16 melhores livros sobre educação financeira para se preparar para 2022

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

O ano de 2022 promete chegar trazendo boas oportunidades de reorganizar nossa vida financeira, especialmente com as previsões do acesso à vacina e de retomada dos negócios.

Por isso, a melhor forma de aproveitar a deixa é nutrir a mente com dicas e inspirações dos maiores especialistas do Brasil e do mundo. Pensando nisso, vamos apresentar para você uma lista seleta com 16 dos melhores livros sobre educação financeira.

Entenda com autores renomados de que maneira repensar a forma de gerenciar seus recursos e tirar o melhor proveito de uma das retomadas econômicas mais esperadas da história — e, no fim, você nos diz qual deles chamou mais a sua atenção e vai ler primeiro, combinado? Então, vamos lá!

1. "Pai rico, pai pobre" — Robert T. Kiyosaki

Com a ajuda de Sharon Lechter, Robert T. Kiyosaki constrói a narrativa com base em dois homens: o próprio pai do autor, inteligente e honesto, mas que nunca alcançou a independência financeira, e o pai de um grande amigo, que se tornou o homem mais rico do Havaí sem nem mesmo ter concluído o Ensino Médio. Este era o pai rico que repassou lições valiosas para Kiyosaki.

Por meio desse livro, Kiyosaki lança uma visão crítica sobre conselhos tradicionais para ser bem-sucedido financeiramente e atiça a mentalidade empreendedora dos seus leitores.

2. "Quem pensa enriquece" — Napoleon Hill

Esse livro é fruto de 20 anos de investigação do autor Napoleon Hill. Com base nos métodos e nas práticas adotadas pelos 500 homens mais ricos do mundo no início do século passado, o autor reúne 15 características que constituem o perfil daqueles que se destacaram pelo volume de suas fortunas.

“Quem pensa enriquece” é um dos clássicos do segmento mais lidos do mundo, 80 anos após o seu primeiro lançamento. Ele ultrapassou a marca dos 20 milhões de cópias, se tornando um dos melhores livros sobre educação financeira.

3. "Os segredos da mente milionária" — Harv T. Eker

Quer ser um milionário? Harv T. Eker vai ajudar você a desvendar o segredo. Basicamente, o autor mostra o modo diferente de os ricos pensarem. E Eker pode dizer isso com propriedade: o milionário americano fala um pouco sobre sua própria história que, com fracassos e sucessos, transmite ensinamentos de peso sobre como encarar e lidar com o dinheiro.

4. "Como investir em imóveis" — Leandro Ávila

No livro “Como investir em imóveis”, Leandro Ávila ajuda iniciantes a planejar a compra do seu segundo imóvel como forma de investimento. Essa obra vai ajudar você a evitar os principais erros cometidos por quem não tem experiência nesse tipo de operação.

5. "Casais inteligentes enriquecem juntos" — Gustavo Cerbasi

Não poderíamos começar esta lista com outro best-seller senão a maior referência em educação financeira no Brasil atualmente. Nesse livro, Gustavo Cerbasi reúne uma série de dicas úteis para casais, desde o namoro até a melhor idade.

A ideia é transmitir estratégias que conduzam a uma parceria de sucesso na administração das finanças da família. Se quer uma opinião: você não pode passar 2021 sem ler essa obra.

6. "Aprenda a operar no mercado de ações" — Alexandre Elder

Diversos setores da economia brasileira estão muito entusiasmados com as projeções positivas para 2022, de modo que o investimento em ações se torna uma das principais saídas para fazer o dinheiro render. Alexander Elder é o especialista que vai nortear você nesse mundo dos investimentos em renda variável.

De modo simples e claro, ele explica os principais conceitos do mercado de ações, como funcionam as principais operações e a prática das análises Fundamentalista e Técnica.

Interessante também é a forma como ele aborda os fatores comportamentais e psicológicos que afetam as decisões dos investidores. Então, não invista em ações sem antes ler esse livro.

7. “O poder da educação financeira” — Robert T. Kiyosaki

Para quem acredita que a educação financeira é algo que pode ser ensinado e aprendido desde muito cedo, Robert T. Kiyosaki vem para reforçar essa ideia com uma das suas grandes obras — “O poder da educação financeira”. Nela, o autor enfatiza a importância de procurar referências atualizadas para se basear em relação às finanças e de mudar os hábitos aos poucos.

Logo, uma situação financeira sustentável é construída a partir de novas ideias, baseadas em uma educação concisa que ensine não só a poupar dinheiro, mas a usá-lo com sabedoria. Dessa forma, para Robert, qualquer pessoa que esteja em um país com acesso à internet já consegue compreender esses novos conceitos e aplicá-los progressivamente.

8. “A riqueza da vida simples” — Gustavo Cerbasi

O que faria se pudesse abandonar aquelas referências que fazem você seguir um determinado padrão de vida que nem sempre proporciona felicidade e satisfação?

Em “A riqueza da vida simples”, Gustavo Cerbasi propõe soluções para uma vida menos complicada e mais leve. Como consequência, o autor acaba mostrando que conquistar a independência financeira é possível, mesmo para aqueles com uma faixa de renda mais baixa.

Ele faz isso a partir da ótica da revisão orçamentária de um grupo familiar. Sendo assim, é preciso primeiro identificar os padrões que estão impedindo de ter uma vida financeira saudável, para depois mudar hábitos e reconstruir essa situação.

9. “Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” — Nathalia Arcuri

O livro, escrito por Nathalia Arcuri, traz relatos da autora sobre complicações financeiras que ela mesma enfrentou durante a sua jornada. Dúvidas em relação ao dinheiro e aprendizados práticos fazem parte do enredo.

Além disso, conforme o título promete, a autora apresenta 10 passos perfeitamente aplicáveis à vida de qualquer um para não ficar sem dinheiro no bolso. A abordagem é didática e bastante flexível, o que torna fácil ajustar as dicas para qualquer realidade.

10. “Adeus, aposentadoria” — Gustavo Cerbasi

Nossa próxima recomendação entre os melhores livros sobre educação financeira é “Adeus, aposentadoria”, de Gustavo Cerbasi. A obra, uma das mais vendidas do autor nos últimos anos, propõe a reconstrução de todas as ideias que temos sobre aposentadoria.

É isso mesmo. Sabe aquela ideia de trabalhar uma vida inteira para, na velhice, sobreviver com um auxílio mensal pago por uma previdência, seja ela pública ou privada? Esse sistema ficou para trás, e nesse livro o autor explica como adotar um modelo de planejamento realista para construir um futuro financeiro tranquilo.

11. “A mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira” — Brad e Ted Klontz

Se você tem no dinheiro uma das maiores causas para o seu estresse e costuma se preocupar com o fato de gastar mais do que deveria, “A mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira” é o livro ideal para ajudar a entender suas finanças. Na obra, os autores Brad e Ted Klontz elencam as 12 disfunções financeiras mais recorrentes para a maioria das pessoas. Elas incluem:

  • compulsão por compras;
  • dificuldade em poupar;
  • infidelidade financeira.

E a melhor parte é que todas as 12 disfunções podem ser solucionadas! Para isso, os autores ajudam aqueles que pretendem tomar decisões financeiras mais saudáveis.

12. “O milionário mora ao lado” — Thomas J. Stanley e William D. Danko

Esta obra, lançada em 1999, se mantém atual graças ao grande sucesso que foi. A repercussão se deve, principalmente, à narrativa que descreve a vida dos milionários americanos ao final dos anos 90. Ao contrário do que muita gente pensa, essas pessoas de sucesso financeiro levam uma vida com hábitos muito simples e, por vezes, distantes da ostentação a que as pessoas estão acostumadas.

13. “Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho” — Thiago Nigro

Enriquecer não precisa ser algo duro e tortuoso. Pelo menos é isso que é ensinado em “Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho”. Isso é conquistado a partir de três premissas básicas abordadas no livro: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Para o autor, qualquer pessoa pode ser rica, basta se dispor a aprender e a se dedicar.

14. “Fora da curva” — Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano

Outra obra que merece destaque é, desta vez, de autores brasileiros. Ela reúne as principais histórias e estratégias dos maiores investidores nacionais, o que mostra as particularidades do cenário no Brasil. Além disso, é possível aprofundar a visão sobre o mercado aqui no país e entender a lógica por trás dos investimentos de maior sucesso.

15. “O mais importante para o investidor” — Howard Marks

Já para quem quer aprender com um verdadeiro predador do mercado financeiro, nossa indicação é “O mais importante para o investidor”. A obra reúne inúmeros ensinamentos sobre o que precisa ser feito para colher bons resultados nesse cenário. O autor ensina suas próprias estratégias para aplicar dinheiro de forma inteligente e rentável.

16. “O investidor inteligente” — Benjamin Graham

O investidor inteligente é um livro para quem quer se organizar financeiramente e utilizar seu dinheiro de uma maneira inteligente, fazendo ele trabalhar por si mesmo. Já pensou nisso? Você pode economizar sua renda, aplicando em ações que gerem certa tranquilidade financeira no futuro.

Como você conferiu ao longo deste post, existem diversas possibilidades de aprender a construir (ou consertar) uma vida financeira saudável a partir de livros escritos por quem entende do assunto. Com as nossas dicas, você pode dar início quanto antes à sua leitura e começar a sua preparação para o ano que promete ser uma volta por cima, especialmente para quem sofreu com os impactos da pandemia até aqui.

Esse é o seu caso? Então, agora que você conhece os melhores livros sobre educação financeira, é só escolher um, sentar e nutrir sua mente com motivação e conhecimentos que vão fazer das suas finanças um sucesso!

Conferindo a nossa lista, lembrou de alguma indicação que você conhece, mas que nós não mencionamos? Então, conta para a gente nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Empréstimo Consignado Privado Rodobens
Prático e personalizado para seus planos.

Comentários