Motor híbrido: entenda o que é e como funciona

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Muito se fala em sustentabilidade e soluções inovadoras que sejam mais ecológicas. A frequência com que o assunto é abordado cresce ainda mais quando se trata de carros, em especial por serem potencialmente poluidores. Mas, a boa notícia é que muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas para minimizar todo esse impacto, como a criação do motor híbrido.

Essa é uma alternativa já disponível no mercado, inclusive brasileiro, para melhorar o desempenho dos veículos e facilitar a vida dos seus proprietários. Entre suas diversas contribuições, ele pode significar uma expressiva economia e melhora no desempenho do carro. Mas, você sabe o por quê? Então, fique de olho e descubra agora mesmo!

Quais são os tipos de motores existentes no mercado?

No mercado de automóveis há diferentes tipos de motores. A grande maioria deles funciona por utilização de combustíveis fósseis e uma pequena parcela por outras fontes, como energia cinética e elétrica.

Por incrível que pareça, os automóveis já funcionaram até mesmo com motores a jato, como os dos aviões. Hoje, o tipo mais comum é o de quatro tempos, variando algumas características específicas, como a disposição e a quantidade dos cilindros.

Já no que diz respeito aos carros elétricos ou mesmo híbridos, esses veículos costumam ter um valor elevado em relação aos demais, o que dificulta um pouco a sua aquisição, especialmente no Brasil.

Além disso, aqui no país, ainda não contamos com muitos incentivos para que as pessoas comprem carros de maneira mais responsável no que diz respeito à redução de impactos para o meio ambiente, por exemplo.

Como os motores de automóveis têm evoluído?

A tecnologia automotiva tem evoluído de modo geral. Isso faz com que o aprimoramento dos motores a acompanhe. É assim que adventos como motores híbridos e elétricos surgem como uma forma mais simples e segura de dirigir.

A verdade é que nós temos nos motores automotivos uma das maiores invenções da humanidade. Desde que foram criados, já passaram por muitos aprimoramentos. Tanto a mecânica quanto a eletrônica avançaram muito, conquistando feitos como o incremento da potência dos veículos, a melhora do seu desempenho e até mesmo do torque dos motores.

Depois de muitos avanços, como a injeção eletrônica e a função turbo, chegamos a versões bastante potentes da peça. É por isso que, hoje, podemos desfrutar de veículos com um motor híbrido, por exemplo.

O que é e como funciona um motor híbrido?

Os carros híbridos são, basicamente, divididos em duas categorias. Os dos motores em série contam com um gerador que queima a gasolina como forma de recarregar a sua bateria e, então, a partir dela, fazer com que o motor elétrico passe a mover o carro. Esse é o chamado extensor de autonomia.

Existem também os híbridos paralelos, que contam com um motor elétrico e outro à combustão trabalhando em conjunto. Assim, o motor elétrico é o que aciona as arrancadas e as movimentações mais lentas. Em contrapartida, o motor à combustão é que toma a frente quando o motorista exige mais velocidade do veículo.

É claro que cada marca tem a sua própria tecnologia, e os motores podem ser bastante diferentes entre si, mesmo sendo todos híbridos. Algumas baterias são recarregadas pela conexão com a corrente elétrica, por exemplo, enquanto outras ocorrem por energia cinética.

Esse funcionamento de reservar a bateria elétrica para as movimentações mais lentas também não chega a ser uma regra. Às vezes, ela é utilizada em uma demanda extra, como um adicional para potencializar o desempenho do carro. O importante aqui é que os híbridos combinam essas duas formas de combustível. Então, quando falamos em um carro assim, é exatamente isso que significa.

Quais são as vantagens desse tipo de motor?

A essa altura, você deve estar se perguntando: tudo bem, mas por que eu deveria pensar em investir em um carro com motor híbrido? Vamos apresentar agora algumas razões. Fique de olho!

Mais economia

O motor híbrido otimiza a utilização do combustível. Isso significa, no fim, que ele vai contribuir com a economia desse recurso ao passo que nem utiliza tanta energia elétrica assim. Seu próprio sistema de frenagem é pensado para atuar na recarga da bateria, o que economiza muito mais.

Melhor desempenho

Nos carros híbridos, as partidas são instantâneas, o que traz mais eficiência ao veículo, especialmente se você estiver com pressa. Além disso, sua direção é mais confortável, muito parecida com a dos carros elétricos. Sem os tremores típicos da combustão, eles se tornam mais agradáveis e silenciosos.

Mais sustentabilidade

Os carros com motor híbrido são uma alternativa bastante interessante para quem quer começar a se acostumar com carros elétricos. Em geral, eles são mais ecológicos que os carros exclusivamente por combustão e menores que os elétricos. Mas poluem menos que os veículos convencionais.

Em algumas cidades mais avançadas em relação aos carros elétricos, quem possui um carro híbrido conta com algumas facilidades, como a isenção de pagamento de estacionamento ou mesmo a livre circulação. Legal, não é mesmo?

Além disso, existem outros benefícios que podem ser listados, como:

  • menor emissão de poluentes na atmosfera, minimizando o efeito estufa;
  • possibilidade de trafegar por faixas exclusivas para ônibus (como em Madrid, capital da Espanha);
  • redução de até 75% em relação ao imposto de circulação;
  • maior autonomia do que um carro abastecido por gasolina, por exemplo.

O Corolla Cross é um ótimo exemplo de carro com a tecnologia do motor híbrido. Ele está entre uma das marcas de carro mais confiáveis do mercado, o que torna o veículo ainda mais atrativo. Além do alto desempenho, ele chama a atenção pelo seu design e beleza.

Os carros híbridos costumam ser muito bem-vistos no mercado. Você já imaginou poder ir e voltar do trabalho usando apenas a bateria? Tudo isso com uma economia expressiva, já que o quilômetro rodado acaba ficando cerca de 60% mais barato.

Pelo seu interesse neste conteúdo sobre motor híbrido, deu para perceber que você gosta de ficar por dentro de assuntos que envolvem veículos de pequeno porte, certo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Your blog post content here…

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários