Como lucrar com um consórcio imobiliário

Como lucrar com um consórcio imobiliário? Descubra

Janeiro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Os consórcios já se consolidaram entre os brasileiros como uma maneira viável de adquirir diversos bens, incluindo os imóveis. Ao longo das últimas décadas, essa forma de compra planejada permitiu que muitos realizassem o sonho de ter a primeira residência.

Uma faceta menos explorada desse tipo de consórcio é o seu ótimo potencial como investimento. Por isso, neste post vamos explicar como lucrar com um consórcio imobiliário. Acompanhe!

Por que o consórcio é um bom investimento?

Os consórcios oferecem vários benefícios para aqueles que os escolhem como uma forma de investimento. Eles combinam segurança e rentabilidade, além de serem resilientes — mesmo nos momentos em que a economia do país não vai tão bem.

Prova disso é o crescimento registrado no setor. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), no primeiro semestre de 2018 os consórcios cresceram 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em outubro, o número de adesões ultrapassou 2 milhões e as contemplações atingiram quase 1 milhão.

Além dessa união entre segurança e rentabilidade, o consórcio é sinônimo de economia. Não há cobrança de juros, como acontece nos financiamentos bancários. Para completar, o pagamento das parcelas é um incentivo ao hábito de investir mensalmente, o que pode ser uma ajuda para aqueles menos disciplinados.

Como lucrar com um consórcio imobiliário?

Diante dessas vantagens, ganhar dinheiro com o consórcio imobiliário é uma possibilidade a ser explorada. Para tanto, é preciso decidir se o seu objetivo é mesmo obter lucro, além de considerar o tempo necessário para a contemplação (tradicionalmente realizada por meio de sorteios). 

Ainda assim, existem mecanismos disponíveis para quem não quer depender da sorte e gostaria de receber antes a carta de crédito, que permite a aquisição do imóvel. O meio mais conhecido são os lances, que funcionam como uma forma de antecipação dos valores que seriam pagos no futuro.

Conhecendo as alternativas propiciadas pelos consórcios, fica mais simples compreender como lucrar com eles. Listamos as principais maneiras abaixo.

Venda de cotas contempladas

Quem não tem tempo de percorrer todos os estágios, desde a adesão até a contemplação, pode recorrer à compra de uma cota contemplada. O interessado em fazer a venda acrescenta ao valor já pago um adicional, o chamado ágio. Essa diferença será o lucro obtido pelo vendedor.

Essa operação é legal, desde que siga o previsto em contrato e conte com a autorização da administradora. Mas, infelizmente, há quem utilize esse meio para aplicar golpes, então todo cuidado é pouco.

Compra e locação

A partir do momento em que tem sua primeira cota contemplada, o consorciado pode usá-la para a compra de um imóvel, disponibilizando-o para locação logo em seguida. Os valores arrecadados com a cobrança de aluguel podem ser destinados ao pagamento das parcelas restantes e depois reinvestidos na aquisição de uma nova cota.

Dessa maneira, sempre que uma cota for contemplada, o consorciado terá um novo imóvel para locação, criando uma importante fonte de renda quando as parcelas forem quitadas.

Compra de imóveis à vista

A carta de crédito é considerada uma forma de pagamento à vista, por isso permite negociar descontos na hora de comprar uma casa ou apartamento. Assim, é possível adquirir ótimas propriedades por um preço menor e lucrar por meio da revenda, de acordo com a situação do mercado.

Agora que você sabe como lucrar com um consórcio imobiliário, passe a considerar sempre essa opção de investimento para fazer seu dinheiro crescer e aumentar seu patrimônio.

Têm dúvidas sobre o funcionamento dos grupos de consórcios? Confira a explicação completa no nosso post sobre o assunto!

Comentários