Como ficará o mundo após a pandemia de Coronavírus?

Março 2020

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Está difícil falar de outra coisa senão sobre o novo coronavírus, não é mesmo? A pandemia teve início na China no final de 2019 e, em poucos meses, se espalhou pelo resto do planeta, gerando diversos temores em meio a um número crescente de casos e, infelizmente, óbitos.

De toda forma, junto a uma enxurrada de informações desencontradas, é sempre importante manter a calma e seguir as recomendações dadas pelas autoridades. No mais, precisamos nos preparar para viver no mundo após o coronavírus. Quer saber como? Continue com a leitura e confira as principais lições que podemos levar para o futuro!

Estímulo da criatividade

Uma das principais medidas de prevenção contra o COVID-19 é o isolamento, que tem o intuito de evitar que o vírus se espalhe de forma rápida e afete pessoas idosas ou com doenças crônicas.

Contudo, por mais que a ideia de quarentena possa nos remeter ao tédio, em função da restrição de diversas atividades, você pode utilizar o tempo livre para se dedicar a outras tarefas, como:

E para driblar o sentimento de solidão, a população dos países mais afetados também encontrou soluções muito criativas. Na Itália, diversas pessoas se reuniram na sacada de seus prédios para cantarem juntas. Já na Espanha, um pianista e um saxofonista improvisaram um concerto com a música tema de Titanic, cada um em sua varanda. Houve, ainda, um instrutor de aeróbica que deu uma aula comunitária de seu terraço para os moradores dos apartamentos ao redor.

Mais empatia

Já nos primeiros dias da crise nos deparamos com diversas demonstrações de empatia: desde moradores que se dispõem a fazer compras para vizinhos que fazem parte de grupos de risco até ações, como a promovida pelo Projeto Primeira Chance, no Rio de Janeiro, que visam garantir acesso a itens básicos de higiene, fundamentais para a prevenção a doença.

Iniciativas como essas, que consideram o bem-estar do próximo, podem e (devem) continuar quando a pandemia passar. Afinal, o ato de cuidarmos uns dos outros tem um enorme potencial para tornar o mundo melhor!

Valorização dos profissionais de saúde

Médicos, enfermeiros e farmacêuticos estão na linha de frente de combate ao vírus, se expondo ao risco de contágio para minimizarem ao máximo o número de perdas. Por isso, a atuação dessas pessoas deve ser sempre reconhecida.

Em diversas cidades do Brasil, Espanha e Portugal, inclusive, a população demonstrou seu agradecimento aos profissionais de saúde por meio de aplausos nas janelas de suas residências.

Outros profissionais também merecem nossa valorização, desde pesquisadores, que trabalham no desenvolvimento de tratamentos e vacinas, até jornalistas, que divulgam com a maior precisão possível o andamento da situação e as principais formas de cuidado.

Hábitos de higiene e etiqueta respiratória

O reforço a questões de higiene básica também é uma importante lição para ser levada além do período de pandemia. Afinal, lavar as mãos constantemente e usar o antebraço para proteger a boca e nariz ao tossir ou espirrar são hábitos simples e que evitam diversas doenças, garantindo maior qualidade de vida para você e para as pessoas ao seu redor.

Aproveitamento dos benefícios do trabalho remoto

Muitas empresas passaram a adotar o home office durante a disseminação da doença. Embora demande um período de adaptação, é possível obter muitos benefícios com essa prática, tais como maior flexibilidade e produtividade, além da comodidade de não ter que enfrentar o trânsito ou o transporte público lotado das grandes cidades.

Nesse sentido, o período que estamos vivenciando pode servir para impulsionar esse modelo nas organizações e ajudá-lo a se preparar para lidar com ele futuramente, desenvolvendo a autodisciplina necessária para trabalhar de casa.

Por mais que o momento seja difícil, felizmente existirá um mundo após o coronavírus. E além de fazer nossa parte para vencer essa pandemia, devemos buscar formas de absorver todos os aprendizados que estão sendo transmitidos no cenário atual.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe em suas redes sociais e espalhe uma dose de positivismo para seus amigos!

Comentários