O uso constante e o avanço do tempo fazem com que qualquer máquina se torne mais suscetível a apresentar falhas ou ter seu rendimento prejudicado durante o funcionamento. Não seria diferente com os caminhões, que rodam milhares de quilômetros até seus destinos.
Embora seja impossível frear esse processo, a manutenção preventiva de caminhões consegue diminuir seus efeitos.
Entretanto, para que ela seja efetiva, é importante ter um plano bem-elaborado, conforme as dicas que trouxemos neste texto. Veja quais são elas!
Para elaborar um plano de manutenção eficaz, é preciso entender que não existe apenas uma forma de conduzir esse processo. Podemos indicar três tipos básicos de manutenção: a corretiva, a preditiva e a preventiva.
A manutenção corretiva consiste no reparo ou substituição de algum componente para que o caminhão volte a ter condições de uso. É preciso evitá-la ao máximo, já que custa caro e deixa o veículo parado na oficina.
A manutenção preditiva, por sua vez, envolve a coleta e a análise de dados da frota para tentar prever futuros problemas. Costuma ter um custo de implementação mais elevado, pois requer equipamentos e mão de obra especializada. Por outro lado, representa um ótimo custo-benefício, ao evitar boa parte das quebras.
Já a manutenção preventiva envolve uma série de ações que checam diversos aspectos dos veículos. Assim, é possível identificar e resolver eventuais problemas antes que eles aconteçam e, com isso, economizar.
Um plano de manutenção pode ser definido como a lista de atividades que devem ser desenvolvidas ao longo do processo, a fim de deixar os caminhões em plenas condições de trafegar.
Um roteiro com passos simples e detalhados colabora para que a manutenção seja conduzida da forma adequada. Além disso, é importante que estejam descritos no plano os responsáveis por cada tarefa, bem como a periodicidade necessária.
Para não errar, acompanhe a seguir quais pontos devem ser incluídos no plano.
O primeiro passo de um bom plano é a avaliação cuidadosa do estado atual de cada veículo da frota. Depois, faça uma listagem atualizada de quantas vezes cada um já passou por reparo ou manutenção.
Como são muito itens para verificar, crie uma lista de checagem (ou uma checklist), com tudo aquilo que precisa ser analisado. Ela deve incluir freios, óleo, pneus, câmbio e os sistemas hidráulicos e elétricos, entre outros pontos.
Eventualmente, será necessário providenciar a substituição de peças. Por isso, o plano deve estipular um orçamento para a aquisição desses suprimentos. Aí, entram também os valores gastos com mão de obra. Todas as despesas precisam estar alinhadas com a realidade financeira da empresa.
É essencial acompanhar indicadores que permitam mensurar se a manutenção está surtindo o efeito desejado. Eles também ajudam a identificar o que pode ser melhorado no processo e a otimizar os recursos utilizados.
Quem faz a gestão de frota nunca deve menosprezar a importância da manutenção preventiva de caminhões. Mantê-la em dia economiza recursos, aumenta a segurança e melhora a produtividade da empresa. Por isso, conduza com muito cuidado esse processo.
Quer aperfeiçoar ainda mais a manutenção da sua frota? Conheça quais são as melhores práticas a serem adotadas!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários