Nos últimos anos, foi possível observar um grande crescimento de pessoas que falam sobre a oportunidade de investir em criptomoedas. Mas você realmente sabe o que é bitcoin e como funcionam as moedas virtuais?
Esse é um mercado que atrai pequenos e grandes investidores e, por ser algo relativamente novo, ainda despertam muitas dúvidas. E será cada vez mais comum ouvirmos falar das moedas digitais, viu?
A melhor forma de conhecer mais sobre é se informar. Por isso, entenda o que é bitcoin, como as criptomoedas funcionam e quais estão mais valorizadas.
Criptomoeda é como são chamadas as moedas digitais que são descentralizadas. Ou seja, elas são criadas a partir de sistemas avançados que usam criptografia para proteger transações e utilizam uma rede blockchain. Dessa forma, os dados de quem faz a transação são preservados.
Elas são chamadas de moedas virtuais porque só existem na internet. Assim, não podemos pegá-las nas mãos. A tecnologia é uma grande aliada, e a segurança é fundamental. Inclusive, é o uso de criptografia que dificulta qualquer tipo de fraude.
O bitcoin é a mais famosa entre as criptomoedas existentes, tanto que muita gente confunde e chama as criptomoedas de bitcoin. Entretanto, se trata de mais uma moeda digital que não precisa de terceiros para funcionar.
Por ser descentralizada, quando você adquire um bitcoin o dinheiro é totalmente seu. A fama do bitcoin é por essa ter sido a primeira criptomoeda do mundo, criada em 2008 a partir de uma rede descentralizada. Uma das características é que o bitcoin é limitado: somente 21 milhões de moedas podem ser emitidas.
O primeiro aspecto que devemos abordar é que as criptomoedas funcionam como o mercado de ações. Se a procura for alta, o valor sobe — mas se a demanda está baixa, o preço cai.
Outro ponto que causa flutuação nos valores são declarações — como as do governo chinês, que quer banir os ativos do país — ou as do proprietário da Tesla, empresa de carros elétricos — que é um dos maiores incentivadores das criptomoedas.
Além disso, uma característica que gera desconfianças é o fato de as moedas digitais serem descentralizadas — o que não exige regulação de bancos, corporações ou governos. Nesse sentido, muitas pessoas sentem uma desconfiança maior e medo de investir no mercado das criptomoedas.
Por isso não é recomendado investir todo o dinheiro que você tem guardado nelas.
Mesmo com esses aspectos que não parecem tão confiáveis, o bitcoin tem boas vantagens. A moeda digital é um investimento interessante para quem quer criar um patrimônio diversificado sem ficar dependendo de bancos, corretoras e ações.
Confira outros benefícios de investir nessa moeda digital:
Por mais que o bitcoin seja a mais conhecida entre as moedas virtuais, saiba que também existem outras opções.
Atualmente, já estão disponíveis mais de 12 mil moedas digitais. Algumas delas têm potencial maior e estão com crescimento alto. As que se mostram mais promissoras são:
Conhecer o que é bitcoin e como esse mercado funciona é o primeiro passo para começar a diversificar os investimentos. E agora que você sabe mais sobre as moedas digitais e como funcionam, o que acha de começar a investir nesse mercado?
Se quiser receber mais conteúdos para continuar aprendendo sobre o assunto, assine nossa newsletter e receba mais materiais direto no seu e-mail!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários