A cada novo ano que se inicia, escolhemos novos objetivos de vida a serem alcançados. Tem gente que sonha em trocar de emprego, casar, ter filhos, trocar de carro, mudar para um novo apartamento, fazer uma viagem internacional, entre diversas outras aspirações. E é claro que, para conquistar todos esses sonhos, certas metas financeiras devem ser alcançadas.
Por mais que às vezes não prestemos atenção, é fato: quanto melhor planejamos o uso do nosso dinheiro, mais fácil fica realizar sonhos. Pensando nisso, que tal traçar um plano financeiro consistente desde o comecinho deste novo ano?
Partindo da definição de metas até chegar às ações necessárias para conquistá-las, você está pronto para aprender como se planejar para realizar sonhos em 2018? Então siga o passo a passo que preparamos a seguir!
Comece fazendo uma lista de tudo o que você quer conquistar no ano de 2018. Aqui vale incluir desde grandes sonhos, como comprar um imóvel, até pequenas coisas, como uma viagem de fim de semana para a praia. Depois de listar tudo, defina uma ordem de prioridade. Isso vai fazer com que encare o plano de forma realista, correndo atrás dos sonhos que têm mais peso para sua felicidade.
Agora é hora de descobrir quanto seus sonhos custam na prática. Nessa etapa, você deve fazer pesquisas e orçamentos para saber exatamente quanto dinheiro será necessário para realizar cada objetivo. Conhecendo o valor exato de cada sonho (como quanto custa aquele carro que você quer comprar) fica mais fácil pensar em caminhos para realizá-lo.
Depois de ter clareza sobre quais são seus sonhos e quanto eles custam, é hora de pensar em objetivos concretos. Aqui, é importante escolher metas ao mesmo tempo desafiadoras e realistas, que o tirem da sua zona de conforto, mas que nem por isso sejam impossíveis de cumprir. Afinal, de nada adianta estabelecer metas megalomaníacas que jamais serão cumpridas! Isso só vai causar ansiedade e estresse, além de uma enorme frustração.
Na prática, essas metas financeiras nada mais são que os valores exatos que você deverá juntar para concretizar cada objetivo. Digamos que você queira trocar de carro e viajar para a Europa em 2018. Nesse caso, suas metas podem ficar assim:
trocar de carro: 15 mil reais;
viajar para a Europa: 9 mil reais.
Ao somar os valores e dividi-los pelo número de meses do ano, você descobre quanto deverá poupar a cada mês. No nosso exemplo, dividindo 24 mil reais por 12 meses, temos 2 mil, que equivale à quantia ideal para conseguir alcançar seus objetivos no ano sem se endividar.
Às vezes, ao definir certas metas, os valores totais podem assustar. Muita calma nessa hora! É importante lembrar que você não precisa ter todo o dinheiro em mãos assim, de uma vez só. Uma maneira de alcançar as metas é poupar um valor todos os meses, mas existem outras alternativas.
Você pode optar, por exemplo, pela contratação de consórcios de acordo com seus objetivos. O melhor é que, nesse caso, existe a chance de ser contemplado logo, alcançando sua meta rapidinho!
Em alguns casos, também pode ser vantajoso aplicar o que você já acumulou para render juros. Certos investimentos, como títulos públicos do Tesouro Direto, apresentam rentabilidade acima da poupança, além de permitirem que você saque o dinheiro a qualquer momento. Não parece uma boa?
Independentemente da maneira que escolher para colocar suas metas financeiras em prática, saiba: os principais ingredientes para o sucesso nesse sentido são planejamento e disciplina. Com esses 2 aspectos em mente, você tem tudo para realizar seus sonhos em 2018 e comemorar ainda mais conquistas!
Gostou deste conteúdo sobre metas financeiras? Assine a nossa newsletter e receba os próximos posts diretamente no seu e-mail!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários