295737-5-mitos-e-verdades-sobre-consorcio-esclareca-aqui-suas-duvidas

5 mitos e verdades sobre consórcio: esclareça aqui suas dúvidas!

Agosto 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Quem pretende adquirir um bem, mas não tem o dinheiro para fazer o pagamento à vista, pode optar entre um financiamento ou um consórcio. Há muitas dúvidas sobre o assunto, mas é certo que, ao entrar em um grupo de consórcio, você certamente estará optando por uma modalidade que vai ajudar a ter mais planejamento financeiro e custos menores.

Não acredita? Então, confira este artigo com 5 mitos e verdades sobre consórcio e tire todas as suas dúvidas antes de tomar uma decisão.

1. O consórcio não tem juros

Verdade. Essa é considerada a principal vantagem de entrar em um grupo de consórcio, no lugar de um financiamento. As parcelas são mais acessíveis e totalmente previsíveis, pois não é preciso ter dinheiro para dar entrada e não há juros a serem pagos. No consórcio, as administradoras cobram apenas uma taxa para o gerenciamento do grupo. Comparado ao financiamento, a economia pode chegar a até 70% ao final do plano.

2. O consórcio não é regularizado

Mentira. Se você entrar no site do Banco do Brasil, verá que a entidade é responsável pela regularização e pelo monitoramento dos consórcios. Nela, você poderá verificar a legislação sobre os consórcios e, até mesmo, consultar a lista de empresas administradoras de grupos. Assim, os direitos do consumidor são assegurados devidamente.

3. Quem cancela o consórcio perde o dinheiro

Mentira. Claro que você nem sempre receberá de volta tudo o que foi investido. Isso vai depender de como foi feito o contrato e quais as cláusulas determinadas pela administradora do grupo. Mas saiba que, em geral, mesmo cancelando o consórcio, sua cota continua participando dos sorteios mensais.

Assim, se for contemplada, em vez de receber a carta de crédito, o dinheiro investido será resgatado. O que ocorre é o desconto das taxas de administração. Você tem direito, inclusive, a voltar atrás e retomar o pagamento das prestações, desde que faça o pagamento das parcelas anteriores.

4. Entrar em um grupo de consórcio é burocrático 

Mentira. Entrar em um grupo de consórcio é muito mais fácil do que obter um financiamento, pode acreditar! Para começar, nem mesmo é necessário comprovar renda para aderir a um plano. Além disso, caso tenha dívidas não pagas ou restrições junto a entidades de consulta de crédito, terá tempo para regularizar a situação. Essas informações serão verificadas apenas quando você for contemplado com a carta de crédito.

5. Só quem tem sorte é contemplado

Mentira. Você não depende apenas dos sorteios mensais para conseguir obter a tão sonhada carta de crédito. Uma das possibilidades no consórcio é que você dê um lance, concorrendo com os demais associados. Caso o seu seja mais vantajoso naquele mês, a carta de crédito será sua antes do fim do pagamento das prestações. Tudo depende, portanto, da sua organização financeira.

Deu para perceber, nesta lista de 5 mitos e verdades sobre consórcio, o quanto é vantajoso optar por essa modalidade ao adquirir um bem, não é mesmo? Essa decisão vale, até mesmo, para aquelas pessoas que têm mais pressa para comprar, pois, oferecendo lances vencedores, a carta de crédito estará em suas mãos antes do término do plano. Sem contar as chances de ser sorteado nas assembleias mensais.

Então, o que achou da ideia de participar de um consórcio, agora que você conheceu melhor essa alternativa? Fique por dentro de outros conteúdos sobre o tema, seguindo nossas páginas no Facebook, no YouTube, no LinkedIn, no Instagram e no Twitter.

Comentários