sem surpresas de despesas inesperadas.

Economiza tempo com burocracias e pagamento de impostos

As burocracias para manter um veículo rodando merecem uma atenção à parte, afinal, são muitos impostos, vistorias e outras obrigações que podem demandar bastante tempo da empresa. 

Deixa os reparos e a manutenção por conta da locadora 

A manutenção dos veículos gera muitos custos a um negócio. Com uma frota própria, a empresa precisaria ter um gestor para cuidar de toda a manutenção e os reparos dos veículos, controlando as manutenções programadas e a reposição de componentes, além de lidar com veículos indisponíveis para inspeções — entre as tarefas dessa função estaria, por exemplo, a missão de buscar boas peças para o caminhão.

Quando a empresa contrata um serviço de locação de frotas, a responsabilidade de fazer os serviços de reparos nos veículos é da locadora, afinal, os carros pertencem a ela. Caso ocorra algum problema com o veículo, você não precisará ficar sem carro, pois a própria empresa fará a substituição.

Fornece veículos sempre atualizados

Ao fazer a locação de frotas com empresas de confiança, elas fornecerão veículos novos, que costumam ter, no máximo, 5 anos de uso. Quando um veículo que estiver nas suas mãos passar do tempo de rodagem estipulado, é feita a substituição por modelos mais novos.

Firma uma parceria com assessores especializados

É bom contar com parceiros que podem estudar as suas necessidades e recomendar os veículos mais apropriados para as atividades operacionais do seu negócio. Qualquer problema com os veículos, a locadora poderá atender com agilidade.

Quem pode locar uma frota?

A locação de frota pode ser feita por pessoas jurídicas que necessitam de veículos para as suas operações e não desejam investir alto na aquisição. Essa estratégia vale não apenas para grandes empresas, mas também para médios e pequenos negócios, especialmente transportadoras.

Não é necessário terceirizar toda a frota. É possível investir em um modelo híbrido, em que alguns veículos são próprios e, outros, locados. Dependendo da estruturação da empresa, pode ser necessário um pouco de capital imobilizado em forma de veículos. 

Em outros casos, é possível mesclar isso com financiamentos, já que é possível abater no Imposto de Renda. Esse equilíbrio entre frota própria e sob locação também é comum.

Quando vale a pena?

Como você pode perceber, a decisão de ter uma frota própria ou optar pela locação deve levar em conta vários fatores para determinar se vale a pena. Veja alguns sinais que podem indicar que a locação pode valer a pena.

Os custos de manutenção estão altos

Muitos veículos precisam rodar em estradas em péssimo estado de conservação. Isso faz com que os custos com a manutenção dos veículos sejam cada vez maiores. Com a locação de frotas, os custos mensais serão fixos, e a empresa não precisará se preocupar em gerenciar os reparos.

Existe a necessidade de fortalecer o caixa do negócio

A crise econômica fez com que muitas empresas buscassem formas alternativas para reduzir seus custos, evitar a descapitalização do caixa do negócio e entrar em dívidas de longo prazo — especialmente quando o caso é uma frota de veículos pesados. 

Se esses são os seus objetivos, a locação pode ser uma ótima estratégia, pois os custos são sob demanda, e você consegue os veículos para manter as operações ativas sem fazer grandes investimentos.

Há dificuldades de manter o foco no negócio por causa de problemas operacionais

Em muitos casos, ocorre de a empresa não conseguir dar conta das suas atividades principais porque está ocupada demais resolvendo problemas de cunho operacional — e a frota é um desses focos críticos.

Com a locação dos veículos, a empresa deixa nas mãos de uma parceira a tarefa de gerenciar todos os aspectos relacionados ao operacional dos veículos. Assim, pode se concentrar no que é mais importante para fazer o negócio crescer.

A locação de frota é uma alternativa muito vantajosa para diferentes modelos de negócios, pois reduz custos e a carga de trabalho. Além disso, a empresa tem mais tempo para focar nas suas atividades principais e ajudar os gestores a se concentrarem no core business.

Você sabia que a Rodobens pode ajudar a aumentar a sua frota com serviços de locação? Acesse nossa página e entenda como funciona!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Potencialize seu negócio,
com caminhão, ônibus ou van Mercedes-Benz

Comentários