Os veículos de uma empresa são ativos importantes, principalmente quando se trata de uma companhia de transporte e logística. Afinal, se essas máquinas ficarem indisponíveis, os processos podem simplesmente parar, trazendo grandes prejuízos financeiros para o empreendimento.
Pensando nisso, elaboramos aqui uma checklist de manutenção de frota. Queremos que ela sirva de guia para você acompanhar a manutenção dos seus veículos e garantir a disponibilidade e a qualidade dos seus serviços. Confira!
Vamos começar por um dos itens mais importantes: os pneus. Pneus instáveis, carecas ou desalinhados podem causar graves acidentes na estrada. Antes de dar a partida, portanto, trate de conferir as condições da borracha por meio de uma verificação visual.
Primeiramente, procure por danos explícitos, como rasgos ou mesmo furos. Pneus murchos indicam que há a necessidade de calibragem. De qualquer forma, a pressão precisa ser ajustada semanalmente, conforme as recomendações da fabricante, de acordo com a carga transportada.
Além disso, é necessário verificar a profundidade das bandas de rodagem. Para facilitar, saiba: todo pneu tem um indicador de desgaste (conhecido pela sigla TWI), que nada mais são que pequenas barras de borracha nos sulcos do pneu. Cheque esse indicador frequentemente.
Continuando com a atenção às rodas, temos outro elemento indispensável para a segurança no trânsito: os freios. É preciso conferir o desempenho das lonas e a situação da drenagem da água acumulada entre os balões de ar.
A frequência de manutenção preventiva do sistema de frenagem pode variar de acordo com as orientações do fabricante, mas existem alguns sinais de desgaste aos quais é necessário dar atenção, como:
Adicionalmente, verifique os fluidos do freio — mas falaremos sobre eles mais adiante.
Avalie todo o sistema para saber se algo está afetando a suspensão do veículo. É preciso verificar também a lubrificação dos pinos. Para isso, vale ficar atento a sinais de problemas, como ruídos.
Também conhecido como sistema de exaustão, o escapamento tem a função de filtrar os gases do motor e reduzir seu ruído. Se estiver com problemas, ele pode aumentar o consumo de combustível. Como o sistema é todo interligado, será necessário trocar completamente o componente.
O desgaste é natural, principalmente pela liberação de água no processo de combustão. A boa notícia é que sua vida útil fica entre 5 e 10 anos, isso quando suas peças são inoxidáveis.
Problemas aqui geralmente estão relacionados à oxidação de terminais, cabos e bateria. É um sistema primordial para o veículo, pois dá energia para a partida por meio do motor de arranque e permite o funcionamento de luzes, limpadores e outros periféricos.
Por isso, é importante ficar atento às luzes do painel e ao computador de bordo, que podem dar alertas sobre problemas elétricos. As montadoras também costumam definir prazos para a manutenção regular.
Em relação aos fluidos, o importante é acompanhar a validade, que está relacionada tanto à quilometragem quanto a uma data específica. Por isso, mantenha um registro escrito dos prazos.
A aparência do óleo dá indícios se há detritos metálicos dispersos nele. Se estiver sujo, é necessário trocar. Geralmente, quando a troca é realizada, cola-se um adesivo na parte de dentro do para-brisa indicando a quilometragem em que o procedimento foi feito e quando deve ser feito novamente.
Nessa categoria estão incluídos os filtros de combustível, de óleo e de ar do motor. Usando produtos originais e seguindo as indicações da fabricante quanto à marca, a durabilidade do produto será muito maior e sua troca, menos frequente. Sempre confira todos os filtros para verificar seu estado de conservação.
A boa manutenção de frota é crucial para reduzir custos e garantir o melhor desempenho possível dos veículos. Tenha cuidado com a origem das peças, mantenha tudo registrado e torne esses procedimentos uma rotina na sua empresa. Assim, você tem tudo para alcançar ótimos resultados!
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