Entenda qual a melhor época para comprar carro

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Decidir pela melhor época para comprar carro é uma missão desafiadora, pois existe o estímulo causado pelo bombardeio de propagandas constantes. Só que alguns compradores não abrem mão de seguir um procedimento próprio, ou um planejamento a fim de fazer a melhor aquisição.

A marca, o modelo e os componentes opcionais são alguns dos motivadores para a tomada de decisão. Só que os mais atentos às oportunidades (e que querem economizar) consideram também o melhor momento para fechar negócio.

Pensando nisso, neste post, responderemos qual a melhor época para comprar carro zero ou seminovo. Confira.

O que avaliar ao comprar carro?

Para conseguir um zero quilômetro, basta pesquisar o modelo e suas características, além de fazer um test-drive. Mas um usado precisa ser avaliado com rigor para garantir que ele esteja bem conservado e funcionando adequadamente. Veja algumas recomendações.

Espaço interno

Se você tem família grande, um veículo com bastante espaço interno é a melhor escolha. Logo, esse é mais um aspecto a ser pensado. Além disso, é preciso observar alguns detalhes, como acabamento do painel, aparência dos detalhes plásticos (se estão riscados ou furados), condições dos cintos de segurança e o revestimento dos bancos. Esses elementos influenciam no peço final e também podem ser um diferencial e tanto na hora de decidir pela compra.

Motor

Para que o motor seja devidamente inspecionado, o automóvel deve ser levado a um mecânico. Porém, no primeiro momento, você pode verificar alguns itens. Recomenda-se abrir o capô, procurar por partes enferrujadas na lataria e olhar o aspecto do óleo. Se estiver baixo, escuro ou viscoso, precisa ser trocado.

Depois, observe as correias e as mangueiras à procura de fissuras e de rachaduras. No momento de ligar o veículo, se o motor demorar um bocado para responder à partida, é provável que haja problemas no bico injetor. Por conta do uso, o escapamento deve estar preto de fuligem, mas, se estiver com óleo, é porque o motor precisa de reparo.

Lataria e pintura

Por se tratar da aparência do veículo, não é preciso ser um profissional para vistoriar a lataria. A sugestão é fazê-la em um local aberto e iluminado. Se existe uma variação de tonalidade em algumas áreas do carro, isso pode indicar uma troca de peça ou batidas.

Pneus

Veja se os pneus estão degradados com o uso, se existe diferença de desgaste entre eles, além de observar se estão nivelados com os eixos do automóvel. Se já passaram do limite de tolerância, exija a troca do conjunto completo.

Taxas de juros

Existe a possibilidade de financiar o carro em vez de pagar o valor à vista. Você dá um valor de entrada e complementa o restante ao longo dos meses definidos no contrato. Só que, nessa modalidade de pagamento, incidem taxas de juros, pois assim as instituições bancárias diminuem os riscos e recebem lucro pela liberação do crédito.

Ao considerar a economia variável do país, é preciso considerar as flutuações de juros no mercado financeiro. Quando eles estão baixos, os financiamentos são mais atrativos.

Além disso, na prática, a operação varia conforme o perfil do consumidor e as condições do procedimento. Enquanto um comprador que quita tudo em dois anos consegue taxas menores, outro que paga em quatro anos tem gastos maiores com juros.

Nesse caso, o ideal é fazer um planejamento financeiro para adquirir seu automóvel, sem comprometer o orçamento. Participar de um consórcio é uma boa saída, pois, quando você for contemplado (sorteado), terá direito à carta de crédito com o valor total do carro. Assim, você garante maior poder de negociação, pois pagará seu bem à vista.

Qual é a melhor época para comprar carro?

Existem quatro épocas propícias para comprar um veículo (novo ou seminovo). Conheça todas elas e quais condições são oferecidas.

Começo do ano

Em janeiro e fevereiro, as concessionárias lançam promoções de carros 0 km do ano anterior. É possível encontrar bons preços para a compra, além de aumento de prazos para quitar, ou redução de juros. Isso ocorre por causa da chegada dos novos modelos. E se o objetivo é conseguir o último lançamento, esse é o momento ideal.

Fim de ano

Já em novembro e dezembro, as lojas também ofertam benefícios aos compradores. É possível se deparar com descontos, ou vantagens, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) pago ou acessórios sem custos adicionais. Em alguns locais, o valor do automóvel é ligeiramente reduzido.

Fim de mês

Em geral, nos últimos dias de cada mês, algumas concessionárias sofrem para atingir as metas de vendas. É nesse momento que os vendedores recebem instruções do gerente de que não podem perder nenhuma venda. Se o comprador estiver atento, pode aproveitar essa hora para negociar benefícios (itens opcionais) e um preço mais convidativo.

Datas comemorativas

Fique de olho no calendário. Muitas lojas usam as datas comemorativas para garantir novas condições de pagamento. Os dias mais usados são: Dia dos Pais, Dia Mundial do Consumidor (15 de março), Dia do Cliente (7 de setembro), Dia do Vendedor (1 de outubro) e Black Friday.

Além disso, pode ser que, nesses períodos, você encontre os mais variados modelos e oportunidades no mercado de novos ou usados. Basta pesquisar, procurar, fazer visitas nos dias certos, escolher e providenciar os documentos para comprar carro.

Por que contratar seguro para o carro novo?

Você deve estar se questionando se contratar seguro auto logo após a compra é a melhor saída. Como estamos no Brasil, essa medida protetiva significa segurança financeira, pois você contará com suporte caso alguma coisa aconteça com seu automóvel.

O ressarcimento do preço do veículo é um dos maiores benefícios do seguro. No entanto, existem muitas dúvidas sobre o que é ou não coberto pelo seguro e como ele funciona na prática. De forma resumida, trata-se de um contrato entre o dono do carro e uma seguradora, no qual ele paga uma taxa para garantir coberturas para possíveis prejuízos (descritos na apólice) ao veículo.

As proteções podem ser definidas conforme as necessidades do contratante e em outros aspectos, como idade, sexo e região para determinar seu valor final.

Os exemplos mais comuns de coberturas são:

  • acidente de passageiros;
  • carro reserva;
  • chaveiro;
  • danos corporais e materiais a terceiros;
  • guincho 24 horas;
  • perda total;
  • reparos na lataria;
  • reparos completos;
  • roubo e furto.

Já que você compreendeu qual a melhor época para comprar carro, que tal conhecer todas as soluções da Rodobens? Além do consórcio de veículos temos lojas credenciadas de automóveis e um catálogo de seguros que garantem cobertura total para veículos de diversos portes e categorias.

Entre em contato conosco para tirar dúvidas e conhecer os nossos diferenciais de mercado.

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários