Com mais potência, conforto e tecnologia, a nova Hilux 2021 chega ao mercado brasileiro com a pesada responsabilidade de honrar uma imagem construída pela Toyota ao longo de décadas: a de um carro forte, quase indestrutível, com manutenção acessível e revenda valorizada.
A nova cara da picape da picape japonesa já havia sido apresentada em eventos na Ásia e na Europa no começo do ano, e a produção para a América do Sul continua sendo feita na fábrica de Zárate, na Argentina. Os preços da nova Hilux começam em R$ 145.390,00 e batem os R$ 241.990,00 na versão topo de linha. Continue lendo para conhecer todos os detalhes do carro!
Desde a chegada da Bandeirante, primeiro veículo da Toyota lançado no Brasil, ainda em 1958, a imagem que a marca japonesa expressa é a mesma: robustez, com carros fortes e confiáveis que dão pouca manutenção e têm valor de revenda relativamente alto. A nova versão da Hilux reforça essas características, começando pelo visual.
O modelo teve mudanças no capô, grade, parachoque, faróis e lanternas. A nova grade é trapezoidal e passa a impressão de que o conjunto todo é mais “parrudo”, o que é enfatizado pelas molduras escuras e o capô linear e “sério”.
As lanternas e faróis da versão 2021 ficou ainda mais sóbria e sisuda, como um veterano que não faz questão nenhuma de parecer jovem, mas sim de exteriorizar sua experiência inabalável.
No geral, os novos traços transmitem ainda mais robustez à linha. No mais, nas versões a diesel, houve também uma modernização interessante sob o capô.
Das 9 opções disponíveis da Hilux 2021, 6 são equipadas com o motor 2.8 turbodiesel recalibrado para 204 cv e 51 kgfm, em comparação com os 177 cv e 45,9 kgfm oferecidos na versão anterior. A melhoria faz com que ela se torne a segunda picape média mais potente disponível no Brasil, perdendo apenas para a VW Amarok V6.
A Toyota diz que a mudança no motor a diesel proporciona uma economia de aproximadamente 4% no consumo. Já o motor 2.7 flex, com 163 cv e 25 kgfm de torque, está presente nas outras 3 opções da Hilux 2021, sem mudanças.
O câmbio automático da Hilux 2021 também deve passar uma nova sensação para os motoristas. A caixa foi recalibrada para, segundo a montadora, melhorar as retomadas de velocidade e, com isso, proporcionar mais controle. Na mesma linha, a direção com assistência hidráulica agora tem uma válvula solenoide, o que deve afetar positivamente a progressividade do “peso” do volante em altas velocidades.
Outro item recalibrado foi a suspensão, que terá um novo conjunto de amortecedores e buchas. A ideia é transmitir menos vibrações para o habitáculo, suavizando as irregularidades das estradas e diminuindo o barulho.
A vibração reduzida também minimiza o afrouxamento de algumas peças com o passar do tempo, o que afeta não só a parte mecânica, como até peças de plástico dentro do carro.
A versão topo de linha, a Toyota Hilux 2021 SRX Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4×4 AT, tem um acerto especial na suspensão e utiliza amortecedores maiores, com diâmetro de 32 mm, em comparação com os 30 mm dos outros modelos.
Acessórios e itens de luxo nunca foram o forte dos carros da Toyota no Brasil, mas não dá para dizer que a Hilux fica atrás dos seus concorrentes diretos nesse quesito. A nova central multimídia tem uma tela de 8 polegadas sensível ao toque, com rádio integrado ao MP3, conexão bluetooth, entrada USB e espelhamento de celular Apple CarPlay e Android Auto, ainda que só o segundo possibilite uma conexão sem fios.
A câmera de ré está presente em todos os modelos, assim como o computador de bordo com 4,2 polegadas, que, além dos indicadores tradicionais, mostra a posição das rodas dianteiras. Já as versões SRX e SRV chegam com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, GPS nativo e TV digital.
Para quem busca o máximo de luxo e conforto na picape média, a versão SRX também tem um sistema de caixas de som JBL com 8 alto-falantes e subwoofer que promete entregar qualidade de som excelente, além de assentos com aquecimento e ventilação para controle de temperatura.
Na parte de segurança, a Toyota cumpre o dever de casa e traz uma novidade legal na configuração SRX, a mais cara: o sistema Safety Sense, um pacote de segurança ativa com algumas funcionalidades inteligentes:
Somam-se a esses os já tradicionais controles de estabilidade e tração e a luz de frenagem emergencial automatizada, que estão disponíveis em todas as versões. O assistente de subida também está em todas as configurações, mas o assistente de descida só está presente nas versões SR, SRV e SRX a diesel.
Todas as versões de cabine simples da Hilux contam com os dois airbags obrigatórios e um para os joelhos do motorista. Nas versões de cabine dupla, são sete airbags, incluindo, aí, os laterais e de cortina. As configurações de cabine dupla também têm o sistema Isofix para fixação facilitada de cadeirinha infantil.
Os preços da nova Hilux foram reajustados em cerca de 5% em relação ao ano anterior. As versões mais básicas, com motor flex e cabine simples, partem de R$ 145.390,00. Segundo a montadora, o emplacamento desses modelos é relativamente baixo em comparação com a motorização a diesel. A topo de linha SRX custa R$ 241.990,00.
Confira todos os preços:
Como era de se esperar, a chegada da Hilux 2021 não impactou significativamente o preço de revenda dos seminovos da marca: é possível encontrar a Hilux 2020 SRV a diesel no mercado por quase R$ 190.000,00, uma desvalorização relativamente baixa, algo a ser considerado para estimar o preço de um carro.
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