Mudança de casa: como escolher o bairro ideal para morar?

Abril 2017

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Se você está buscando um novo bairro para morar com sua família, provavelmente tem algumas dúvidas sobre quais são os melhores critérios para escolha do novo endereço. Afinal, você quer se mudar para a melhor opção possível dentro das possibilidades.

Seria a infraestrutura da região o mais importante? Comércio local? Segurança? Acessibilidade? Esses são apenas alguns critérios para quem está passando por uma mudança de casa. Confira os outros:

1. Proximidade com seu trabalho

Esse é um dos principais pontos que devem ser observados por quem está procurando se mudar. Afinal, a rotina de deslocamento até o trabalho será parte do seu dia a dia, e pode afetar muito a qualidade de vida de sua família.

Para evitar trânsito, tempo de deslocamento e dificuldades de acesso, uma boa opção é morar perto do trabalho. Se você tem boas perspectivas de médio e longo prazo no local onde trabalha, por que não escolher uma região mais próxima para sua casa?

Com uma distância menor nesse trajeto casa-trabalho-casa, você terá mais tempo para passar com a família, com amigos e descansando. O período de deslocamento dificilmente pode ser aproveitado com outras atividades, por isso esse é um dos principais critérios a se observar em sua escolha.

2. Disponibilidade de transporte público e boas vias de acesso

Independentemente de você utilizar transporte público ou privado, é imprescindível fazer uma escolha estratégica de localização do bairro pensando nesses critérios. Se você vive em um bairro com fácil acesso a linhas de ônibus e metrô, provavelmente terá menos problemas para chegar em casa, receber visitas de amigos, contar com rápido acesso de prestadores de serviços doméstico, entre outras vantagens.

Para quem utiliza o próprio automóvel, motocicleta, ou até mesmo uma bicicleta para se deslocar, também há vantagens em morar nos bairros mais estratégicos da cidade. Se você conta com várias vias de acesso a esse bairro, amplas e bem organizadas, terá um trânsito que flui melhor e pode te proporcionar maior qualidade de vida.

3. Hospitais, escolas e outros serviços essenciais

Não importa se você está apenas começando sua família, ou já tem necessidades diárias maiores, como acesso a escolas e hospitais: é um aspecto positivo que seu bairro conte com esses serviços essenciais. Em caso de emergências, por exemplo, faz muita diferença ter um hospital ou posto de saúde de qualidade perto de sua residência. O mesmo vale para farmácias, clínicas e outros serviços de primeira necessidade.

Para quem tem filhos ou pretende constituir uma família em breve, a rotina de levar e buscar as crianças na escola fica muito facilitada quando essa infraestrutura de serviços está em seu próprio bairro. Assim, é possível caminhar até esses locais, sem muito tempo de deslocamento. Se você pensar em médio e longo prazo, boas instituições de ensino médio e superior também valorizam a localização do imóvel.

4. Bons padrões de segurança

Cada vez mais, esse é um aspecto a se levar em consideração quando você estiver escolhendo um bairro para morar. Você precisa pensar em sua própria segurança e da sua família quando estiver em seus trajetos de deslocamento, em casa, etc. Mas como garantir que um bairro é seguro?

Existem várias formas de verificar os padrões de segurança de cada local. Por exemplo, uma boa recomendação é conversar com moradores dos bairros onde pretende morar. Eles podem informar se há uma tendência de furtos e roubos na região, por exemplo.

Além disso, visitar o bairro em diferentes horários te ajuda a verificar se há policiamento ostensivo, boa iluminação à noite, circulação tranquila de pedestres durante o dia, entre outros aspectos.

5. Comércio local bem desenvolvido

Imagine-se no dia a dia de seu novo endereço residencial. Quais serviços você precisa com maior frequência? Restaurantes? Lojas? Farmácias? Bancos? Cafés e padarias? É importante que você tenha em mente qual tipo de comércio considera ideal para ter por perto, afinal isso também pode fazer parte de sua escolha de bairro onde morar.

Alguns bairros possuem mais ou menos comércio, ou então contam com uma diversidade grande de regiões, sendo algumas mais residenciais e menos comerciais que outras. Se você prefere morar em um local com menor circulação de pessoas, talvez seja melhor escolher um bairro predominantemente residencial.

Reflita sobre esses aspectos antes de fazer sua escolha. Uma boa visita ao Google Maps também pode te ajudar a mapear esse comércio e as regiões mais adequadas para sua nova residência.

6. Vizinhança amigável: mudança de casa mais fácil

Caso você possa contar com amigos, colegas de trabalhos e familiares no próximo bairro onde for morar, essa pode ser uma característica bastante relevante para fazer sua escolha. Afinal, ter uma vizinhança amigável ajuda muito a manter uma qualidade de vida melhor, organizar períodos de lazer e aproveitar seus finais de semana.

Pensando nisso, que tal verificar a disponibilidade de imóveis nos bairros em que seus amigos e familiares moram? Com o tempo, isso pode ser também uma grande vantagem para quem tem contato próximo com essas pessoas, que inclusive podem te ajudar no dia a dia com os filhos e outras formas de suporte que você venha a precisar em casa.

7. Pensando em médio e longo prazo: desenvolvimento futuro

Um último aspecto que você deve considerar ao fazer a escolha de um bairro para morar é como essa região deve se desenvolver nos próximos anos. Afinal, em médio e longo prazo, se você pretende permanecer no mesmo imóvel, vale a pena dar preferência a bairros com comunidades organizadas de moradores, um comércio que não está em decadência, opções de lazer para quem se aposentar e tendências de valorização do imóvel.

Pessoalmente, também é importante fazer um exercício de reflexão para verificar quais serão suas prioridades no futuro: escola para os filhos? Empreendedorismo local? Bons pontos de lazer em seu dia a dia? Procure identificar essas tendências no bairro em que você deseja morar!

Com essas dicas em mãos, fica bem mais fácil fazer a escolha certa na mudança de casa. Gostou deste post? Curta a página da Rodobens no Facebook e continue a receber nossas postagens! Participe!

 

Comentários